Pular para o conteúdo principal


Exercicício: Leia o seguinte texto e diga se concorda com ele ou não. Explique por quê.

O mais humano dos deuses do futebol

Por Rafael Santos | Futebol Cinco Estrelas – 29-10-12
Maradona posa para fotos no festival de cinema de Cannes 

"Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, 'sempre' não acaba nunca". Esse pequeno fragmento de "Como nascem as estrelas", de Clarice Lispector, cai como uma luva para explicar a carreira de um homem que não se contentou apenas em brilhar nos campos de futebol.
Maradona completa 52 anos nesta terça-feira. E é correto dizer que o "Pibe" tem lugar cativo no inconsciente de qualquer uma das seis bilhões de pessoas do planeta que gostem de futebol. Desse viés não é exagero o apelido de 'Díos' dado por seus compatriotas.
Maradona deve  habitar o imaginário de mais pessoas do que muitos deuses pagãos. Ele também foi definido como o "Deus Sujo da Argentina" por Eduardo Galeano.   O intelectual alega que a divindade do "Pibe" é fruto não apenas de suas prodigiosas jogadas dentro de campo, mas também pelo seu latente lado humano. Uma faceta pecadora e afeita a excessos.
Tanto que boa parte de sua vida é marcada por fraquezas inerentes a quase todo mundo. Maradona foi mulherengo, beberrão, comilão, malandro, irresponsável, bandido e mocinho...  Essa humanidade exacerbada fez dele um dos jogadores de futebol mais populares da história do esporte.
O elemento contraditório é marcante em todos os aspectos de Maradona.  Tanto que o acidentado caminho que faz tanta gente se identificar com ele também é a principal motivação de seus detratores. Em geral chatos e hipócritas. Gente que gostaria que todos os ídolos do esporte fossem bonecos de cera e exemplos frios de bom comportamento. No baile de máscaras do universo esportivo, Maradona foi o primeiro que ousou se apresentar de cara limpa.
O pibe foi o primeiro astro de grandeza global a peitar dirigentes da Fifa. Continua peitando até hoje, como quando exige medidas mais duras da entidade para combater o racismo que assola o reluzente futebol europeu.
Maradona também nunca foi e teve a pretensão de estar certo. A dualidade é sua principal característica. Nele vive o doce e o amargo. O mesmo senhor barbudo que disparou grosserias contra a imprensa do seu país antes da Copa de 2010 é a mesma pessoa que adora surpresas de gosto duvidoso como cantar uma serenata no aniversário de nove anos da filha acompanhado de um grupo de Mariachis. O mesmo homem que teve a presença de espírito de pedir sua primeira esposa em casamento ao som de "Yo Te Propongo", uma versão em espanhol de "Eu Te Proponho".
O mesmo Maradona que roubou a cena no noticiário esportivo recente ao cantar 'Besame Mucho' em um evento na Índia. A cena resume em si o fenômeno chamado de "Globalização", mas também revela que é impossível separar o gênio dos gramados do homem Maradona.  É isso que o torna um personagem tão rico.
Maradona não é apenas um dos maiores do futebol, o viciado em cocaína, o técnico destemperado ou o autor do gol de mão que entrou para a história das Copas do Mundo. Maradona é um herói do povo. Não apenas do argentino, mas de toda uma humanidade cheia de contradições e capaz de atrocidades e atos sublimes. Maradona faz 52 anos nesta terça-feira. No entanto, vai ficar para sempre... E o sempre não acaba nunca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...