Pular para o conteúdo principal

CNA3 - Mecon - 15 de março: eu não vou

Complete o seguinte com os verbos indicados. Depois discuta com sue professor e colegas comparando com a situação em outros países da América Latina.

Pte (Presente do Indicativo): eu amo.
PPS (Pretérito Perfeito Simples): eu amei
PI (Pretérito Imperfeito do Indicativo): eu amava
FutPret (Futuro do Pretérito): eu amaria
PPC (Pretérito Perfeito Composto): eu tenho amado
PMQPC (Pretérito mais-que-perfeito Composto): eu tinha amado
PteSubj (Presente do Subjuntivo): que eu ame
PPSubj (Pretérito Perfeito do Subjuntivo): que eu tenha amado

15 de março: eu não vou

É jornalista desde que se entende por gente.
Publicado: 10/03/2015
o                                               


________ (Ver/PPS) o banner acima pela primeira vez no dia 9 de março, no Facebook. Não _______ (saber/Pte) quem o ____________ (criar/PPS). Eu ____________ (gostar/PPS), ____________________ (compartilhar/PPS) pelo Twitter, e, duas horas depois, mais de 150 pessoas ____________  ________________ (compartilhar/PMQPC) meu compartilhamento. (E assim continuou nas horas seguintes, mas ____________ (parar/PPS) de contar.)
Então, ____________ (ficar/PPS) com a impressão de que nem todo mundo ____________ (bater/PPS) panela e gritou "Fora Dilma" na janela de casa no último domingo...
____________ (Escrever/PPS) o seguinte, antes de compartilhar: "Democracia _______ (ser/Pte) aceitar o que uma maioria ____________ (querer/PPS) e trabalhar/cobrar para que _______ (dar/Pte) certo para todos. Quatro anos depois, escolher livremente o candidato favorito, mais uma vez. E assim por diante ;)"
Claro que, dentro do "cobrar", do parágrafo acima, ____________ (caber/Pte) também protestar. _______ (Ser/Pte) legítimo protestar. _______ (Ser/Pte) legítimo fazer buzinaço, panelaço, vaiar e xingar (embora, que pena, muitos ____________  ____________ (optar/PPSubj) por xingar baixarias contra a presidente da República, em pleno Dia Internacional da Mulher). Tudo isso, felizmente, _______ (ser/Pte) permitido e só ____________ (poder/Pte) acontecer porque ainda ____________ (viver/Pte) numa democracia.
Quando _______ (haver/Pte) reclamação e crítica, o governante da vez ________________ (preocupar-se/Pte) e ____________ (buscar/Pte) uma reação para agradar àquela parcela, para a qual ele também ____________ (governar/Pte), e que ____________ (estar/Pte) demonstrando insatisfação.
O que me preocupa _______ (ser/Pte) quando ____________ (tentar/Pte) fortalecer o discurso do impeachment, sem nenhum respaldo para isso. Não ____________ (conseguir/Pte) deixar de pensar no Fluminense: _______ (ser/Pte) tentar mudar um resultado por meio do tapetão, ou seja, sem respeitar as regras vigentes e, neste caso, sem respeitar a maioria.
Dilma saindo, por um impeachment nonsense, quem ________________ (assumir/FutPret) em seu lugar? Michel Temer, o vice-presidente, que _______ (ser/Pte) do PMDB. Mesmo partido de Renan Calheiros e Eduardo Cunha, que ____________ (dispensar/Pte) apresentações.
O pior _______ (ser/Pte) que não _______ (ser/Pte) nem isso que ____________ (querer/Pte) um grupelho que ____________ (estar/PI) quieto há 30 anos e, com esta gritaria, ____________ (voltar/PPS) a ressurgir das trevas. Esse grupo, que já _______ (ter/Pte) milhares de seguidores só em uma comunidade do Facebook, ____________ (defender/Pte) nada mais nada menos que a intervenção militar. [Não _______ (ir/Pte) colocar o link para a comunidade, por motivos óbvios]. E aí, bye-bye panelaço, buzinaço e o escambau. Que ____________ (ser/FutPret) do futuro? Imprevisível. E não algo que ____________ (poder/PteSubj) ser planejado ou reformulado num novo pleito, em quatro anos, como ____________ (acontecer/Pte) hoje. O horizonte ____________ (passar/Pte) a ser obscuro quando ________________ (deixar/Pte) de viver numa democracia. Assim como essa instabilidade do período pré-tapetão também ____________ (dificultar/Pte) qualquer possibilidade de tomar rumos que ________________ (melhorar/PteSubj) o Brasil. ____________ (Virar/Pte) só uma grande histeria, cada dia mais radical e intolerante, e menos aberta a divergências.
_______ (ser/Pte) isso que você ____________ (querer/Pte)? Eu não. Por isso, me ____________ (abster/Pte) de participar dessa marcha do dia 15. Não pela marcha em si: _______ (ser/Pte)  muito válido criticar a presidente, que ____________ (estar/Pte) deixando muita gente insatisfeita, inclusive vários que _______ (ser/Pte) até filiados ao seu partido, o PT. Mas pelos que ____________ (estar/Pte) se aproveitando da marcha para gerar histeria e, com a histeria, criar o ambiente certo para um golpe, como ____________ (acontecer/PPS) há 50 anos no Brasil (e, também daquela vez, ____________ (começar/PPS) com "marchas"). _______ (ser/Pte) otimista demais pra embarcar nesta canoa furada :D
Para fechar, ________________ (recomendar/Pte) a leitura da coluna de Murilo Rocha, publicada no jornal mineiro "O Tempo" na semana passada.
Post publicado no Blog da Kikacastro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...