Pular para o conteúdo principal

UdeMM 2 – Mecon 1-2 – CNA 2-3 - Cacatua impressiona cientistas ao fabricar suas próprias ferramentas


Complete o seguinte texto com os verbos indicados entre parênteses:

Cacatua impressiona cientistas ao fabricar suas próprias ferramentas

EFEEFE – ter, 6 de nov de 2012
Uma cacatua ___________________ (surpreender) os cientistas ao criar seus próprios utensílios para alcançar objetos fora de seu alcance, uma habilidade sem precedentes em sua espécie, que, no entanto, ______________________ (destacar-se) por sua inteligência.
A cacatua goffiniana, que _________________________ (chamar-se) Fígaro e ________________ (viver) em um cativeiro próximo a Viena, foi ________________ (filmar) em plena ação por pesquisadores das universidades de Viena e de Oxford, que publicaram nesta terça-feira seus estudos na revista "Current Biology".
No vídeo gravado pelos pesquisadores, Fígaro ______________ (aparecer) utilizando seu bico para arrancar lascas de um tronco de madeira de sua jaula. Posteriormente, o animal ________________ (usar) essa mesma lasca como um restelo para tentar pegar uma noz que ________________ (estar) fora de seu alcance.
Os pesquisadores _________________ (começar) a estudar o comportamento da cacatua após observar a mesma brincando com uma pedra, que acabou caindo do outro lado de sua gaiola. Após várias tentativas frustradas de ____________________(arrancar)-la com suas garras, Fígaro _________________ (pegar) um pau e _________________ (tentar) "pescar" seu brinquedo.
Quando os cientistas _________________________ (substituir) a pedra por uma noz, o animal ___________________ (arrancar) uma lasca de madeira de sua jaula e, após assegurar a medida exata, usou o utensílio criado para pegar o alimento.
"Já ____________________ (estar) surpresos pelo fato dela utilizar uma ferramenta, mas não esperávamos que ela fosse capaz de fabricá-los", __________________ (assinalar) a pesquisadora Alice Auersperg, da Universidade de Viena e principal responsável pelo estudo.
Segundo outro dos autores, Alex Kacelnik, da Universidade de Oxford, a cacatua "Fígaro nos ______________________ (demonstrar) que, mesmo não sendo usuários habituais de ferramentas, os membros de uma espécie que ________ (ser) curiosa, hábil na resolução de problemas e que __________ (ter) um grande cérebro _____________ (poder) esculpir utensílios para responder a uma necessidade nova".
Anteriormente, Kacelnik _______________________________________ (estudar) outra espécie de pássaros que utiliza utensílios de forma espontânea, os corvos de Nova Caledônia.
Uma fêmea desta espécie, chamada Betty, também ____________________ (surpreender) os cientistas ao fabricar ganchos para alcançar comida fora de seu alcance, uma habilidade sem precedentes, inclusive, para este tipo de aves.
"Continuamos tentando identificar as operações cognitivas que ______________ (fazer) possíveis estas façanhas. Fígaro e Betty ____________________ (poder) nos ajudar a revelar muitas incógnitas na evolução da inteligência", ________________ (finalizar) Kacelnik. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...