Pular para o conteúdo principal

CNA 1/2/3 - Mecon 1 - UdeMM 1: Os vinhos premiados do Brasil


Complete com artigos, preposições e contrações:  a, às, ao, da, da, das, de,  do, do, dos, em, em, na, nos, o, os, pelo, um, uma, uma                                                                          
  

Os vinhos premiados do Brasil

Por Jen John Lee | Yahoo! Contributor Network – qua, 6 de fev de 2013  


Já passou a época em que vinho brasileiro era sinônimo de bebida de baixa qualidade. Segundo informações da IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), o país é considerado uma _______ melhores regiões no mundo para o cultivo de uvas destinadas a produção ______ vinhos espumantes.
O Brasil exporta atualmente vinhos para 22 países, dentre os principais se destacam: Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e República Tcheca. Segundo a ABE (Associação Brasileira de Enologia), os vinhos brasileiros conquistaram, somente em 2012, _______ menos 251 premiações ______ concursos internacionais. 

Com uma produção de 1,2 milhões de toneladas/ano e aproximadamente 77 mil hectares plantados, a viticultura é _______ atividade já tradicional em diversas regiões brasileiras, com vinhedos estabelecidos desde _____ extremo sul até regiões situadas muito próximas _______ equador.
É interessante notar que _____ viticultura de clima temperado (concentrada _______ estados do Sul e Sudeste), que representa cerca de 88% _______ área de vinhedos do país, segue, no geral, _____ mesmos procedimentos utilizados _____ países tradicionais no cultivo da videira, mas o surgimento de outros pólos produtores de uva para vinho, como a região do Vale do Submédio São Francisco, localizada no Nordeste (Pernambuco e Bahia) e tipicamente tropical, impulsionaram a criação de sistemas de manejo adaptados _______ condições de cada região, produzindo vinhos com uvas tradicionais mas características regionais, como explicou o Dr. Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
O Rio Grande do Sul, como a principal região produtora de uvas para vinhos, destaca-se principalmente na produção de variedades de uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Cabernet Franc, Pinot Noir, Touriga Nacional, Tempranillo e das uvas brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Ugni Blanc (Trebbiano). Segundo Luciana Masiero Anacleto, assessora da secretaria do turismo da Serra Gaúcha, a vocação da região para a vitivinicultura mostra todo seu potencial no Vale dos Vinhedos.
Um encantador vale formado por ______ topografia diferenciada das demais regiões _______ serra gaúcha e que, juntamente com o solo e o clima, influenciam positivamente na tipicidade do vinho. Hoje, o Vale dos Vinhedos é um _______ maiores produtores de uvas viníferas _______ Brasil, elaborando vinhos de qualidade, sendo a primeira região _______ Brasil a obter _____ selo de "indicação de procedência", como ocorrem com as regiões mais importantes produtoras de vinho _______ Europa. Em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, encontramos as tradicionais e premiadas vinícolas Miolo, Casa Valduga e Salton.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...