Pular para o conteúdo principal

CNA 1/2/3 - Mecon 1 - UdeMM 1: Os vinhos premiados do Brasil


Complete com artigos, preposições e contrações:  a, às, ao, da, da, das, de,  do, do, dos, em, em, na, nos, o, os, pelo, um, uma, uma                                                                          
  

Os vinhos premiados do Brasil

Por Jen John Lee | Yahoo! Contributor Network – qua, 6 de fev de 2013  


Já passou a época em que vinho brasileiro era sinônimo de bebida de baixa qualidade. Segundo informações da IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), o país é considerado uma _______ melhores regiões no mundo para o cultivo de uvas destinadas a produção ______ vinhos espumantes.
O Brasil exporta atualmente vinhos para 22 países, dentre os principais se destacam: Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e República Tcheca. Segundo a ABE (Associação Brasileira de Enologia), os vinhos brasileiros conquistaram, somente em 2012, _______ menos 251 premiações ______ concursos internacionais. 

Com uma produção de 1,2 milhões de toneladas/ano e aproximadamente 77 mil hectares plantados, a viticultura é _______ atividade já tradicional em diversas regiões brasileiras, com vinhedos estabelecidos desde _____ extremo sul até regiões situadas muito próximas _______ equador.
É interessante notar que _____ viticultura de clima temperado (concentrada _______ estados do Sul e Sudeste), que representa cerca de 88% _______ área de vinhedos do país, segue, no geral, _____ mesmos procedimentos utilizados _____ países tradicionais no cultivo da videira, mas o surgimento de outros pólos produtores de uva para vinho, como a região do Vale do Submédio São Francisco, localizada no Nordeste (Pernambuco e Bahia) e tipicamente tropical, impulsionaram a criação de sistemas de manejo adaptados _______ condições de cada região, produzindo vinhos com uvas tradicionais mas características regionais, como explicou o Dr. Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
O Rio Grande do Sul, como a principal região produtora de uvas para vinhos, destaca-se principalmente na produção de variedades de uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Cabernet Franc, Pinot Noir, Touriga Nacional, Tempranillo e das uvas brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Ugni Blanc (Trebbiano). Segundo Luciana Masiero Anacleto, assessora da secretaria do turismo da Serra Gaúcha, a vocação da região para a vitivinicultura mostra todo seu potencial no Vale dos Vinhedos.
Um encantador vale formado por ______ topografia diferenciada das demais regiões _______ serra gaúcha e que, juntamente com o solo e o clima, influenciam positivamente na tipicidade do vinho. Hoje, o Vale dos Vinhedos é um _______ maiores produtores de uvas viníferas _______ Brasil, elaborando vinhos de qualidade, sendo a primeira região _______ Brasil a obter _____ selo de "indicação de procedência", como ocorrem com as regiões mais importantes produtoras de vinho _______ Europa. Em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, encontramos as tradicionais e premiadas vinícolas Miolo, Casa Valduga e Salton.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...