Pular para o conteúdo principal

Presidente eleito da Argentina invocará cláusula democrática sobre a Venezuela no Mercosul



Complete o seguinte texto com os verbos indicados em Pretérito Perfeito Simples. Depois passe as orações para o Discurso Direto.
Presidente eleito da Argentina invocará cláusula democrática sobre a Venezuela no Mercosul
23/11/15


O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, ________________ (confirmar) nesta segunda-feira que pedirá na próxima cúpula do Mercosul, em Assunção, em dezembro, que se aplique a Cláusula Democrática do bloco sobre a Venezuela, "pela perseguição de opositores", _________________ (afirmar), em coletiva de imprensa.
"Vamos fazer como ________________ (dizer-nós) em campanha, vamos invocar a cláusula democrática contra a Venezuela, que corresponde pelos abusos e a perseguição de opositores", ________________ (afirmar) Macri.
Macri ________________ (enfatizar) várias vezes durante sua campanha que pediria aos sócios do Mercosul que aplicassem a Cláusula Democrática do bloco, que visa à exclusão temporária de um membro se houver uma alteração da ordem democrática.
Em outubro, ________________ (afirmar) que, assim que assumisse a presidência, iria exigir a libertação do opositor venezuelano Leopoldo López e que, se o presidente Nicolás Maduro não aceitasse, levaria o caso ante o Mercosul.
Também ________________ (expressar) sua solidariedade para com o prefeito de Caracas Antonio Ledezma, atualmente em prisão domiciliar.
Macri também _________________ (manifestar) seu desejo de que sua primeira visita externa seja ao Brasil.
"Queremos afiançar as relações com nossos irmãos latino-americanos", declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...