Pular para o conteúdo principal

CNA 3 - Mecon 3A - UdeMM 2

1) Complete as formas verbais nos tempos propostos:
Pte: Presente do Indicativo. Amar: amo
PPS: Pretérito Perfeito Simples do Indicativo. Amar: amei
PPC: Pretérito Perfeito Composto do Indicativo. Amar: tenho amado
PI: Pretérito Imperfeito do Indicativo. Amar: amava
FutPte: Futuro do Presente do Indicativo. Amar: amarei
Ppio: Particípio. Amar: amado

2) Responda segundo o conteúdo da reportagem:
a- Qual a principal causa do suicídio de um aposentado?
b- Que falácias empregam quem pedem aposentadoria por invalidez?
c- Por que os olhos do oficial Voutier foram bastante “espertos”?
d- A que se refere o autor com “uma controvertida transferência de cultura”?
e- Explique a comparação entre a Vênus do Milo e a Grécia atual.
f- Faça um resumo do artigo não esquecendo uma conclusão pessoal.


A vênus do Euro

Por José Guilherme | Zoropa – seg, 9 de abr de 2012

Os apertos do governo grego em relação à saúde pública _______ _________________ (levar-PPC) a população local à ira e ________________ (acabar-PPS) finalmente resultando no suicídio espetacular e traumático de um aposentado. Noves fora o horror do episódio, o jornal francês Le Monde _________________ (publicar.PPS) na semana passada uma hilariante reportagem. _________ (ser-Pte) sobre uma ilha do país, agora conhecida como a "ilha dos cegos", por ter uma taxa de cegueira realmente acima da média. Claro que tudo não _______________ (passar-Pte) de uma boa fraude: parece que ali ____________ (virar-PPS) moda pedir aposentadoria por invalidez. Só em 2011 ________________ (ser-PPS) 700 "cegos" para uma população de 39 mil pessoas. O esculacho _________________ (acabar-PPS) destampado por um dos recentes programas de austeridade governamentais, que _____________ (estar-Pte) revendo as pensões no país.
Em 8 de abril de 1820, em outra das ilhas da Hélade, __________________ (dar-se-PPS) um dos mais gloriosos episódios da história universal da arte. ____________ (ser-PPS) a descoberta da "Vênus de Milo" pelo camponês Yorgos Kentrotas, cavando à procura de pedras para construir um muro ao redor do seu roçado.
O processo iniciado em seguida à descoberta de Kentrotas _________ (ser-Pte) a história notória de uma controvertida transferência de cultura.
Olivier Voutier ___________ (ser-PI) um oficial da marinha francesa que ________________ (servir-PI) no lugar, e _______________ (ter-PI) olhos bastante "espertos". Voutier ________________ (perceber-PPS) de imediato a qualidade do achado casual de Kentrotas, ____________________(esboçar-PPS)-o num croqui e ___________ (ir-PPS) logo avisar o vice-cônsul francês da região. A notícia ________________________ (espalhar-se) rapidamente pelos mares, dando origem a uma disputa pela aquisição da escultura, que ______________ (acabar-PPS) sendo comprada pela França e foi parar no Museu do Louvre, quase um ano depois. Assim, os gregos ______________ (ficar-PPS) desprovidos dessa importante peça remanescentes de sua própria antigüidade. Com o passar do tempo, a "Vênus" _______________ (compor-PPS) uma das mais belas visões da fertilidade e da soberania feminina constantes do imaginário ocidental. Para se ter uma ideia, o Louvre a _______________ (colocar-Pte) entre as 35 obras mais importantes de seu acervo (que __________ (ter-Pte) cerca de 35 mil objetos). Apesar de diversos esforços arqueológicos, os braços da estátua nunca foram __________________ (encontrar-Ppio).
A Grécia dos últimos tempos ___________ (ter-Pte) muito da clássica Vênus "amputada". A anedota sobre a "ilha dos cegos" ____________ (jogar-Pte) apenas mais um pouco de pimenta na metáfora.
Mutilada por pacotes de "rigor fiscal" e pela abdicação quase integral de sua soberania monetária, a "mãe do Ocidente" _____________________ (ver-se-Pte) hoje como fora de si mesma, sua alma mais profunda sequestrada, exilada no "continente". Ali _____________ (estar-Pte) o verdadeiro centro decisório de seus rumos futuros. Bancos franceses e alemães ________________________ (tornar-se-PPS) "donos" até mesmo das dívidas públicas gregas. Ou seja, _______________________ (vender-se-PPS) e _____________________ (negociar-se-PPS) o que era possível para angariar recursos. Daí por diante não _________ (haver-Pte) muito o que fazer.
O tempo _____________ (dizer-FutPte) se os pacotes de resgate ______________ (aceitar-Ppio) por Atenas _________________ (ser-FutPte) mesmo capazes de recompor a economia local, que já não era nenhum primor de agito. O fato, entretanto é que, na situação corrente, a Grécia ________________________ (tornar-se-PPS) essa "Vênus do Euro", tolhida e apartada de seus domínios, objetivamente incapaz de manejar o seu próprio destino. As imagens muitas vezes ____________ (ser-Pte) cruéis, tanto quanto eloquentes. Por isso, a história da arte é repleta de figuras que sempre _________________________ (atualizar-se-Pte), para além de seus valores e qualidades propriamente plásticas.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/zoropa/v%C3%AAnus-euro-051637292.html [10-04-12]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...