Pular para o conteúdo principal

50º Dia da Terra: comemore com eventos online e pôsteres da NASA para baixar


50º Dia da Terra: comemore com eventos online e pôsteres da NASA para baixar






 
Por Daniele Cavalcante | 22 de Abril de 2020  
NASA


No dia 22 de abril, celebra-se o Dia da Terra, data que tem como objetivo intensificar a consciência de todos sobre a conservação do nosso planeta. Neste ano, enquanto completa sua 50ª edição, a data será celebrada de maneira atípica: por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento oficial será online.
A Earth Day Network, organização que coordena o movimento, anunciou que nesta quarta-feira (22) vai disponibilizar em seu site uma série de mensagens e transmissões ao vivo com personalidades como o Papa Francisco, o ex-vice-presidente Al Gore, o ator Zac Efron e o ambientalista Denis Heyes, que organizou o primeiro Dia da Terra.

História do Dia da Terra
Foi há exatos 50 anos, no dia 22 de abril de 1970, que cerca de cem mil pessoas ocuparam a Quinta Avenida, em Manhattan, Nova York. Outras centenas de cidades dos Estados Unidos replicaram a ação simultaneamente em ruas, praças e universidades. Era um protesto contra a poluição e outros temas relacionados ao meio ambiente - mas não apenas isso, marcando o início da criação de uma agenda ambiental global.
O movimento foi iniciado pelo senador Gaylord Nelson, também ativista ambiental, mas suas diretrizes afirmam que O Dia da Terra pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organização. Também não diz respeito a reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas. Desse modo, a data pode ser celebrada por qualquer indivíduo ou grupo preocupado com o meio ambiente.

O "nascer" da Terra 

Fotogragia conhecida por Earthrise, ou "nascer da Terra") (Foto: NASA)
Em 24 de dezembro de 1968, o astronauta da Apollo 8, Bill Anders, capturou uma imagem do nosso pequeno planeta surgindo no horizonte da Lua, cercado pela imensidão escura do espaço sideral. Essa nova visão do nosso lar despertou muitas pessoas para a luta pela preservação do nosso planeta, e ajudou na ascensão do movimento ambiental da época. Como Anders afirmou ao descrever sua visão, "viemos por todo esse caminho para explorar a Lua, e o mais importante é que descobrimos a Terra".
Entre os resultados desse despertar, o primeiro Dia da Terra aconteceu no dia 22 de abril de 1970. A imagem, batizada de “Nascer da Terra” (Earthrise, em inglês), elevou o nível de consciência da população sobre questões ecológicas. Mas, além disso, a fotografia “incutiu um senso de urgência para aqueles que já estavam na linha de frente, combatendo a poluição e afirmando que nossa saúde e nosso planeta estavam em perigo", de acordo com Kathleen Rogers, presidente da Earth Day Network.
O movimento de 1970 obteve grandes resultados. Com cerca de 10% da população nas ruas, o Congresso dos EUA aprovou medidas como a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e leis ambientais como a Lei Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional e a Lei do Ar Limpo.
Tornando-se global em 1990, o Dia da Terra passou a ser celebrado em todo o mundo. E, embora a pandemia da COVID-19 tenha transformado o 50º aniversário de 2020 em uma experiência apenas virtual, existem muitas maneiras de participar. Você pode conferir os eventos do dia através da ferramenta de pesquisa produzida pela Earth Day Network, incluindo as lives que acontecerão no Brasil.

Artes da NASA para celebrar o Dia da Terra
A NASA costuma compartilhar com o mundo imagens impressionantes do universo, como estrelas, galáxias e planetas. Mas, hoje, para homenagear o 50º aniversário do Dia da Terra, a agência espacial disponibilizou pôsteres nos quais o destaque é nosso planeta natal - e você pode baixá-los gratuitamente em alta resolução.
Com o primeiro pôster, a NASA nos mostra as fases da Terra como seriam vistas no espaço. Ao contrário da Lua, que sempre nos mostra a mesma face, nosso planeta gira em seu próprio eixo todos os dias. Assim, se você estiver na Lua, verá as características da superfície terrestre mudarem a cada dia, bem como a fase.


Com a segunda imagem, a NASA nos mostra o quão vivo e dinâmico é nosso mundo. Intitulado “Camadas” (na tradução literal), o pôster representa os complexos níveis de atividades terrestres que a agência espacial estuda com seus satélites e instrumentos científicos.
Mudanças no solo, marés nos oceanos, erupções de vulcões, tempestades e neve que derrete. Além de todas as mudanças naturais, as cidades se expandem. Esses sistemas em constante mudança estão interligados e afetam toda a vida na Terra, assim como o próprio planeta. E a NASA está sempre observando com os “olhos” de seus instrumentos.
Você pode fazer o download dos pôsteres da NASA para o Dia da Terra aqui.
Fonte: NASA, USA Today via Space.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...