Pular para o conteúdo principal

MECON 3A, UdeMM 2

Completar o texto escolhendo alguma das alternativas entre parênteses:

Argentina processará empresas que atuam nas Malvinas

Por Marina Guimarães (AE) | 15-03-12


O governo argentino de Cristina Kirchner vai processar as companhias petrolíferas que operam nas Ilhas Malvinas (chamadas de Falkland pelos ingleses) e demais empresas, consultorias e analistas envolvidos nas operações, anunciou nesta quinta-feira o chanceler Héctor Timerman, em entrevista coletiva à imprensa. Entre as empresas que podem ser afetadas pela decisão argentina estão a BP, Rochhopper, Borders & Southern e Falkland Oil & Gas. O chanceler ____________________ [porém, também, talvez] mencionou que serão objetos de ações legais bancos, investidores, consultorias, analistas de risco e auditores ___________________ [se, quando, que] dão suporte técnico, financeiro e legal às operações, ____________________ [como, assim, com] o Royal Bank of Scotland, Macquarie Group, Credit Suisse, Morgan Stanley, Barclays e Standard Chartered Bank. Timerman afirmou que a decisão foi “uma ordem da presidente Cristina Kirchner. “Este governo não vai deixar passar um só dia ___________________ [para, a fim de, sem] levar adiante uma ação perante um juizado local ou internacional, que nos permita proteger os recursos naturais”, avisou.
A medida deve aprofundar a tensão diplomática entre a Argentina e o Reino Unido na disputa pela soberania das Ilhas Malvinas, faltando apenas algumas semanas para o aniversário de 30 anos da guerra pelo arquipélago. A exploração de petróleo no Atlântico Sul pelos britânicos começou com a Rockhopper, que está explorando no norte do arquipélago ____________ [porque, que, e] projeta o início de extração de petróleo em 2016. “Está totalmente provado que é ilegítima qualquer atividade de exploração na zona em litígio, _______________________ [enquanto, contanto, conforme] decisão da Organização das Nações Unidas (ONU)”, disse Timerman.


O chanceler argentino disse que a Argentina enviará notas de advertência a todas as empresas envolvidas __________ [ou, e, nem] que tenham interesses nas operações e também às bolsas e instituições reguladoras das bolsas sobre “a ilegalidade de suas ações”. O chanceler disse que o Reino Unido “colocou essas empresas em uma atividade ilegal ao conceder licenças ilegítimas para operar” no arquipélago.
“Vamos defender os recursos naturais do Atlântico Sul __________________ [assim, mas, porque] são propriedade do povo argentino”, afirmou. Ele recordou que nenhum governo pode conceder unilateralmente licenças de exploração de recursos naturais em áreas que estão em disputa. _______________________________________ [Em caso Malvinas, No caso das Malvinas, Por caso das Malvinas], lembrou, há determinações da ONU para que o Reino Unido sente à mesa para negociar a soberania com a Argentina.
O chanceler argentino disse que o governo Kirchner vai tentar ___________________________________ [de igual maneira, de outro jeito, de todas as formas] buscar a maneira de “castigar e fazer com que as leis se apliquem, que as resoluções nas Nações Unidas sejam respeitadas e que Grã Bretanha cumpra a resolução 2065 que fala de resolução pacífica de um conflito de soberania”, ressaltou.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/argentina-processar%C3%A1-empresas-atuam-nas-malvinas-221200039.html [15-03-12]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...