Pular para o conteúdo principal

UdeMM 2 – Mecon 1-2 – CNA 2-3 - Cacatua impressiona cientistas ao fabricar suas próprias ferramentas


Complete o seguinte texto com os verbos indicados entre parênteses:

Cacatua impressiona cientistas ao fabricar suas próprias ferramentas

EFEEFE – ter, 6 de nov de 2012
Uma cacatua ___________________ (surpreender) os cientistas ao criar seus próprios utensílios para alcançar objetos fora de seu alcance, uma habilidade sem precedentes em sua espécie, que, no entanto, ______________________ (destacar-se) por sua inteligência.
A cacatua goffiniana, que _________________________ (chamar-se) Fígaro e ________________ (viver) em um cativeiro próximo a Viena, foi ________________ (filmar) em plena ação por pesquisadores das universidades de Viena e de Oxford, que publicaram nesta terça-feira seus estudos na revista "Current Biology".
No vídeo gravado pelos pesquisadores, Fígaro ______________ (aparecer) utilizando seu bico para arrancar lascas de um tronco de madeira de sua jaula. Posteriormente, o animal ________________ (usar) essa mesma lasca como um restelo para tentar pegar uma noz que ________________ (estar) fora de seu alcance.
Os pesquisadores _________________ (começar) a estudar o comportamento da cacatua após observar a mesma brincando com uma pedra, que acabou caindo do outro lado de sua gaiola. Após várias tentativas frustradas de ____________________(arrancar)-la com suas garras, Fígaro _________________ (pegar) um pau e _________________ (tentar) "pescar" seu brinquedo.
Quando os cientistas _________________________ (substituir) a pedra por uma noz, o animal ___________________ (arrancar) uma lasca de madeira de sua jaula e, após assegurar a medida exata, usou o utensílio criado para pegar o alimento.
"Já ____________________ (estar) surpresos pelo fato dela utilizar uma ferramenta, mas não esperávamos que ela fosse capaz de fabricá-los", __________________ (assinalar) a pesquisadora Alice Auersperg, da Universidade de Viena e principal responsável pelo estudo.
Segundo outro dos autores, Alex Kacelnik, da Universidade de Oxford, a cacatua "Fígaro nos ______________________ (demonstrar) que, mesmo não sendo usuários habituais de ferramentas, os membros de uma espécie que ________ (ser) curiosa, hábil na resolução de problemas e que __________ (ter) um grande cérebro _____________ (poder) esculpir utensílios para responder a uma necessidade nova".
Anteriormente, Kacelnik _______________________________________ (estudar) outra espécie de pássaros que utiliza utensílios de forma espontânea, os corvos de Nova Caledônia.
Uma fêmea desta espécie, chamada Betty, também ____________________ (surpreender) os cientistas ao fabricar ganchos para alcançar comida fora de seu alcance, uma habilidade sem precedentes, inclusive, para este tipo de aves.
"Continuamos tentando identificar as operações cognitivas que ______________ (fazer) possíveis estas façanhas. Fígaro e Betty ____________________ (poder) nos ajudar a revelar muitas incógnitas na evolução da inteligência", ________________ (finalizar) Kacelnik. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...