Pular para o conteúdo principal

Organismos humanitários questionam declarações de Macri sobre ditadura argentina



11 de agosto de 2016


 Organismos de direitos humanos da Argentina criticaram nesta quinta-feira o presidente Mauricio Macri que definiu os crimes da ditadura (1976-1983) como 'guerra suja', conceito que implica a existência de 'dois lados', rejeitado pela justiça que condenou mais de 600 repressores por crimes contra a humanidade.
"Se Macri acha que vamos esquecer, ele está muito, muito enganado. Isso não foi uma guerra suja nem limpa, foi terrorismo de Estado" durante a ditadura militar entre 1976-83, disse a titular de Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, à Radio del Plata.
O conceito de 'guerra suja' foi empregado nos Estados Unidos na década de 1970 e se refere ao enfrentamento de dois lados: um formado por militares violadores de direitos humanos e outro por organizações armadas de esquerda.
A justiça argentina negou a existência de uma "guerra" e confirmou que houve crimes contra a humanidade em um plano de "terrorismo de Estado", que implicou sequestro, tortura, desaparecimento, assassinato de opositores políticos e roubo de bebês nascidos durante a prisão de suas mães.
Sob este argumento já foram condenados mais de 600 militares, policiais e civis, e outros processos ainda estão em andamento.
Macri também provocou indignação entre ativistas de direitos ao demonstrar desconhecer o número exato de desaparecidos durante a ditadura, estimado em 30.000 pelos organismos humanitários.
"Não tenho ideia. É um debate que não vou entrar se são 9.000 ou 30.000, se são os que estão anotados em um muro ou muito mais. Me parece que é uma discussão que não faz sentido", disse Macri ao ser consultado sobre o tema.
O prêmio Nobel da Paz 1980 Adolfo Pérez Esquivel também criticou as declarações de Macri nesta quinta-feira.
"Não houve guerra suja, mas uma repressão brutal imposta pela Doutrina de Segurança Nacional surgida em Washington durante a Guerra Fria", disse Pérez Esquivel.
"Recomendo ao presidente que faça um curso sobre direitos e dignidade humanos", ironizou Pérez Esquivel.
Após as reações causadas pelas declarações do presidente, seu secretário de Direitos Humanos Claudio Avruj afirmou em comunicado que "a 'guerra suja' deve ser entendida pela maior responsabilidade do Estado pelos crimes cometidos".
"A democracia que soubemos conquistar nos exige fortalecê-la, aprendendo com o passado e olhando para o nosso presente, para dar respostas firmes às demandas sociais", disse.
Avruj esclareceu que o governo repudia e condena "o terrorismo de Estado empregado e seus perpetradores. 30.000 é a cifra que marcou o caminho da luta da sociedade argentina por essa memória, verdade e justiça. Mas cada vida que perdida é insubstituível e a dor é enorme", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CNA - Mecon - Minagri: OMS: epidemia de ebola é emergência de saúde pública mundial

Complete a seguinte reportagem com os artigos, preposições e contrações a seguir: a, a, a, à, ao, as, da, da, da, da, de, de, do, em, no, nos, o, o, o, os, os, pelo . OMS: epidemia de ebola é emergência de saúde pública mundial Por Redação Yahoo! Brasil |  08-08-14 (Foto: AP) A Organização Mundial ________ Saúde (OMS) decretou hoje (8) que a epidemia de febre hemorrágica pelo vírus ebola, registrada em __________ menos quatro países da África Ocidental, é emergência de saúde pública de alcance mundial. "A OMS aceitou as conclusões" ________ Comissão de Emergência Sanitária, que esteve reunida quarta (6) e quinta-feira desta semana ________ Genebra, informou a diretora-geral da organização, Margaret Chan. Segundo ela, a comissão foi unânime em considerar que se verificam as condições de uma emergência de saúde pública de alcance mundial. Diante de uma situação que continua a agravar-se, é necessária uma resposta internacional coordenada para "tr...

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Mecon 2A-3A // UdeMM PrII // CNA 3A

Complete as formas verbais nos tempos propostos : Pte : Presente do Indicativo. Amar: amo PPS : Pretérito Perfeito Simples do Indicativo. Amar: amei PI : Pretérito Imperfeito do Indicativo. Amar: amava FutPte : Futuro do Presente do Indicativo. Amar: amarei FutPret : Futuro do Pretérito do Indicativo. Amar: amaria Ppio : Particípio. Amar: amado Fifa confirma as seis sedes da Copa das Confederações Por AE | Estadão Conteúdo – AFP - A parte mais pesada da reforma do Maracanã, que envolveu trabalho com concreto e estruturas metálicas, já acabou.De acordo com a Empresa de Obras Públicas do Estado, 70% das obras do estádio estão concluídas. …mais  08-11-12 A Fifa ___________________ (confirmar-PPS) oficialmente nesta quinta-feira que a Copa das Confederações de 2013 ________ (ser-FutPte) mesmo realizada em seis sedes. ______________ (Haver-PI) risco de Recife ser excluído da competição, por causa do atraso nas obras do estádio, mas a entidade _______________...