Pular para o conteúdo principal

12 de maio: Dia das Mães


Em 2013 o Dia das Mães cairá no dia 12 de maio e sempre é comemorado no segundo domingo de maio, por isso, a cada ano pode ter uma variação de data. Uma curiosidade da data é que em Portugal ela é comemorada no primeiro domingo de maio.

A data do dia das mães tem origem nos Estados Unidos que foi uma iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou o evento em 1865 chamados de Mother’s Friendship Days que foi uma iniciativa para melhorar as condições dos feridos após a Guerra da Sucessão. A ativista ainda criou em 1858 a Mother's Days Works Club com o fim de diminuir a mortandade entre as crianças de famílias das classes trabalhadoras.

Mas, que é reconhecida como a idealizadora da data do Dia das mães foi a metodista Anna Jarvis, filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da mãe criou um memorial à mãe e também iniciou uma campanha para criar de fato a data e ela teve sucesso finalmente em oito de maio de 1914 quando a data foi aprovada no Congresso dos Estados Unidos, onde é também comemorado no segundo domingo de maio.

 Já no Brasil a origem da institucionalização da data foi um pouco diversa foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas que também oficializou o Dia das mães para o segundo domingo de maio. E em 1947, foi incluída no quadro de comemorações da Igreja Católica que adotou a data em referência a Maria, mãe de Jesus.
Hoje, a data se tornou uma data extremamente comercial, o que é uma infelicidade para uma data tão importante. Não deixe de dar um abraço bem apertado na sua mãe nessa data e se poder der um belíssimo presente de dia das Mães 2013, pois ela merece.



Fonte: http://www.calendario2013.com.br/dia-das-maes-2013-data.html [10-05-13}

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...