Pular para o conteúdo principal

Argentina debate novo Código Penal que endurece penas, mas descriminaliza o aborto



Argentina debate novo Código Penal que endurece penas, mas descriminaliza o aborto

SYLVIA COLOMBO,Folhapress ter, 26 de mar

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O Senado argentino começa a discutir nesta quarta-feira (26) o projeto do novo Código Penal, um dos principais do governo argentino neste ano e que busca dar uma resposta a uma crescente demanda da sociedade, detectada nas pesquisas, por mais segurança e mais rigidez nas penas por crimes violentos.
O governo do presidente Mauricio Macri vê na aprovação do novo projeto um possível trunfo para mostrar durante a campanha eleitoral, em outubro.
No novo código, estão contemplados aumentos de penas para delitos de corrupção, narcotráfico, roubos, assassinatos e sequestros.
No caso da corrupção, as penas que vêm sendo impostas devem ser triplicadas.
Um crime que vem ocorrendo com cada vez mais frequência no país e que não figurava separadamente no código que está em vigor -os assaltos e assassinatos por pessoas em motocicletas-, também receberão penas mais duras.
Também será aberto o debate sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
Macri insiste que a mudança não virá sozinha, "e sim com um programa educativo e social que ajudará a reinserir os jovens na sociedade", como disse na abertura do ano legislativo no Congresso.
A linha-dura em relação ao crime, porém, contrasta com um item que integra a agenda progressista: a despenalização do aborto.
Ainda que o Congresso também deva voltar a votar, ao longo do ano, a legalização do aborto até a 14ª semana -projeto que foi rejeitado em 2018 com uma diferença pequena de votos-, paralelamente será votada, no âmbito do Código Penal, o fim das condenações a prisão de mulheres que praticarem o aborto, sozinhas ou com auxílio de profissionais clandestinos.
O presidente da comissão que redigiu o novo Código Penal, Mariano Borinsky, diz que este ponto será de extrema importância.
"O projeto introduz uma modificação central com relação à mulher que cause seu próprio aborto ou que o faça numa clínica clandestina."
Até aqui, a mulher é sujeita, por lei, a enfrentar um processo que pode resultar em penas de até cinco anos de cadeia.
Também com relação ao porte de drogas, o novo código introduz a despenalização da posse, mas por outro lado também praticamente triplica as penas por narcotráfico.
O governo vem propagandeando o novo Código Penal com bastante entusiasmo, uma vez que o kirchnerismo fez tentativas de implementar um novo, porém não teve apoio suficiente por parte do Congresso.
O que está em vigor atualmente na Argentina é de 1921, ou seja, já é quase centenário.
Também foram incorporados no projeto itens que não constavam do anterior: a configuração de delitos particulares para violência de gênero -um pedido dos grupos feministas- e um aumento de penas para quem comete atos violentos em jogos de futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA