Pular para o conteúdo principal


Dilma: 'Mandela foi maior personalidade do século 20'

09-12-13


A presidente Dilma Rousseff discursou na cerimônia religiosa em homenagem ao ex-presidente sul africano Nelson Mandela, que está sendo realizada no estádio FNB, em Johanesburgo, e afirmou que sua luta se "transformou em um paradigma para todos os povos".

Dilma, que foi bastante aplaudida ao ser chamada para a tribuna dos oradores, lamentou a morte do "grande líder Nelson Mandela" e disse que o ex-presidente foi a "maior personalidade do século XX", conduzindo com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação humana" da história recente, o fim do apartheid.
A presidente afirmou ainda que Mandela inspirou "a luta no Brasil e na América do Sul". O discurso da governante foi feito logo após a fala do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
"Madiba, como carinhosamente vocês o chamam, constituiu exemplo e referência para todo nós", acrescentou Dilma.
O presidente dos Estados Unidos, Obama cumprimentou o presidente cubano, Raúl Castro, durante o funeral de Nelson Mandela nesta terça-feira, um gesto sem precedentes entre líderes dos dois países que ... mais 
A presidente elogiou ainda a capacidade de Obama para suportar o "cárcere e o sofrimento". Dilma, em sua época de militância política durante o regime militar, foi presa e torturada.
"Sua luta transcendeu fronteiras e inspirou homens e mulheres, jovens e crianças a lutarem por seus ideais", disse.
Dilma afirmou ainda que os brasileiros carregam sangue africano e celebram o exemplo de um grande líder. "O governo e o povo brasileiro se inclinam diante da memória de Nelson Mandela. Viva Mandela para sempre", pronunciou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...