Pular para o conteúdo principal

9 músicas para enaltecer João Gilberto hoje e sempre
Músico baiano, que é um dos criadores da Bossa Nova, morreu neste sábado, aos 88 anos.

ARI VERSIANI via Getty Images João Gilberto é considerado um dos criadores da Bossa Nova.
Morreu neste sábado (6) no Rio de Janeiro o músico João Gilberto aos 88 anos. Ainda não se sabe a causa da morte. O artista baiano é tido como uma lendas, por ter revolucionado a música brasileira com seu jeito único de cantar e tocar violão.
Considerado um dos criadores da Bossa Nova, ele se consolidou e ajudou a abrir espaço internacionalmente para outros artistas brasileiros como Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Embora as últimas lembranças de João Gilberto sejam de decadência, pela doença (problemas físicos e psicossomáticos) e a vida sozinha que levava em um apartamento emprestado no Rio, é inegável sua genialidade.
Autor do livro Chega de Saudade, sobre a Bossa Nova, o colunista da Folha de S.Paulo, Ruy Castro conta que fora do palco, o artista nunca teve controle sobre sua vida. “Habituou-se a delegá-la a outros (...) mas a vida escreve seus próprios arranjos e, pior, às vezes desafina feio”, escreveu Castro.
Selecionamos — apenas — 9 das melhores música lançadas ou interpretadas pelo artista para enaltecê-lo hoje e sempre.
1.     Chega de Saudade

2.     Barquinho

3.     Desafinado

4.     Corcovado

5.     Saudade fez um samba

6.     Pra Machucar Meu Coração 

7.     Doralice

8.     Samba de Uma Nota Só

9.     Samba de Minha Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...