Pular para o conteúdo principal

EES11-INA-Maimônides-UdeMM: Museu Nacional do Rio de Janeiro, o maior museu de história natural da América Latina

1)Complete o seguinte texto com os artigos, preposições e contrações a seguir: à; ao; de; do; dos; dos; em; em; em; na; na; no; no; o; o; os; pela; por; um.
2)Discuta com seus colegas e professor sobre a política cultural dos governos neo-liberalistas da região (preste atenção aos três últimos parágrafos)
Museu Nacional do Rio de Janeiro, o maior museu de história natural da América Latina

Vista aérea do museu, localizado na Quinta da Boa Vista

AFP seg, 3 de set - O Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído neste domingo à noite (2) por um incêndio de grandes proporções, era o maior museu de história natural e antropológico da América Latina, com mais de 20 milhões de peças e uma biblioteca com mais de 530.000 obras.
Criado ______ 1818 por Dom João VI e instalado desde 1892 no antigo palácio imperial de São Cristóvão, o museu se encontra ______ Quinta da Boa Vista, que abriga igualmente um excepcional jardim botânico de 40 hectares.
____ museu, que comemorou ______ junho seu bicentenário, recebia 150.000 visitantes _______ ano e era um importante centro de pesquisa e estudo, integrado desde 1946 ____ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Joia cultural e tesouro científico -
Antiga residência da família real portuguesa e depois da família imperial brasileira, o Palácio de São Cristóvão se estende por 11.400 m2, _________ quais 3.500 m2 de salas de exposição.
De 1889 a 1891, este edifício neoclássico sediou a Assembleia Constituinte ______ Brasil, antes de receber em 1892 o Museu Real, localizado até então no centro do Rio de Janeiro, e que incluía coleções, especialmente egípcias, adquiridas __________ família real portuguesa.
Sua biblioteca possuía 537.000 livros, incluindo 1.560 obras raras, como ____ exemplar de "História Natural" de 1481, segundo o site do museu www.museunacional.ufrj.br.
O museu é particularmente conhecido por seu rico departamento de paleontologia, com mais de 26.000 fósseis, incluindo o esqueleto _____ um dinossauro descoberto _____ Minas Gerais e inúmeros espécimen de espécies extintas, como preguiças gigantes e tigres dentes de sabre.
Sua coleção de antropologia biológica incluía ____ mais antigo fóssil humano descoberto ____ Brasil, conhecido como "Luzia".
Com 6,5 milhões de espécimes, seu departamento de zoologia contava com uma coleção excepcional de peixes (600.000), anfíbios (100.000), moluscos, répteis, conchas, corais e borboletas.
Seu herbário, com 550.000 plantas, foi criado em 1831.
Dedicado à pesquisa desde o século XIX, o Museu Nacional do Rio é a instituição científica mais antiga do país, que se abriu ao ensino em 1927.
Pesquisadores e laboratórios ocupavam grande parte do Museu, que desenvolveu _____ longo do século passado uma política de intercâmbio internacional, publicações e ensino.
Importantes personalidades científicas visitaram o museu, como Albert Einstein, ou Marie Curie, diz o site.
- Cortes no orçamento e desastre precedente -
Ao longo ________ anos, o Museu passou por significativas dificuldades orçamentárias e teve de ser temporariamente fechado em 2015 "por falta de recursos para sua manutenção", reconheceu _____ domingo o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
Em agosto de 1995, o prédio já havia sofrido danos extensos após tempestades que danificaram o departamento de arqueologia, incluindo múmias egípcias com mais de 3.000 anos de idade.
_____ danos também foram significativos no setor dos paleovertebrados, com algumas partes de um esqueleto de tiranossauro se dissolvendo _____ água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...