Pular para o conteúdo principal

CNA - Mecon - Minagri - UdeMM: E não sabemos da missa a metade



Complete o texto com os artigos, preposições e contrações a seguir: a, a, à, ao, ao,  ao, ao, as, às, da, da, de, de, de, de, de, de, do, do, do, dos, dos, em, em, em, na, na, no, no, no, nos, o, o, o, o, o, os, pela, por, um, um, um.




 

E não sabemos da missa a metade

Por Dafne Sampaio | Mexidão – 15-07-13

Em junho agora, enquanto ____ ruas brasileiras pegavam fogo em inúmeras manifestações, ___ mundo foi sacudido ________ revelação de um grande aparato de espionagem mundial comandado pela Agência de Segurança Nacional (National Security Agency ou NSA) _____ Estados Unidos. O autor deste vazamento é _____ ex-técnico de uma empresa que prestava serviços a NSA, Edward Snowden, que atualmente se encontra _____ Aeroporto Internacional de Moscou esperando o exílio que pediu a Rússia ou voo para países que lhe ofereceram ajuda, tais como Venezuela e Equador.
Só que os Estados Unidos estão acusando-o de ser tão espião quanto Julian Assange (que está _____ “prisão domiciliar” na embaixada equatoriana de Londres há pouco mais _____ um ano) e querem ver o sujeito preso _____ traição. Do alto de sua violência autoritária e _____ soberba de serem os donos do mundo, _____ EUA conseguiram até que Portugal, França e Espanha barrassem o pouso _____ avião de Evo Morales, presidente _____ Bolívia, porque acreditavam que Snowden estava presente. Em nota , o governo brasileiro repudiou tal ação, pois “o noticiado pretexto dessa atitude inaceitável – a suposta presença de Edward Snowden no avião _____ Presidente –, além _____ fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e _____ normas civilizadas de convivência entre as nações”.
A verdade é a seguinte: desconfie _____ qualquer noticiário ou declaração que trate Snowden como espião. Espiões conseguem informações de países ou empresas para outros países ou empresas. São mercenários ou funcionários especializados, e sempre existe dinheiro envolvido. Snowden divulgou _____ público uma ação ilegal, e _____ alcance mundial, de _____ país contra cidadãos de outros países e do seu próprio país (uma coisa é coletar informações que estão abertas _____ internet outra muito diferente é entrar _____ e-mails das pessoas, de qualquer um, sem autorização judicial). Snowden abriu mão de sua vida e se transformou _____ um pária/criminoso em sua terra natal e mesmo assim existem pessoas como _____ escritor Mario Vargas Llosa que o chamam levianamente de “herói midiático da frivolidade progressista”.
Sexta passada, 12 de julho, Snowden deu seu primeiro depoimento após as matérias que saíram _____ Guardian, o jornal inglês que primeiro divulgou o vazamento. _____ área internacional do aeroporto _____ Moscou, o americano afirmou que “algo imoral não pode se tornar moral através _____ uso de uma lei secreta” e que acredita _____ princípio declarado em Nuremberg, _____ 1945, no qual “indivíduos têm deveres internacionais que transcendem as obrigações nacionais de independência. Portanto cidadãos individuais têm o dever de violar leis domésticas para impedir _____ ocorrência de crimes contra a paz e a humanidade”.
E disse mais: “Não procurei enriquecer, nem vender segredos _____ Estados Unidos. (...) _____ invés, revelei o que eu conhecia ao público, de tal modo que aquilo que afeta a todos nós possa ser discutido por todos nós _____ luz do dia, e pedi justiça _____ mundo. A decisão moral de tornar pública a espionagem que nos afeta a todos me custou muito, mas era _____ correto a fazer, e não me arrependo de nada” (vídeo aqui).
O governo americano e seus aliados ficarão batendo na tecla da espionagem , da traição, e ainda tentarão assassinar _____ reputação de Snowden. Tudo isso será cortina de fumaça para não se discutir o tamanho e o absurdo desse gigantesco crime governamental.
p.s.: seguem abaixo os dois vídeos feitos pela documentarista Laura Poitras para o Guardian. Neles, Snowden explica _____ porquê de sua decisão _____ vazar essas informações e do perigo que as democracias correm _____ não discutir e coibir esses crimes de espionagem feitos por _____ governo (que se diz _____ bastião da democracia mundial).

Vídeos em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=0hLjuVyIIrs&feature=player_embedded#at=30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA