Pular para o conteúdo principal

Começa greve geral na Argentina contra a reforma trabalhista de Milei

 Começa greve geral na Argentina contra a reforma trabalhista de MileiComeça greve geral na Argentina contra a reforma trabalhista de Milei - Foto: Luis Robayo / AFP

Paralisação irá durar 24 horas e foi convocada pela principal central sindical do país

Por AFP 19/02/26 às 08H07 atualizado em 19/02/26 às 08H43

O governo argentino enfrenta nesta quinta-feira(19) a quarta greve geral de sua gestão, no dia em que a Câmara dos Deputados debaterá uma polêmica reforma trabalhista impulsionada pelo presidente ultraliberal Javier Milei, já aprovada pelo Senado na semana passada.

A paralisação, que começou às 00h01 locais (mesmo horário em Brasília) e durará 24 horas, foi convocada pela principal central sindical do país, que considera que as mudanças propostas pelo governo são “regressivas”.

A medida de força ocorre em um contexto econômico que apresenta sinais de queda na atividade industrial, com mais de 21.000 empresas fechadas nos últimos dois anos e a perda de cerca de 300.000 postos de trabalho, segundo fontes sindicais.

O caso mais recente é o da Fate, a principal fábrica de pneus da Argentina, que nesta quarta-feira anunciou o fechamento de sua planta em Buenos Aires e a demissão de mais de 900 trabalhadores, alegando perda de competitividade devido à abertura indiscriminada das importações.

“Queremos dizer ao governo que o povo não lhe deu o voto para que lhe tire direitos”, declarou nesta quarta-feira Cristian Jerónimo, um dos secretários-gerais da Confederação Geral do Trabalho (CGT), que antecipou que a medida de força será “contundente”.

Os principais sindicatos do transporte de passageiros aderiram inicialmente ao protesto. Além disso, 255 voos foram cancelados, em uma medida que afeta 31.000 passageiros, informou a Aerolíneas Argentinas.

Também aderiram os trabalhadores portuários, que paralisam importantes terminais como o de Rosário, um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo.

A sessão na Câmara dos Deputados está prevista para começar às 14h00 locais (mesmo horário em Brasília).

"Risco"
Embora a greve da CGT vá ocorrer sem mobilização, diferentes sindicatos e agrupações políticas anunciaram que marcharão até a Praça do Congresso, no centro de Buenos Aires.

Na semana passada, quando o projeto de reforma trabalhista foi debatido pelo Senado, milhares de pessoas se reuniram em manifestações que terminaram em confrontos com a polícia e cerca de trinta detidos.

O governo divulgou na terça-feira um comunicado incomum, no qual advertiu a imprensa sobre o “risco” de cobrir os protestos e estabeleceu uma “zona exclusiva” em uma das ruas laterais da praça para a instalação dos meios de comunicação.

“Diante de fatos de violência, nossas forças atuarão”, diz o texto do Ministério da Segurança, que recomendou aos jornalistas “evitar posicionar-se entre eventuais focos de violência e o pessoal das forças de segurança”.

O projeto que será debatido pelos deputados reduz indenizações, permite pagamentos em bens ou serviços, estende a jornada de trabalho para 12 horas e limita o direito de greve, entre outros pontos.

O governo garante que as mudanças ajudarão a reduzir a informalidade, que atinge mais de 40% do mercado de trabalho, e a criar empregos ao diminuir a carga tributária para os empregadores.

Para avançar na discussão na Câmara dos Deputados, o partido do governo teve de eliminar do texto aprovado no Senado um polêmico artigo que reduzia o salário para entre 50% e 75% durante as licenças médicas.

Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/comeca-greve-geral-na-argentina-contra-a-reforma-trabalhista-de-milei/468458/?utm_medium=email&utm_campaign=newsletter_noticias_-_19022026&utm_source=RD+Station acesso em 21-02-26

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CNA - Mecon - Minagri: OMS: epidemia de ebola é emergência de saúde pública mundial

Complete a seguinte reportagem com os artigos, preposições e contrações a seguir: a, a, a, à, ao, as, da, da, da, da, de, de, do, em, no, nos, o, o, o, os, os, pelo . OMS: epidemia de ebola é emergência de saúde pública mundial Por Redação Yahoo! Brasil |  08-08-14 (Foto: AP) A Organização Mundial ________ Saúde (OMS) decretou hoje (8) que a epidemia de febre hemorrágica pelo vírus ebola, registrada em __________ menos quatro países da África Ocidental, é emergência de saúde pública de alcance mundial. "A OMS aceitou as conclusões" ________ Comissão de Emergência Sanitária, que esteve reunida quarta (6) e quinta-feira desta semana ________ Genebra, informou a diretora-geral da organização, Margaret Chan. Segundo ela, a comissão foi unânime em considerar que se verificam as condições de uma emergência de saúde pública de alcance mundial. Diante de uma situação que continua a agravar-se, é necessária uma resposta internacional coordenada para "tr...

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Mecon 2A-3A // UdeMM PrII // CNA 3A

Complete as formas verbais nos tempos propostos : Pte : Presente do Indicativo. Amar: amo PPS : Pretérito Perfeito Simples do Indicativo. Amar: amei PI : Pretérito Imperfeito do Indicativo. Amar: amava FutPte : Futuro do Presente do Indicativo. Amar: amarei FutPret : Futuro do Pretérito do Indicativo. Amar: amaria Ppio : Particípio. Amar: amado Fifa confirma as seis sedes da Copa das Confederações Por AE | Estadão Conteúdo – AFP - A parte mais pesada da reforma do Maracanã, que envolveu trabalho com concreto e estruturas metálicas, já acabou.De acordo com a Empresa de Obras Públicas do Estado, 70% das obras do estádio estão concluídas. …mais  08-11-12 A Fifa ___________________ (confirmar-PPS) oficialmente nesta quinta-feira que a Copa das Confederações de 2013 ________ (ser-FutPte) mesmo realizada em seis sedes. ______________ (Haver-PI) risco de Recife ser excluído da competição, por causa do atraso nas obras do estádio, mas a entidade _______________...