Pular para o conteúdo principal

Temporais podem se repetir em São Paulo e no Rio nesta quarta-feira

***ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, 15.03.2022 - Chuva forte provoca alagamento e deixa carros submersos em Artur Alvim, zona leste de SP. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)

 Complete com os verbos indicados no PPS (Pretérito Perfeito Simples) ou no Pte.Ind. (Presente do Indicativo). Depois, controle suas respostas abaixo.

SÃO PAULO, SP FolhapressFolhapress qua., 8 de fevereiro de 2023

Esta terça-feira (7) foi caótica para os moradores da região metropolitana de São Paulo e de todo o estado do Rio de Janeiro. As fortes chuvas ______________ (provocar) alagamentos e  ________________ (prejudicar) o transporte público. Uma criança  ____________ (morrer) na capital fluminense e duas pessoas ________ (ser) levadas pela enxurrada na capital paulista e em Osasco.

E o cenário pode ser repetir nesta quarta (8). De acordo com boletim do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), o alerta para temporais permanecerá até o início da noite desta quarta em uma faixa que engloba leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e todo o estado do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), _____ (haver) condições para mais temporais nesta quarta-feira porque linhas de instabilidade se formarão, em decorrência da combinação do calor com a umidade proveniente do oceano.

Alagamento nos arredores da avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, região oeste da cidade de "Essas precipitações ocorrerão em forma de pancadas de chuva, com momentos de temporais, seguidas por raios, vento e granizo", afirmou o CGE.

O órgão da prefeitura ___________ (recomendar) que as pessoas mantenham atenção em áreas mais vulneráveis, pois haverá risco para transtornos principalmente em áreas mais vulneráveis.

O maior volume de chuva esperado não ____ (ser) na capital paulista, que deve ter 70 mm de precipitação. De acordo com o CGE, na região do Vale do Ribeira e de Itapeva, o acumulado ________ (poder) atingir 150 mm.

Na sequência, a região de Campinas, a de Sorocaba e o Vale do Paraíba ___________ (dever) ter acumulado de até 125 mm. Já na serra da Mantiqueira e litoral norte, pode chover até 90 mm. Para a Baixada Santista, o acumulado previsto é de de 85 mm.

A média esperada para fevereiro só na capital, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é de 246,2 mm.

No Rio, a previsão é de pancadas de chuva até o período da tarde. À noite, ainda pode chover, mais com menos intensidade e de forma isolada.

Com a possibilidade de temporais, os moradores das áreas de risco ___________ (precisar) ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes ________ (indicar) perigo de deslizamento, e as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil. Somente nesta terça, foram acionadas 113 sirenes na cidade.

Fonte: https://br.yahoo.com/noticias/temporais-podem-se-repetir-em-110400949.html 08-02-23

provocaramprejudicarammorreu - foram

recomendaépodedevemprecisam - indica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...