Pular para o conteúdo principal

Temporais podem se repetir em São Paulo e no Rio nesta quarta-feira

***ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, 15.03.2022 - Chuva forte provoca alagamento e deixa carros submersos em Artur Alvim, zona leste de SP. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)

 Complete com os verbos indicados no PPS (Pretérito Perfeito Simples) ou no Pte.Ind. (Presente do Indicativo). Depois, controle suas respostas abaixo.

SÃO PAULO, SP FolhapressFolhapress qua., 8 de fevereiro de 2023

Esta terça-feira (7) foi caótica para os moradores da região metropolitana de São Paulo e de todo o estado do Rio de Janeiro. As fortes chuvas ______________ (provocar) alagamentos e  ________________ (prejudicar) o transporte público. Uma criança  ____________ (morrer) na capital fluminense e duas pessoas ________ (ser) levadas pela enxurrada na capital paulista e em Osasco.

E o cenário pode ser repetir nesta quarta (8). De acordo com boletim do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), o alerta para temporais permanecerá até o início da noite desta quarta em uma faixa que engloba leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e todo o estado do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), _____ (haver) condições para mais temporais nesta quarta-feira porque linhas de instabilidade se formarão, em decorrência da combinação do calor com a umidade proveniente do oceano.

Alagamento nos arredores da avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, região oeste da cidade de "Essas precipitações ocorrerão em forma de pancadas de chuva, com momentos de temporais, seguidas por raios, vento e granizo", afirmou o CGE.

O órgão da prefeitura ___________ (recomendar) que as pessoas mantenham atenção em áreas mais vulneráveis, pois haverá risco para transtornos principalmente em áreas mais vulneráveis.

O maior volume de chuva esperado não ____ (ser) na capital paulista, que deve ter 70 mm de precipitação. De acordo com o CGE, na região do Vale do Ribeira e de Itapeva, o acumulado ________ (poder) atingir 150 mm.

Na sequência, a região de Campinas, a de Sorocaba e o Vale do Paraíba ___________ (dever) ter acumulado de até 125 mm. Já na serra da Mantiqueira e litoral norte, pode chover até 90 mm. Para a Baixada Santista, o acumulado previsto é de de 85 mm.

A média esperada para fevereiro só na capital, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é de 246,2 mm.

No Rio, a previsão é de pancadas de chuva até o período da tarde. À noite, ainda pode chover, mais com menos intensidade e de forma isolada.

Com a possibilidade de temporais, os moradores das áreas de risco ___________ (precisar) ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes ________ (indicar) perigo de deslizamento, e as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil. Somente nesta terça, foram acionadas 113 sirenes na cidade.

Fonte: https://br.yahoo.com/noticias/temporais-podem-se-repetir-em-110400949.html 08-02-23

provocaramprejudicarammorreu - foram

recomendaépodedevemprecisam - indica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...