Pular para o conteúdo principal

Mulheres incríveis que inspiraram o cinema




Conheça alguns filmes que se basearam em histórias extraordinárias de mulheres reais


'Um Sonho Possível' conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um garoto pobre e sem lar. Um dia ele é avistado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) que o convida para passar a noite na casa de sua família. Michael passa a fazer parte da família Tuohy e se torna um grande jogador de futebol americano. Por seu papel como Leigh Anne, Bullock ganhou vários prêmios, inclusive um Oscar de Melhor Atriz.



Julia Roberts deu vida à personagem-título de 'Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento', filme que conta a história de uma mulher que descobre que uma empresa está contaminando as águas de uma região e, por causa disso, seus moradores estão contraindo doenças. Erin convence a população a ajudá-la, e juntos eles processam a empresa em US$ 333 milhões. No filme, a verdadeira Erin faz uma participação especial como uma garçonete.



 Coco Antes de Chanel' conta a história da estilista que fundou um dos maiores impérios da moda. No filme, Audrey Tautou interpreta Gabrielle 'Coco' Chanel, garota que foi abandonada em um orfanato com a irmã e que abre sua loja de chapéus e dá início a sua grife, Chanel.




Interpretada por Meryl Streep, Margaret Thatcher teve sua história contada em 'A Dama de Ferro'. Thatcher foi primeira-ministra no Reino Unido e quebrou a barreira dos gêneros ao se colocar no cenário político até então dominado por homens.





'Flor do Deserto' conta a história da modelo Waris Dirie, interpretada por Liya Kebede. Aos cinco anos de idade, a modelo, que nasceu na Somália, sofreu mutilação genital e aos doze fugiu de casa ao saber que seria obrigada a se casar com um homem de 60. A modelo hoje é Embaixadora da ONU.





Helen Mirren encarna Elizabeth II em 'A Rainha'; o filme retrata os momentos vividos pela família real depois da morte da princesa Diana. Pela sua atuação no filme, Helen ganhou diversos prêmios na categoria de Melhor Atriz, inclusive um Oscar.






A pintora mexicana Frida Kahlo foi retratada no filme 'Frida' e vivida pela atriz Salma Hayek. O filme conta a história da artista, desde sua adolescencia e seu casamento com Diego Rivera, até sua morte.





'A Duquesa' conta a história de Georgiana Cavendish, aristocrata inglesa. No filme, Keira Knightley dá vida a Georgiana, que casada aos 18 anos com um Duque não consegue dar um filho ao marido, o que faz com que o relacionamento se desgaste. Ao mesmo tempo, a Duquesa conquista a corte inglesa e participa da política da época.



 

Kirsten Dunst interpreta a personagem-título de 'Maria Antonieta'; filme que conta a vida da jovem rainha na corte francesa, ao mesmo tempo em que a revolução está se encaminhando. Uma curiosidade é que a produção foi filmada no palácio de Versailles com uma autorização especial do governo francês.




Hilary Swank viveu a lutadora de boxe Maggie Fitzgerald em 'Menina de Ouro'. O longa conta a história de Maggie e sua determinação para se tornar uma atleta. O filme levou quatro estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor para Clint Eastwood, Melhor Atriz para Swank e Melhor Ator Coadjuvante para Morgan Freeman.




'A Pele' retrata a vida de Diane Arbus, fotógrafa americana conhecida por se voltar a um estilo mais diferenciado e inusitado. No filme, Nicole Kidman interpreta a fotógrafa e um dos destaques é seu relacionamento com Lionel Sweeney, que sofre de tricotomia, disfunção que faz o corpo ter pêlos em excesso, e que esteve presente no trabalho de Arbus.



Nicole Kidman mais uma vez encarna uma mulher de peso. Dessa vez a atriz vive Grace Kelly em 'Grace: A Princesa de Mônaco', que estreia dia 22 de maio. A trama se passa no período em que Grace se casa com o príncipe de Mônaco, Rainier III, e abandona sua carreira de atriz.



Camila Morgado dá vida a Olga Benário Prestes em 'Olga'; filme que conta a história da militante comunista de origem judaica que foi companheira de Luís Carlos Prestes, e que durante o governo de Getúlio Vargas foi deportada para a Alemanha onde foi executada em um campo de extermínio.




 

Em 'Flores Raras' o romance entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, vividas, respectivamente, pelas atrizes Miranda Otto e Glória Pires, é contado. O filme teve dificuldades em obter patrocínio no Brasil devido à sua temática e foi realizado sem que o orçamento final fosse obtido.



Patrícia Pillar vive Zuleika Angel Jones em 'Zuzu Angel', filme que conta a história da estilista que teve seu filho preso, torturado e executado durante o regime militar no Brasil. Depois de sua morte, Zuzu passa a lutar para recuperar o corpo de seu filho e enterrá-lo. Sua batalha só tem fim quando ela morre em um acidente de carro.





'Piaf - Um Hino ao Amor' conta a história de Édith Piaf, vivida por Marion Cotillard. O filme acompanha a história da cantora francesa, desde sua infância e adolescência sofridas e a gravação de seu primeiro disco, até sua morte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...