Pular para o conteúdo principal

Dilma afirma que a sociedade ainda é preconceituosa e sexista



Complete o seguinte texto com os verbos faltantes no Presente do Indicativo e depois comente com seus colegas e professor:


Dilma afirma que a sociedade ainda é preconceituosa e sexista


Efe Brasil – 25-11-13

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25), no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, que primar pela segurança feminina ________ (ser) condição para uma nação mais justa, cidadã e igualitária. Em sua conta no Twitter, Dilma escreveu que, graças às lutas das mulheres, o Brasil ________ (estar) mudando.

“A violência contra a mulher ________________ (envergonhar) a sociedade que, infelizmente, ainda é sexista e preconceituosa. É uma forma de preconceito do 'mais forte' contra a mulher, apenas pelo fato de ser mulher”, escreveu Dilma, ao acrescentar que a Lei Maria da Penha foi o alicerce do combate à violência contra as mulheres no país.

A presidenta destacou que o Programa Mulher, Viver sem Violência ________ (ser) o caminho para garantir o “combate permanente e sistemático a essa violência”, destacando, entre os serviços para o atendimento às mulheres, as delegacias, a Defensoria Pública e o atendimento psicossocial.

Lançado em março, o programa __________ (prever) a construção de centros (Casa da Mulher Brasileira) em todas as capitais. Além dos serviços citados pela presidenta, as mulheres terão nesses espaços assistência social, acolhimento e orientação para o trabalho. O governo __________ (esperar) atender cerca de 200 mulheres por dia e 72 mil por ano em cada um deles. __________ (Dever) ser investidos, até 2014, R$ 265 milhões, sendo R$ 115,7 milhões na construção dos centros, compra de equipamentos e manutenção.

Segundo relatório divulgado em setembro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Lei Maria da Penha encorajou as mulheres a denunciarem os abusos que sofrem, mas foi pouco eficaz para conter os maus-tratos.

Entre outros dados, o relatório concluiu que a taxa de homicídios de mulheres por parte de seus companheiros foi de 5,28 para cada 100 mil habitantes entre 2001 e 2006, mas acrescentou que esse índice permaneceu quase estável entre 2007 e 2011, quando foi de 5,22 para cada 100 mil habitantes.

O Ipea classificou a redução dos homicídios entre os dois períodos como "sutil" e pediu ao governo para adotar outras medidas para reduzir a violência contra as mulheres, em geral praticada por seus parceiros ou ex-parceiros.

Segundo o Ipea, entre 2001 e 2011 foram registrados cerca de 50 mil casos de mulheres mortas em casos de violência doméstica e de gênero, dos quais a metade foi com armas de fogo e 34% com armas brancas.
Fonte: http://www.efe.com/efe/noticias/brasil/brasil/-/3/16/0 [26-11-13]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...