Pular para o conteúdo principal

CNA 2/3 - Mecon 1 - UdeMM 1: A celebração de Corpus Christi no Brasil



Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo:

A celebração de Corpus Christi no Brasil

O feriado artístico-religioso que reflete símbolos da cultura nacional


Por Sayonara Salvioli | Yahoo! Contributor Network – qua, 29 de mai de 2013

Estadão Conteúdo - O tradicional tapete artesanal de serragem colorida para a festa de Corpus Christi, no centro histórico de Santana de Parnaíba, em São Paulo.


Poucas coisas ___________________ (retratar) melhor uma nação do que a fé professada pelo seu povo. Nesse enfoque, _________ (haver) um momento em que fé e arte ______________________ (misturar-se) ... E aí, meu leitor, ________________ (surgir) as mais belas manifestações de tradição popular de que se tem notícia! Sim, ______________ (existir) no Brasil uma vivência sociocultural que encanta, ao mesmo tempo, pela essência cristã e pelas cores com que ______________ (pintar) a paisagem urbana. Trata-se da festa de Corpus Christi, celebração artístico-religiosa que ________ (ser), indiscutivelmente, a cara do Brasil!

A celebração - o que significa e quando acontece
O feriado de Corpus Christi - embora tenha toda uma "expressão de Brasil" - é uma festa religiosa vivenciada no mundo inteiro, quando católicos de todas as partes _______________ (celebrar) o simbólico "Corpo de Cristo".
O evento é um feriado móvel, variando a cada ano de acordo com a Páscoa. E ______________ (acontecer) na quinta-feira depois do chamado Domingo de Pentecostes (comemorado 50 dias após o Domingo de Páscoa).
Entendendo o Corpus Christi
Para explicar melhor ao leitor a essência do evento religioso, esta editoria entrevistou Maria Regina Miller Vaz, Coordenadora de Liturgia (Canto) da Igreja Porciúncula de Sant'ana, em Niterói. Católica com participação efetiva em atividades da paróquia local, Maria Regina esclarece:
- Sobre o nome:
"A expressão (em latim) Corpus Christi - que ___________ (querer) dizer 'Corpo e sangue de Cristo' - se refere à Eucaristia, ou seja, à celebração do mistério de Jesus, que ___________ (estar)  presente no pão e no vinho destinados a serem nosso alimento e nossa bebida da salvação".
- Origens da festividade / Contexto histórico:
"A procissão possuía todo um sentido político-religioso - à época da colonização dos portugueses e espanhóis -, quando as casas, residenciais ou comerciais, deveriam ser ornadas com flores e folhas. Daí surgiu o costume simbólico de se enfeitar todo o caminho pelo qual passe a "Hóstia Sagrada" (o Corpo de Cristo), colocada em ostensório conduzido solenemente pelo sacerdote. No contexto da Igreja Católica, o evento foi instituído oficialmente no ano de 1264, pelo papa Urbano IV".
Tapete de serragem em Minas Gerais (Foto: Agência Estado)

Confecção dos tapetes / Simbologias e lemas:
"Hoje, com uma filosofia necessariamente sustentável, os tapetes _______________ (costumar) ser produzidos com materiais recicláveis: ramos, pó de café, cal, sal grosso, tampinhas de garrafa, embalagens pet etc. Quanto aos padrões ilustrativos, ________________ (dever) evocar o pão e o vinho sempre, ou seja, o corpo e o sangue de Cristo. Também ________________ (retratar) o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano." - conclui a coordenadora litúrgica.
Tapetes artísticos "pintam de fé" tradicionais cidades brasileiras
Apesar do significado religioso da festividade, no Brasil - quando se ____________ (falar) em Corpus Christi - a primeira ideia que vem à cabeça das pessoas é a imagem visual de tapetes coloridos cobrindo uma rua inteira. Quem não _______________________ (lembrar-se) de já ter visto, ao vivo ou pelo menos na televisão, o cenário de símbolos formando uma passarela que mais parece um quadro de fé? Pois bem, o nosso país ________ (ser) palco dessa vivência em diversos pontos, que já se consagraram como lugares icônicos da Igreja Católica e suas tradições.
A festa de Corpus Christi nas cidades históricas de Minas
É bem conhecida a data comemorada pela comunidade católica, principalmente em cidades religiosas por tradição, como as emblemáticas localidades de Minas Gerais. Todo o estado _______________ (manter), até hoje, as vivências e os ritos herdados do Brasil Colonial. Missas, procissões e atrativos tapetes nas ruas _______________ (contar) a história de um Brasil particular, onde a tradição ___________ (ter) vida, cores e ___________ (chegar) - todo ano - anunciada pelo dobrar dos sinos.
- Ouro Preto
As ruas íngremes da antiga Vila Rica nunca perderam os ares do passado histórico local. E a festa de Corpus Christi _______________ (parecer) anunciar a "boa nova" de um tempo e uma prática que não se esgotaram com o passar dos anos. No cortejo de anjos de asas prateadas, ____________ (seguir) a multidão no rito secular que conta parte significativa da história cultural brasileira. Em Ouro Preto, mais que uma comemoração de feriado, o que se ______________ (vivenciar) é a tradição pura de um povo, sem meros apelos turísticos.
- São João del-Rei
Já nessa cidade o feriado religioso é reforçado ainda mais com a beleza simbólica de uma rica música sacra. Cânticos em latim ____________ (abrir) os trabalhos litúrgicos e uma orquestra centenária _______________ (manter) o clima de fé durante toda a missa. Este cenário _______ (ser) Minas Gerais em sua expressão mais pura; isto é Brasil!
- Sabará / Mariana
No chão rústico com seu eterno aspecto de século XVIII, o tapete de serragem formando mosaicos da fé católica: mais um painel do vasto cenário cultural mineiro - que é a cara do Brasil - todo ano "reacendido" pelas cores e formas de um Corpus Christi nacional.
A festa do feriado no resto do Brasil
Outras cidades brasileiras comemoram o feriado na sua melhor expressão de fé artística. Exemplo disso é o supertapete de 1,5 quilômetro estendido em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Pense num trabalho gigantesco de união religiosa e popular para formar o cortejo ilustrado com os ícones católicos. O material? Também não houve economia na confecção da "passarela": nada menos que 50 toneladas de sal + serragem! Visualizou aí na sua mente?
- Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, que _____________________ (preparar-se) para a Jornada Mundial da Juventude (julho de 2013), o tapete de 400 metros começará a ser confeccionado às 5h da manhã da quinta-feira, 30, de Corpus Christi. O grande mosaico horizontal, com quadros (em formato 3mX2m) configurando a temática eucarística, será montado na Avenida República do Chile. ______________________ (Estender-se) de ponto em frente à Catedral Metropolitana até imediações da rua Senador Dantas. A procissão religiosa percorrerá várias ruas do Centro do Rio, ao longo das quais será conduzida a custódia com o Santíssimo Sacramento.
- São Paulo
O interior de São Paulo, por sua vez, também ________________ (cultivar) a festa católica com expressivos "painéis de chão". Em 2012, porém, a cidade de Itu não pôde consumar a tradição - de quase 50 anos! -, em vista de forte chuva. Já a Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, abriu inscrições este ano para a confecção do tapete com a ressalva: "independentemente das condições climáticas de ocasião". Com a colaboração da paróquia local, entidades, associações e centros comunitários irão "estender a sua fé" com símbolos típicos compostos com folhagens, flores, papel crepom e materiais reciclados.
- Pernambuco
Nas cidades pernambucanas, o evento religioso é comemorado em mais de 100 paróquias, com destaque para as festividades de Recife e Olinda. Nesta cidade, em seu sítio histórico, ______ (ser) celebrada missa especial - na Catedral da Sé -, de onde _______ (sair) o famoso andor do Santíssimo Sacramento em procissão festiva. Também numeroso ______ (ser) o cortejo nas ruas do centro recifense.
- Brasília
Em Brasília, o tapete __________ (tomar) a Esplanada dos Ministérios, ao longo da qual ______________________ (estender-se) - em mosaicos feitos com areia, pó de serra e sementes - as imagens alusivas à celebração católica.
O teor da festa e o Brasil
Agora que você já ______________ (saber) mais sobre o feriado do "Corpo de Cristo" - pelas tradições religiosas de sua comemoração - _____________ (ficar) fácil mesmo atribuir à festa uma "cara de Brasil" muito própria. Pelas festividades nas cidades históricas, pelos anjinhos nas procissões, pelos sinos dobrando nos campanários - elementos típicos da cultura popular -, o "Corpus Christi" ___________ (ter) a cara do Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...