Pular para o conteúdo principal

'Racismo, machismo e classismo' motivaram crime de jovem argentino, dizem sociólogos

  

AFPDaniel MEROLLA

sex., 27 de janeiro de 2023

O caso do assassinato a socos e pontapés do jovem Fernando Báez Sosa na Argentina, atacado por oito jogadores de rúgbi em uma briga bastante desigual, é um chocante coquetel de ódio "classista", "racista" e "machista" – avaliam sociólogos entrevistados pela AFP.

Os fatos ocorreram há três anos, em frente a uma boate do balneário de Villa Gesell, 375 km ao sul de Buenos Aires, durante as férias de verão no sul. O julgamento oral desse crime despertou um fascínio nada comum na sociedade, que aguarda o veredito do tribunal de três juízes em 6 de fevereiro.

Com exceção da inflação galopante (95% em 2022), não se fala em outra coisa no país.

"A questão de classe tem um papel importante neste caso. A maioria dos 'rubgiers' são de famílias ricas da cidade", neste caso, de Zárate, disse o sociólogo Guillermo Levy, professor nas universidades de Buenos Aires e Avellaneda.

No julgamento que acontece em Dolores, procuradores e denunciantes pediram prisão perpétua para os oito réus, como “coautores do crime de homicídio duplamente qualificado por traição e concurso premeditado”.

“É verdade que é um coquetel de violência, racismo, machismo, álcool etc. Mas vou agregar o componente da formação do rúgbi. O agir em manada pode estar sendo reflexo", avaliou Facundo Sassone, sociólogo e técnico de rúgbi no clube de Ginástica e Esgrima de Ituzaingó.

- "Reflexão sobre a sociedade"

O advogado Hugo Tomei, da defesa, ele mesmo um ex-jogador de rúgbi em um clube de Zárate, pediu "absolvição", alegando que "não foi possível provar o plano de matar", nem quem foi, ou quais foram, os autores do crime.

“A reflexão deve ser sobre a sociedade que produz isso, e não se eles são loucos, se são psicopatas, porque aí erramos”, disse Levy.

Fernando Báez Sosa, de 18 anos, discutiu com o jogador de rúgbi MáximoThomsen, hoje com 23, dentro da discoteca e deu-lhe um soco.

Os promotores afirmam que Thomsen instigou seus colegas a se vingarem. Na porta do estabelecimento, cercaram Báez Sosa, agrediram o jovem até derrubá-lo no chão e continuaram a chutá-lo, inconsciente, até causar sua morte.

Um dos "rugbiers" gritou: "Negro de merda, matem ele!", segundo testemunhas oculares que depuseram no julgamento.

As cenas foram registradas em vídeos, inclusive de um celular dos agressores, e corroboradas em chats, assim como por laudos periciais de DNA e sangue.

“O apelo à negritude de Fernando durante a agressão é inevitável, e nós nos responsabilizamos pelo racismo e pelo classismo”, disse Sebastián Bruno, sociólogo e pesquisador em Ciências Sociais.

"Os setores médio e alto marcaram, ou rotularam, aqueles que foram protagonistas dos movimentos migratórios", completou.

- Masculinidade violenta

Báez Sosa era filho de uma cuidadora de idosos e de um pedreiro, ambos imigrantes paraguaios. Havia começado a carreira de advogado, depois de se formar em uma faculdade paroquial católica e fazer trabalhos de caridade.

Os acusados, agora com idades entre 21 e 23 anos e em prisão preventiva desde 2020, deram declarações como "peço perdão", "peço desculpas", "não houve intenção de matar", "não houve um plano (de assassinar)" e "estou arrependido".

“Foi atacado de surpresa, traiçoeiramente, causando múltiplas lesões no crânio e no fígado, com hemorragia intensa. Concordaram em matá-lo”, disse o promotor Gustavo García em sua alegação.

Levy afirmou: "Há o aplauso da violência machista, da patota, da maldade. E também classismo. Negro de merda, paraguaio (apesar de ter nascido na Argentina)".

No país, o rúgbi é amador e, historicamente, são os setores de classe média e alta que praticam esse esporte, ou assistem aos jogos.

A União de Rúgbi de Buenos Aires organizou oficinas depois do crime para reeducar jovens que foram treinados para agir em grupo e com violência diante de uma agressão.

dm-pbl/yow/tt

Fonte: https://br.yahoo.com/noticias/racismo-machismo-e-classismo-motivaram-145532786.html 27-01-23

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA