Pular para o conteúdo principal

Boca e River: os primos que são arquirrivais dentro de campo



Complete o seguinte texto com os artigos, preposições e contrações a seguir: à, à, ao, ao, ao, as, as, com, da, da, da, da, das, de, de, de, de, de, de, dentro, do, do, do, do, do, do, dos, dos, em, em, na, na, no, no, nos, o, os, os, os, pela, pelo, por, por, um, um, um, uma, uma, uns.
Boca e River: os primos que são arquirrivais dentro de campo
Por Sonia AVALOS,AFP sex, 9 de nov 15:52 GMT-3
Dividiram _____ berço, mas cresceram brigando: Boca e River, os arquirrivais _______ futebol argentino, nasceram como vizinhos na ribeira _______ Buenos Aires e se consideram 'primos', embora se chamem pejorativamente _______ 'bosteros' e 'gallinas'.
Os apelidos surgiram para desmerecer um _______ outro e acabaram entrando no folclore que anima o confronto entre _______ dois clubes mais populares do futebol argentino e que disputarão uma inédita superfinal da Copa Libertadores, neste sábado.

É o Boca-River _______ sonhos dos torcedores e que ninguém quer perder. "Eu peço a Deus e a minha mãe (já falecida) que Boca se classifique à final com o River", havia suplicado Diego Maradona antes da disputa _______ semifinais.
"A metade mais um" do país torce para o Boca, segundo sua própria torcida, apesar _______ torcedores do River terem no Monumental o maior estádio _______ Argentina. Já a Bombonera se tornou uma lenda por 'pulsar' a cada gol _______ Boca.
- Rivais de bairro -
"O antagonismo destes colossos tem raízes _______ grande história do futebol argentino. Boca-River é consequência de uma polêmica surgida há mais de 100 anos, não é uma invenção da mídia", declarou Gabriel Batistuta, ex-jogador da seleção argentina e que defendeu em campo _______ duas equipes na carreira.
Os dois clubes nasceram há mais _______ um século em La Boca, bairro operário de imigrantes italianos no sul da capital argentina e vizinho _______ porto _______ Buenos Aires.
Embora no início ambos instalaram seus campos a três ruas de distância _______ do outro, logo tomaram rumos diferentes.
O River se mudou para o norte _______ capital para inaugurar em 1938 o Monumental em Nuñez, _______ zona residencial confortável.
O bairro combina com o apelido dado _____ torcida do River de "millionarios" ('milionários' em português), que remonta a 1930, quando o clube comprou um jogador _______ uma soma exorbitante para a época.
O Boca afirma ser o clube mais popular do país e critica o River por ter dado _______ costas ao bairro humilde que o viu nascer.
O Boca teve uma passagem fugaz _______ Wilde, na periferia sul _______ Buenos Aires, mas precisou voltar para La Boca devido _____ perda de sócios.
Lá, se estabeleceu de _______ vez por todas com o estádio La Bombonera, inaugurado em 1940 e convertido em lenda por seu peculiar formato de caixa _______ bombons.
Com capacidade para 53.000 pessoas, a construção permite tamanha proximidade do público ao campo que os torcedores garantem que o estádio 'pulsa' _______ cada comemoração de gol.
Embora o jargão futebolístico cite um confronto entre pobres e ricos, a rivalidades Boca-River não faz distinção de classes. No fim, _______ não são tão milionários assim nem _______ outros tão pobres.
Curiosamente, o presidente _______ Argentina, Mauricio Macri, ex-presidente do Boca, pertence a uma das famílias mais ricas _______ país.
- Duelo de estilos -
O River foi historicamente associado _______ bom futebol. Contou com jogadores como Mario Kempes, Alfredo Di Stéfano e o uruguaio Enzo Francescoli.
O Boca é mais identificado com a garra __________ de campo, uma virtude muito apreciada __________ torcida argentina, embora os grandes ídolos do clube também eram conhecidos pela enorme qualidade técnica: Maradona, Juan Riquelme e Carlos Tevez.
_______ relação a títulos internacionais, o Boca vence por 18 a 10. Só na Libertadores, são 6 troféus para o Boca e metade para o River.
Por outro lado, o River tem maior domínio _______ futebol argentino na era profissional (36 a 33). Já em confrontos diretos, nova vitória do Boca (268 a 252).
- 'Gallinas' e 'bosteros' -
O apelido de 'bostero' ('excremento') é oriundo _______ dura realidade de La Boca no início do século passado, quando inundações frequentes deixavam as ruas do bairro repletas de fezes de cavalo, além de _______ cheiro insuportável.
Suas precárias casas com fachadas pintadas de cores vivas se tornaram _______ dias de hoje um passeio obrigatório do turismo de Buenos Aires.
Já o River é 'gallina' ('galinha') desde uma histórica derrota por 4 a 2 para o Peñarol, _______ Uruguai, levando a virada depois de sair vencendo por 2 a 0 na final da Libertadores de 1966, disputada no estádio Nacional _______ Chile.
Após a dura derrota, os torcedores do Banfield, equipe que o River enfrentou logo _______ seguida __________ campeonato local, jogaram galinhas mortas em campo, uma provocação aos 'medrosos' rivais.
Somente em _______ ano, 2011, não foi disputado em superclássico, devido ao rebaixamento do River Plate.
Embora no ano seguinte o clube voltou à primeira divisão, a torcida do Boca faz questão de relembrar a maior vergonha _______ rival: "Gallina esa mancha no se borra más, vos te fuiste al descenso quemando el Monumental" ("Galinha essa mancha não se borra mais, você foi rebaixado queimando o Monumental"), cantam _______ Bombonera.
_______ Monumental, a resposta é na mesma moeda: "Vamos los 'millos' vamos a ser primeros, para que lloren todos los bosteros" (Vamos 'milionários', vamos ser primeiros para que chorem todos _______ bosteros").

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...