Pular para o conteúdo principal

Complete o seguinte texto com verbos no Pretérito Perfeito Simples


EUA mobilizam recursos na busca dos autores dos atentados de Boston

16-04-13
Washington, 16 abr (EFE).- As autoridades dos Estados Unidos estão mobilizando imponentes recursos para esclarecer os atentados ocorridos nesta segunda-feira em Boston, os primeiros em solo americano desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Pelo menos três pessoas _________________________ (morrer), entre elas uma criança de 8 anos, e mais de 140 ___________________ (ficar) feridas, sendo 17 em estado crítico, como resultado de duas bombas que _______________________ (explodir) em um breve intervalo quando a célebre maratona de Boston se encaminhava para seu final.
Até o momento, não há detidos nem suspeitos, e as autoridades não ____  ___________________ (atrever-se), pelo menos oficialmente, a qualificar o fato de "ataque terrorista", embora tudo indique isso.
Em mensagem à nação, o presidente americano, Barack Obama, ____  _______________ (limitar-se) a prometer que "todo o peso da justiça" cairá sobre os responsáveis, mas ______________ (admitir) que o Governo não sabe quem foi o autor do ataque nem por que ele _________________ (ocorrer).
"Ainda não sabemos quem _________ (fazer) isso nem por que fez. E as pessoas não devem extrair conclusões até que não tenhamos todos os fatos. Mas que ninguém se equivoque, iremos até o fim. Averiguaremos quem _________ (fazer) isso e por que ________ (fazer) isso. Todo o peso da lei cairá sobre qualquer indivíduo ou grupo responsável por isso", assegurou.
O FBI ___________________ (assumir) a direção das investigações, das quais também participam outras agências federais, como o Escritório para Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, em inglês) e o Departamento de Segurança Nacional, assim como a Guarda Nacional e as Polícias estadual e municipal.
O papel de protagonismo do FBI confirmaria, segundo os observadores, que as autoridades seguem a pista de um ato criminoso de natureza terrorista, mas ele pode ser de origem interior ou exterior.
Segundo as primeiras investigações, as bombas utilizadas _______________ (ser) pequenos artefatos, mas enquanto não for determinado o tipo de explosivo não será possível saber se o ataque _________ (ser) obra de algum indivíduo ou grupo americano ou de uma organização estrangeira.
Em suas primeiras declarações à imprensa, a Polícia de Boston _______________ (indicar) não ter recebido ameaças nem advertências prévias às explosões.
Os atentados acontecem em um momento no qual os americanos estão imersos em um apaixonado debate sobre o controle das armas de fogo, após o massacre ocorrido em meados de dezembro em uma escola em Newtown (Connecticut), no qual __________________ (morrer) 26 pessoas alvejadas por um jovem desequilibrado.
No passado, as tentativas do Governo de pôr limites à circulação das armas de fogo entre a população, sobretudo das mais mortíferas, ________________ (contrariar) os grupos nacionalistas mais extremistas que defendem, inclusive violentamente, o direito de ter armas nos EUA.
Segundo ______________ (lembrar) nesta segunda-feira o jornal "The Washington Post", a perspectiva de uma legislação federal sobre as armas de fogo _________________ (exacerbar) a atividade dos grupos "patrióticos" mais violentos, de acordo com um recente relatório do Southern Poverty Law Center, especializado no acompanhamento desses grupos.
De acordo com essa organização, os grupos patrióticos __________________ (alcançar) níveis recorde em 2012 e _______________________ (experimentar) um crescimento de 813% nos últimos quatro anos.
Os EUA não assistiam a cenas como as de Boston, com corpos ensanguentados, membros soltos e expressões de atordoamento e dor, desde os atentados perpetrados pela Al Qaeda em 11 de setembro de 2001.
No entanto, a origem das bombas de Boston pode estar muito mais perto. Em carta dirigida ao secretário de Justiça, Eric Holder, no mês passado, o Southern Poverty Law Center alertava que, como no período anterior ao atentado de Oklahoma, se assiste a uma multiplicação das ameaças por parte desses grupos que temem que o Governo acabe tirando suas armas.
Em 19 de abril de 1995, o terrorista americano Timothy Mcveigh explodia um caminhão-bomba perante um edifício federal na cidade de Oklahoma e matava 168 pessoas. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...