Pular para o conteúdo principal

CNA 1A, 2A, 3A - Mecon 2A, 3A


Complete o seguinte texto com os seguintes artigos, preposições ou contrações: a, a, à, à, ao, ao, ao, as, com, com, da, da, das, das, de, de, de, de, do, do, em, em, em, no, no, no, no, no, o, o, o, o, o, o, pela, pela, pelo, pelo, um, um, uma, uma, uma, uma.

Franco afirma que seu país não continuará dando energia ao Brasil e Argentina


Assunção, 9 ago (EFE).- O presidente do Paraguai, Federico Franco, afirmou nesta quinta-feira que seu governo não continuará cedendo ____ Brasil e ____ Argentina o excedente de energia _____ hidrelétricas binacionais de Itaipu e Yacyretá que o país tem direito mas não utiliza.

" ___ Paraguai tem que se fazer respeitar e Brasília e Buenos Aires têm que saber que terminou a época que o presidente ____ Paraguai recebia benefícios ____ troca do usufruto de nossa energia gerada", disse Franco em discurso durante um almoço _____ representantes do Clube ____ Executivos do Paraguai.
"Busquei a palavra ceder ____ dicionário e significa não esperar nada em troca. Não podemos esperar uma recompensa econômica por isso. A palavra ceder quer dizer dar a energia", argumentou o líder em declarações reproduzidas _______ rádio "Primero de Marzo".
Franco destacou que "hoje a energia paraguaia é dada ao Brasil e à Argentina", ___ que foi negado nesta quinta-feira _______ porta-voz da chancelaria brasileira, o embaixador Tovar Nunes, que afirmou que seu país paga _______ energia que recebe ____ Paraguai da Itaipu.
"Me recuso a pensar que este seja ___ destino deste país. Temos o compromisso de entregar antes do fim do ano ____ Congresso _____ lei de política energética", insistiu o governante paraguaio.
O chefe de Estado voltou ___ defender o projeto _____ instalação de _____ fábrica de processamento de alumínio ____ multinacional canadense Rio Tinto Alcan, que consumirá parte da energia de Itaipu que atualmente é cedida ____ Brasil.
______ um investimento de até US$ 4 bilhões, a fábrica será instalada no leste do Paraguai, caso ____ negociações de Franco se concretizem.
___ presidente espera que Rio Tinto atraia ____ parque industrial para a área. O líder luta pela concretização desse projeto apesar _____ advertências ____ especialistas, que dizem que a Rio Tinto consumirá mais energia que o Paraguai terá ____ futuro.
Itaipu, ___ segunda maior hidrelétrica do mundo, é compartilhada pelo Brasil e Paraguai, sendo que cada ____ tem direito ___ metade da energia gerada. Como o Paraguai utiliza em torno ____ 10% de sua parte, o resto acaba ____ Brasil, que desde __ ano 2011 paga pelo excendente RS$ 360 milhões anuais.
O preço foi triplicado nesse ano, após longas negociações lideradas _______ ex-presidente Fernando Lugo, que tinha feito desse aumento _____ bandeira desde a campanha eleitoral que __ levou ao poder, em 2008.
As declarações de Franco surgem ____ momento que seu país se encontra suspenso temporariamente do Mercosul, ____ uma decisão adotada pelo Brasil, Argentina e Uruguai _____ 29 de junho, sete dias depois ____ destituição de Lugo por meio de um "julgamento político" parlamentar.
Os três membros do bloco regional impuseram essa sanção após considerarem que ocorreu _____ ruptura democrática ____ Paraguai. EFE
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/franco-afirma-pa%C3%ADs-continuar%C3%A1-dando-energia-ao-brasil-212026676.html  [09-08-12]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...