Pular para o conteúdo principal

Na Argentina, mãe reencontra filho tomado pela ditadura 38 anos atrás



Complete a seguinte reportagem com os verbos nos tempos indicados e depois discuta sobre a política de Direitos Humanos na América Latina.
PteInd (Presente do Indicativo) - AMAR: eu amo,TEMER: eu temo, PARTIR: eu parto
PPS (Pretérito Perfeito Simples) – AMAR: eu amei,TEMER: eu temi, PARTIR: eu parti
PIInd (Pretérito Imperfeito do Indicativo) - AMAR: eu amava,TEMER: eu temia,   PARTIR: eu partia
InfP (Infinitivo Pessoal) - AMAR: eu amar,TEMER: eu temer, PARTIR: eu partir

Na Argentina, mãe reencontra filho tomado pela ditadura 38 anos atrás

Por Por Paula Bustamante | 01/12/15

Mãe e filho se ____________________ (reencontrar-PPS) nesta terça-feira, em Buenos Aires, depois de _______________ (ter-InfP) sido separados há 38 anos pela ditadura argentina (1976-1983), quando ela ___________ (dar-PPS) à luz em um cativeiro e não __________ (ter-PPS) mais notícias do bebê.
Mario Bravo, o 119º neto recuperado pela organização Avós da Praça de Maio. (AFP)
Mario Bravo, 38 anos, o neto número 119 recuperado pela organização Avós da Praça de Maio, contou como __________ (ser-PPS) seu reencontro com a mãe, Sara, em uma entrevista coletiva marcada por risos e lágrimas.
"Choramos muito, _______________ (ser-PPS) 38 anos de procura. Ela _______________ (escutar-PPS) meu choro (no nascimento) e agora a minha voz, depois de 38 anos", disse Bravo aos jornalistas. "__________ (ser-PteInd) um milagre ter encontrado minha mãe com vida", comemorou.
Ao ____________________ (descrever-InfP) seu reencontro com Sara, que ____________________ (preferir-PPS) não aparecer na entrevista, ou expor seu sobrenome, Bravo revelou que a mãe lhe _______________ (dizer-PPS) que ____________________ (conversar-PIInd) com ele durante a gravidez.
"Quando você ____________________ (encontrar-PteInd) com sua mãe, __________ (ver-PteInd) um filme de sua vida e pensa que _______________ (estar-PIInd) a sua procura, que lhe _______________ (faltar-PPS) essa família durante todos estes anos", disse o careca Mario Bravo, brincando que sua mãe é "tão bonita quanto ele, mas com cabelo".
Sara, natural de Tucumán, província do norte argentino onde ____________________ (ocorrer-PPS) violentos atos de repressão prévios à ditadura, trabalhava em um hotel e já __________ (ser-PIInd) mãe de duas meninas, de 3 e um ano, quando foi detida em julho de 1975.
"Foi levada para uma delegacia, depois à chefia da Polícia Provincial e, posteriormente, à Prisão de Villa Urquiza (em Tucumán), onde ____________________ (permanecer-PPS) na condição de presa-desaparecida e __________ (dar-PPS) à luz no cativeiro, entre maio e junho de 1976", contou presidente da organização Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto.
"O bebê foi retirado da mãe imediatamente (após o parto) por um enfermeiro, e Sara nunca mais voltou a vê-lo", acrescentou Estela.
Mario foi criado por um casal da província de Santa Fe, que, em fevereiro passado, _______________ (comunicar-PPS) o caso às Avós de Rosario (norte de Buenos Aires). Em 19 de novembro, após exames de DNA, foi confirmada a maternidade de Sara.
A maioria dos 119 netos recuperados _______________ (nascer-PPS) em um dos mais de 500 centros clandestinos instalados na Argentina durante a ditadura. As Avós ____________________ (calcular-PteInd) que cerca de 500 bebês _______________ (ser-PPS) roubados durante o regime militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...