Pular para o conteúdo principal

CNA 3 - MECON 2A - MECON 3A - UdeMM 2

Atividade 1) Complete o seguinte texto com verbos no Presente e Pretérito Perfeito Simples do Indicativo:
Exemplo: Pte (Presente): amar → amo
PPS (Pretérito Perfeito Simples): amar → amei

Atividade 2) Redija um texto sobre as informações abaixo argumentando contra ou a favor da medida do governo argentino e da resposta do governo espanhol.

Expropriação parcial da YPF é 'decisão hostil', diz Espanha

16-04-12 : 19 h



O governo espanhol ______________________ (considerar-PPS) nesta segunda-feira "uma decisão hostil" a expropriação pela Argentina de parte da YPF, filial da principal petroleira espanhola Repsol, que "_________________ (romper-Pte) o clima de cordialidade e amizade" entre os dois países, e ________________ (anunciar-PPS) que tomará "medidas claras e contundentes".

"O governo __________________ (anuncia-Pte) que TOMARÁ todas as medidas QUE CONSIDERAR convenientes em defesa dos interesses legítimos da Repsol e de todas as empresas e interesses espanhóis no exterior", ______________ (dizer-PPS) o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo.
O chanceler espanhol ________ (fazer-PPS) tais declarações em coletiva de imprensa conjunta com o ministro da Indústria, José Manuel Soria, após uma reunião de urgência com o chefe do Executivo, Mariano Rajoy, para tratar a situação criada pela expropriação de 51% da YPF, na qual a Repsol ___________ (ter-Pte) participação majoritária.

"_______ (Ser-Pte) uma decisão hostil contra a Repsol, portanto, contra uma empresa espanhola, portanto, contra a Espanha", ____________ (dizer-PPS))Soria.
"O governo ________________ (condenar-Pte) com absoluta energia a decisão arbitrária do governo da República Argentina de expropriar as ações que a Repsol _________ (ter-Pte)na mercantil YPF", _____________ (dizer-PPS9 Margallo ao anunciar a adoção de medidas, que serão detalhadas nos próximos dias.
"Este governo, diferentemente de outros, não _____________ (tomar-Pte) suas decisões apenas em reuniões de urgência. As medidas _______________ (ser-PPS) estudadas, mas terão de ser adotadas após consideração conjunta e SERÃO anunciadas QUANDO FOR oportuno, mas não em um momento de arrebatamento pela indignação que esta medida ______________ (produzir-PPS) no governo", _________________ (completar-PPS) Margallo.
"Serão medidas claras e contundentes", _________________ (afirmar-PPS) o ministro Soria.
"______ (Ser-Pte) uma péssima decisão para a Espanha, uma péssima decisão para a Argentina e uma má notícia para a segurança jurídica, que _________ (dever-Pte) reger as relações entre países amigos e aliados", ______________ (completar-PPS) o chanceler espanhol.

O ministro Soria ________________ (denunciar-PPS), por sua vez, que a decisão argentina _______________ (supor-Pte) o não cumprimento do pacto verbal fechado em Buenos Aires em fevereiro com as autoridades argentinas pelo qual "qualquer tipo de divergência em relação à empresa YPF devia ser resolvida amistosamente pelos grupos de trabalho que os dois governo ___________________ (formar-PPS)".


"ESPERAMOS QUE esse claro gesto de hostilidade que as autoridades argentinas ___________________ (ter-PPS) em relação a uma empresa espanhola não SEJA o início de uma escalada", __________________ (completar-PPS) Soria, em referência aos interesses de outras empresas espanholas na Argentina.
O governo argentino e as províncias produtoras de petróleo ____________________ (responsabilizar-Pte) a Repsol YPF de não cumprir seus compromissos de investimento e ___________________ (afirmar-Pte) que isso _______________ (obrigar-Pte) o país a importar grandes volumes de hidrocarbonetos.
A Repsol YPF _________________ (rejeitar-Pte.) o argumento oficial e _______________ (assegurar-Pte) que em 2012 PREVIA investir 15 bilhões de pesos (3,4 bilhões de dólares).


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/expropria%C3%A7%C3%A3o-parcial-ypf-%C3%A9-decis%C3%A3o-hostil-diz-espanha-215110404.html [16-04-12]

Para salientar o uso de estruturas com subjuntivos:

1- TOMARÁ todas as medidas QUE CONSIDERAR
2- SERÃO anunciadas QUANDO FOR oportuno
3- ESPERAMOS QUE esse claro gesto de hostilidade /.../ não SEJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...