Pular para o conteúdo principal

Dilma afirma que a sociedade ainda é preconceituosa e sexista



Complete o seguinte texto com os verbos faltantes no Presente do Indicativo e depois comente com seus colegas e professor:


Dilma afirma que a sociedade ainda é preconceituosa e sexista


Efe Brasil – 25-11-13

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25), no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, que primar pela segurança feminina ________ (ser) condição para uma nação mais justa, cidadã e igualitária. Em sua conta no Twitter, Dilma escreveu que, graças às lutas das mulheres, o Brasil ________ (estar) mudando.

“A violência contra a mulher ________________ (envergonhar) a sociedade que, infelizmente, ainda é sexista e preconceituosa. É uma forma de preconceito do 'mais forte' contra a mulher, apenas pelo fato de ser mulher”, escreveu Dilma, ao acrescentar que a Lei Maria da Penha foi o alicerce do combate à violência contra as mulheres no país.

A presidenta destacou que o Programa Mulher, Viver sem Violência ________ (ser) o caminho para garantir o “combate permanente e sistemático a essa violência”, destacando, entre os serviços para o atendimento às mulheres, as delegacias, a Defensoria Pública e o atendimento psicossocial.

Lançado em março, o programa __________ (prever) a construção de centros (Casa da Mulher Brasileira) em todas as capitais. Além dos serviços citados pela presidenta, as mulheres terão nesses espaços assistência social, acolhimento e orientação para o trabalho. O governo __________ (esperar) atender cerca de 200 mulheres por dia e 72 mil por ano em cada um deles. __________ (Dever) ser investidos, até 2014, R$ 265 milhões, sendo R$ 115,7 milhões na construção dos centros, compra de equipamentos e manutenção.

Segundo relatório divulgado em setembro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Lei Maria da Penha encorajou as mulheres a denunciarem os abusos que sofrem, mas foi pouco eficaz para conter os maus-tratos.

Entre outros dados, o relatório concluiu que a taxa de homicídios de mulheres por parte de seus companheiros foi de 5,28 para cada 100 mil habitantes entre 2001 e 2006, mas acrescentou que esse índice permaneceu quase estável entre 2007 e 2011, quando foi de 5,22 para cada 100 mil habitantes.

O Ipea classificou a redução dos homicídios entre os dois períodos como "sutil" e pediu ao governo para adotar outras medidas para reduzir a violência contra as mulheres, em geral praticada por seus parceiros ou ex-parceiros.

Segundo o Ipea, entre 2001 e 2011 foram registrados cerca de 50 mil casos de mulheres mortas em casos de violência doméstica e de gênero, dos quais a metade foi com armas de fogo e 34% com armas brancas.
Fonte: http://www.efe.com/efe/noticias/brasil/brasil/-/3/16/0 [26-11-13]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...