Pular para o conteúdo principal

CNA - Mecon - Minagri - UdeMM: E não sabemos da missa a metade



Complete o texto com os artigos, preposições e contrações a seguir: a, a, à, ao, ao,  ao, ao, as, às, da, da, de, de, de, de, de, de, do, do, do, dos, dos, em, em, em, na, na, no, no, no, nos, o, o, o, o, o, os, pela, por, um, um, um.




 

E não sabemos da missa a metade

Por Dafne Sampaio | Mexidão – 15-07-13

Em junho agora, enquanto ____ ruas brasileiras pegavam fogo em inúmeras manifestações, ___ mundo foi sacudido ________ revelação de um grande aparato de espionagem mundial comandado pela Agência de Segurança Nacional (National Security Agency ou NSA) _____ Estados Unidos. O autor deste vazamento é _____ ex-técnico de uma empresa que prestava serviços a NSA, Edward Snowden, que atualmente se encontra _____ Aeroporto Internacional de Moscou esperando o exílio que pediu a Rússia ou voo para países que lhe ofereceram ajuda, tais como Venezuela e Equador.
Só que os Estados Unidos estão acusando-o de ser tão espião quanto Julian Assange (que está _____ “prisão domiciliar” na embaixada equatoriana de Londres há pouco mais _____ um ano) e querem ver o sujeito preso _____ traição. Do alto de sua violência autoritária e _____ soberba de serem os donos do mundo, _____ EUA conseguiram até que Portugal, França e Espanha barrassem o pouso _____ avião de Evo Morales, presidente _____ Bolívia, porque acreditavam que Snowden estava presente. Em nota , o governo brasileiro repudiou tal ação, pois “o noticiado pretexto dessa atitude inaceitável – a suposta presença de Edward Snowden no avião _____ Presidente –, além _____ fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e _____ normas civilizadas de convivência entre as nações”.
A verdade é a seguinte: desconfie _____ qualquer noticiário ou declaração que trate Snowden como espião. Espiões conseguem informações de países ou empresas para outros países ou empresas. São mercenários ou funcionários especializados, e sempre existe dinheiro envolvido. Snowden divulgou _____ público uma ação ilegal, e _____ alcance mundial, de _____ país contra cidadãos de outros países e do seu próprio país (uma coisa é coletar informações que estão abertas _____ internet outra muito diferente é entrar _____ e-mails das pessoas, de qualquer um, sem autorização judicial). Snowden abriu mão de sua vida e se transformou _____ um pária/criminoso em sua terra natal e mesmo assim existem pessoas como _____ escritor Mario Vargas Llosa que o chamam levianamente de “herói midiático da frivolidade progressista”.
Sexta passada, 12 de julho, Snowden deu seu primeiro depoimento após as matérias que saíram _____ Guardian, o jornal inglês que primeiro divulgou o vazamento. _____ área internacional do aeroporto _____ Moscou, o americano afirmou que “algo imoral não pode se tornar moral através _____ uso de uma lei secreta” e que acredita _____ princípio declarado em Nuremberg, _____ 1945, no qual “indivíduos têm deveres internacionais que transcendem as obrigações nacionais de independência. Portanto cidadãos individuais têm o dever de violar leis domésticas para impedir _____ ocorrência de crimes contra a paz e a humanidade”.
E disse mais: “Não procurei enriquecer, nem vender segredos _____ Estados Unidos. (...) _____ invés, revelei o que eu conhecia ao público, de tal modo que aquilo que afeta a todos nós possa ser discutido por todos nós _____ luz do dia, e pedi justiça _____ mundo. A decisão moral de tornar pública a espionagem que nos afeta a todos me custou muito, mas era _____ correto a fazer, e não me arrependo de nada” (vídeo aqui).
O governo americano e seus aliados ficarão batendo na tecla da espionagem , da traição, e ainda tentarão assassinar _____ reputação de Snowden. Tudo isso será cortina de fumaça para não se discutir o tamanho e o absurdo desse gigantesco crime governamental.
p.s.: seguem abaixo os dois vídeos feitos pela documentarista Laura Poitras para o Guardian. Neles, Snowden explica _____ porquê de sua decisão _____ vazar essas informações e do perigo que as democracias correm _____ não discutir e coibir esses crimes de espionagem feitos por _____ governo (que se diz _____ bastião da democracia mundial).

Vídeos em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=0hLjuVyIIrs&feature=player_embedded#at=30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...