Pular para o conteúdo principal

CNA3 - Mecon - 15 de março: eu não vou

Complete o seguinte com os verbos indicados. Depois discuta com sue professor e colegas comparando com a situação em outros países da América Latina.

Pte (Presente do Indicativo): eu amo.
PPS (Pretérito Perfeito Simples): eu amei
PI (Pretérito Imperfeito do Indicativo): eu amava
FutPret (Futuro do Pretérito): eu amaria
PPC (Pretérito Perfeito Composto): eu tenho amado
PMQPC (Pretérito mais-que-perfeito Composto): eu tinha amado
PteSubj (Presente do Subjuntivo): que eu ame
PPSubj (Pretérito Perfeito do Subjuntivo): que eu tenha amado

15 de março: eu não vou

É jornalista desde que se entende por gente.
Publicado: 10/03/2015
o                                               


________ (Ver/PPS) o banner acima pela primeira vez no dia 9 de março, no Facebook. Não _______ (saber/Pte) quem o ____________ (criar/PPS). Eu ____________ (gostar/PPS), ____________________ (compartilhar/PPS) pelo Twitter, e, duas horas depois, mais de 150 pessoas ____________  ________________ (compartilhar/PMQPC) meu compartilhamento. (E assim continuou nas horas seguintes, mas ____________ (parar/PPS) de contar.)
Então, ____________ (ficar/PPS) com a impressão de que nem todo mundo ____________ (bater/PPS) panela e gritou "Fora Dilma" na janela de casa no último domingo...
____________ (Escrever/PPS) o seguinte, antes de compartilhar: "Democracia _______ (ser/Pte) aceitar o que uma maioria ____________ (querer/PPS) e trabalhar/cobrar para que _______ (dar/Pte) certo para todos. Quatro anos depois, escolher livremente o candidato favorito, mais uma vez. E assim por diante ;)"
Claro que, dentro do "cobrar", do parágrafo acima, ____________ (caber/Pte) também protestar. _______ (Ser/Pte) legítimo protestar. _______ (Ser/Pte) legítimo fazer buzinaço, panelaço, vaiar e xingar (embora, que pena, muitos ____________  ____________ (optar/PPSubj) por xingar baixarias contra a presidente da República, em pleno Dia Internacional da Mulher). Tudo isso, felizmente, _______ (ser/Pte) permitido e só ____________ (poder/Pte) acontecer porque ainda ____________ (viver/Pte) numa democracia.
Quando _______ (haver/Pte) reclamação e crítica, o governante da vez ________________ (preocupar-se/Pte) e ____________ (buscar/Pte) uma reação para agradar àquela parcela, para a qual ele também ____________ (governar/Pte), e que ____________ (estar/Pte) demonstrando insatisfação.
O que me preocupa _______ (ser/Pte) quando ____________ (tentar/Pte) fortalecer o discurso do impeachment, sem nenhum respaldo para isso. Não ____________ (conseguir/Pte) deixar de pensar no Fluminense: _______ (ser/Pte) tentar mudar um resultado por meio do tapetão, ou seja, sem respeitar as regras vigentes e, neste caso, sem respeitar a maioria.
Dilma saindo, por um impeachment nonsense, quem ________________ (assumir/FutPret) em seu lugar? Michel Temer, o vice-presidente, que _______ (ser/Pte) do PMDB. Mesmo partido de Renan Calheiros e Eduardo Cunha, que ____________ (dispensar/Pte) apresentações.
O pior _______ (ser/Pte) que não _______ (ser/Pte) nem isso que ____________ (querer/Pte) um grupelho que ____________ (estar/PI) quieto há 30 anos e, com esta gritaria, ____________ (voltar/PPS) a ressurgir das trevas. Esse grupo, que já _______ (ter/Pte) milhares de seguidores só em uma comunidade do Facebook, ____________ (defender/Pte) nada mais nada menos que a intervenção militar. [Não _______ (ir/Pte) colocar o link para a comunidade, por motivos óbvios]. E aí, bye-bye panelaço, buzinaço e o escambau. Que ____________ (ser/FutPret) do futuro? Imprevisível. E não algo que ____________ (poder/PteSubj) ser planejado ou reformulado num novo pleito, em quatro anos, como ____________ (acontecer/Pte) hoje. O horizonte ____________ (passar/Pte) a ser obscuro quando ________________ (deixar/Pte) de viver numa democracia. Assim como essa instabilidade do período pré-tapetão também ____________ (dificultar/Pte) qualquer possibilidade de tomar rumos que ________________ (melhorar/PteSubj) o Brasil. ____________ (Virar/Pte) só uma grande histeria, cada dia mais radical e intolerante, e menos aberta a divergências.
_______ (ser/Pte) isso que você ____________ (querer/Pte)? Eu não. Por isso, me ____________ (abster/Pte) de participar dessa marcha do dia 15. Não pela marcha em si: _______ (ser/Pte)  muito válido criticar a presidente, que ____________ (estar/Pte) deixando muita gente insatisfeita, inclusive vários que _______ (ser/Pte) até filiados ao seu partido, o PT. Mas pelos que ____________ (estar/Pte) se aproveitando da marcha para gerar histeria e, com a histeria, criar o ambiente certo para um golpe, como ____________ (acontecer/PPS) há 50 anos no Brasil (e, também daquela vez, ____________ (começar/PPS) com "marchas"). _______ (ser/Pte) otimista demais pra embarcar nesta canoa furada :D
Para fechar, ________________ (recomendar/Pte) a leitura da coluna de Murilo Rocha, publicada no jornal mineiro "O Tempo" na semana passada.
Post publicado no Blog da Kikacastro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...