Pular para o conteúdo principal


Exercicício: Leia o seguinte texto e diga se concorda com ele ou não. Explique por quê.

O mais humano dos deuses do futebol

Por Rafael Santos | Futebol Cinco Estrelas – 29-10-12
Maradona posa para fotos no festival de cinema de Cannes 

"Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, 'sempre' não acaba nunca". Esse pequeno fragmento de "Como nascem as estrelas", de Clarice Lispector, cai como uma luva para explicar a carreira de um homem que não se contentou apenas em brilhar nos campos de futebol.
Maradona completa 52 anos nesta terça-feira. E é correto dizer que o "Pibe" tem lugar cativo no inconsciente de qualquer uma das seis bilhões de pessoas do planeta que gostem de futebol. Desse viés não é exagero o apelido de 'Díos' dado por seus compatriotas.
Maradona deve  habitar o imaginário de mais pessoas do que muitos deuses pagãos. Ele também foi definido como o "Deus Sujo da Argentina" por Eduardo Galeano.   O intelectual alega que a divindade do "Pibe" é fruto não apenas de suas prodigiosas jogadas dentro de campo, mas também pelo seu latente lado humano. Uma faceta pecadora e afeita a excessos.
Tanto que boa parte de sua vida é marcada por fraquezas inerentes a quase todo mundo. Maradona foi mulherengo, beberrão, comilão, malandro, irresponsável, bandido e mocinho...  Essa humanidade exacerbada fez dele um dos jogadores de futebol mais populares da história do esporte.
O elemento contraditório é marcante em todos os aspectos de Maradona.  Tanto que o acidentado caminho que faz tanta gente se identificar com ele também é a principal motivação de seus detratores. Em geral chatos e hipócritas. Gente que gostaria que todos os ídolos do esporte fossem bonecos de cera e exemplos frios de bom comportamento. No baile de máscaras do universo esportivo, Maradona foi o primeiro que ousou se apresentar de cara limpa.
O pibe foi o primeiro astro de grandeza global a peitar dirigentes da Fifa. Continua peitando até hoje, como quando exige medidas mais duras da entidade para combater o racismo que assola o reluzente futebol europeu.
Maradona também nunca foi e teve a pretensão de estar certo. A dualidade é sua principal característica. Nele vive o doce e o amargo. O mesmo senhor barbudo que disparou grosserias contra a imprensa do seu país antes da Copa de 2010 é a mesma pessoa que adora surpresas de gosto duvidoso como cantar uma serenata no aniversário de nove anos da filha acompanhado de um grupo de Mariachis. O mesmo homem que teve a presença de espírito de pedir sua primeira esposa em casamento ao som de "Yo Te Propongo", uma versão em espanhol de "Eu Te Proponho".
O mesmo Maradona que roubou a cena no noticiário esportivo recente ao cantar 'Besame Mucho' em um evento na Índia. A cena resume em si o fenômeno chamado de "Globalização", mas também revela que é impossível separar o gênio dos gramados do homem Maradona.  É isso que o torna um personagem tão rico.
Maradona não é apenas um dos maiores do futebol, o viciado em cocaína, o técnico destemperado ou o autor do gol de mão que entrou para a história das Copas do Mundo. Maradona é um herói do povo. Não apenas do argentino, mas de toda uma humanidade cheia de contradições e capaz de atrocidades e atos sublimes. Maradona faz 52 anos nesta terça-feira. No entanto, vai ficar para sempre... E o sempre não acaba nunca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA