Pular para o conteúdo principal

Dia nacional de doação de órgãos

 27 de setembro - Dia nacional de doação de órgãos

Converse com sua família e seja um doador

 

O que é a DOAÇÃO?

É o ato em que uma pessoa, viva ou falecida, doa órgãos para salvar a vida de outra pessoa que está doente. É como um quebra-cabeça: um pedacinho do nosso corpo se encaixa perfeitamente e faz outra pessoa voltar a sorrir. 

É um presente que salva vidas. E o melhor de tudo: uma única pessoa pode ajudar muitas outras.

 

Quais órgãos podem ser doados?

coração

pulmões

pâncreas

fígado

intestino

rins

·         Além dos órgãos, medula ósseatecidos como a córnea, pele, ossos e valvas cardíacas também podem ser doados.

Para quem precisa de um transplante, doar é a esperança de uma vida mais feliz e saudável.

Sua Doação pode fazer toda a diferença.

 

 

Posso ser um DOADOR?

Já uma pessoa falecida só pode doar com a autorização da família. Converse com a sua família sobre a sua decisão de ser um doador. Você pode registrar seu desejo em um documento ou
simplesmente com seus entes queridos.

Autorização da família

Como a equipe médica procede após a confirmação da morte de uma pessoa?

Após a confirmação da morte de um paciente, a equipe médica entra em contato com a família para comunicar a morte e explicar todo o processo de doação.

É o momento de tirar todas as dúvidas dos familiares e da família conversar, refletir e tomar a decisão mais adequada. Mesmo em meio à dor, é possível salvar outras vidas pela doação de órgãos.

Quando o cérebro para de funcionar, mas o coração segue batendo, significa que a pessoa morreu?

Sim. Quando o cérebro de uma pessoa para de funcionar, chamamos de morte encefálica ou morte cerebral.

Quando isso ocorre, a parada cardíaca é inevitável, embora ainda haja batimentos, o coração para em algumas horas. Por isso, a morte encefálica caracteriza a morte de uma pessoa.

A doação de órgãos deixa o corpo do doador deformado para o velório?

Não. Os órgãos e tecidos doados são removidos por cirurgia, por isso, a doação não desfigura o corpo e não atrapalha a cerimônia do velório. 

A família do doador precisa arcar com os custos da doação?

De forma alguma! Não existem custos nem ganhos financeiros com o processo de doação de órgãos. Tudo é providenciado pelo SUS.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/doacao-de-orgaos acesso em 27-09-25

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...