Pular para o conteúdo principal

ONU celebra Dia Mundial defendendo saúde para todos

 Uma jovem mãe grávida é atendida para um check-up pré-natal em um centro de saúde no estado de Kassala, no Sudão

Unicef/Mojtba Moawia Moawi
 
Uma jovem mãe grávida é atendida para um check-up pré-natal em um centro de saúde no estado de Kassala, no Sudão
7 Abril 2023Saúde

Data aponta o desafio de alcançar 30% da população mundial sem acesso a serviços básicos; gastos elevados com tratamento colocam 2 bilhões em situação de pobreza; cidadãos de Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal incentivam prática de hábitos saudáveis.  

O Dia Mundial da Saúde 2023, comemorado neste 7 de abril, tem como lema “Saúde para Todos”.  

A data serve de oportunidade para motivar ações frente aos desafios atuais, como o fato de que 30% da população mundial não tem acesso a esse direito humano.  

Uma família do vilarejo de Ismail Bhand, no Paquistão, severamente afetado pelas enchentes, dirige-se a uma clínica móvel de saúde durante uma tempestade de areia
Unicef/Shehzad Noorani
 
Uma família do vilarejo de Ismail Bhand, no Paquistão, severamente afetado pelas enchentes, dirige-se a uma clínica móvel de saúde durante uma tempestade de areia

Saúde e pobreza 

A celebração também marca os 75 anos de criação da Organização Mundial da Saúde, OMS, relembrando conquistas para o bem-estar da humanidade.  

A agência da ONU reforça que todos devem ter acesso aos serviços de saúde, sem que isso represente uma alta carga financeira.  

Os dados indicam que 2 bilhões de pessoas são lançadas na pobreza devido aos gastos com saúde. 

A ONU News ouviu algumas pessoas que decidiram se exercitar rumo a uma vida mais saudável. Hélder Mussa, de Maputo, Moçambique, ressaltou que atividades físicas ajudam o corpo e a mente. 

“Pratique exercícios físicos, eles são muito importantes para a nossa saúde, para manter a nossa mente sã”. 

Ronaldo Borges, do Rio de Janeiro, Bubacar Djau de Bissau e Bárbara de Lisboa também apresentam em suas respectivas cidades locais importantes para a prática de atividades benéficas para a saúde.

Cobertura universal 

Para tornar a saúde para todos uma realidade, a OMS defende que indivíduos e comunidades tenham acesso a serviços de alta qualidade, profissionais qualificados e cuidados centrados nas pessoas.  

A agência também pede políticas para investir na cobertura universal de saúde. 

Segundo a entidade, a sobreposição de crises sanitárias, humanitárias e climáticas, junto com restrições econômicas e guerra tornaram mais urgente a busca por saúde para todos.  

Sistemas de saúde fortes são necessários para oferecer cobertura universal e preparação para emergências. 

Uma enfermeira entra na enfermaria de um hospital em Janakpur, no distrito de Dhanusha, no sul do Nepal
Unicef/Rupadhayay
 
Uma enfermeira entra na enfermaria de um hospital em Janakpur, no distrito de Dhanusha, no sul do Nepal

Lacuna de 10 milhões de trabalhadores de saúde 

Aos governos, a OMS recomenda aumento do financiamento público dos sistemas de saúde e taxação de produtos como tabaco, álcool e combustíveis fósseis para gerar receitas.  

As projeções da agência apontam que, entre 2023 e 2030, haverá uma lacuna de 10 milhões de trabalhadores de saúde. Os governos são encorajados a investir em educação e geração de empregos no setor.  

A participação social de indivíduos, famílias e comunidades em decisões relevantes sobre saúde é outro ponto de destaque nas recomendações da agência da ONU.  

Na véspera do Dia Mundial da Saúde, a OMS divulgou uma lista com 90 filmes selecionados para o 4º Festival Saúde para Todos.  

Vídeos do Brasil 

Dentre eles estão produções realizadas em Serra Leoa, Chade, Nigeria, Indonésia, Tailândia, Ucrânia, dentre outros.  

Das nações de língua portuguesa, apenas o Brasil aparece na relação, com dois filmes selecionados. Portugal participa de uma coprodução juntamente com outros países europeus.  

O público tem até este 5 de junho para votar em suas obras preferidas. As categorias incluem temas como emergências, mudança climática e saúde sexual e reprodutiva.  

No júri, estão presentes celebridades como a atriz americana Sharon Stone, a ativista queniana Adelle Onyango e o ator mexicano Alfonso Herrera.  

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2023/04/1812602 07-04-23

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA