Pular para o conteúdo principal

CNA 2A e 3A - Mecon 1A, 2A e 3A - Maimónides 2A - UdeMM PrII


Complete o seguinte texto com os verbos indicados no tempo Pretérito Perfeito Simples. Depois veja o vídeo e discuta com seus colegas e professor:

 Em vídeo, Lula pede votos aos candidatos do PT

Por Daiene Cardoso | 01/09/12

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF)  _______________ (condenar) o primeiro político envolvido no escândalo do Mensalão, o deputado federal e ex-candidato do PT à Prefeitura de Osasco João Paulo Cunha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  ____________________  (publicar) um vídeo em sua página no Facebook pedindo votos para os candidatos de seu partido. Em 35 segundos de gravação, o ex-presidente diz que o PT  _________________ (aliar) "democracia política" e "democracia social" no País. "Porque com o PT, o Brasil sempre  ___________________ (ganhar). Vote PT. Vote 13", finaliza Lula.

No vídeo, Lula diz que a sigla  __________________ (contribuir) para reduzir as desigualdades e  ______________ (gerar) mais oportunidades para a população. "A grande transformação que o PT  ___________ (fazer) no Brasil foi o casamento da democracia política e da democracia social, com menos desigualdades e mais oportunidades para todos", afirmou. "Agora que vamos ter eleições em todas as cidades brasileiras, é hora de confirmar e renovar esse compromisso elegendo candidatos do PT em todo o Brasil", acrescentou. Veja:
A mensagem na internet faz parte da estratégia do PT de usar a imagem de Lula para potencializar sua presença nas campanhas, uma vez que a presença física do ex-presidente só será possível nas cidades consideradas estratégicas para o partido, como São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro. Lula tem gravado declarações de apoio aos seus candidatos e promovido sessões de fotos com postulantes de cidades com mais de 150 mil eleitores. Nas demais cidades, os aliados contarão apenas com mensagens genéricas do ex-presidente pedindo voto aos candidatos da base.
Nesta sexta-feira, Lula  _______________ (participar) em Belo Horizonte de seu primeiro comício eleitoral desde que  ________________ (superar) o tratamento contra o câncer na laringe. "Estou feliz de estar em Belo Horizonte para dizer aos meus amigos que  _______________ (voltar) e aos meus inimigos que ainda vão me ver por muito tempo", destaca a página do ex-presidente na rede social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...