Leia a seguinte reportagem e depois responda as
perguntas abaixo.
Os 65 mil domicílios que ninguém conhece
Diz o ditado maroto que "estatística é a arte de torturar os
números até que eles confessem". A despeito da gaiatice desse enunciado, sempre
me lembro dele quando leio aquelas notícias tipo "O programa estreou com
30 pontos de audiência", normalmente seguidas do complemento: "cada
ponto equivale a 65 mil domicílios". A pergunta que fica no ar:
são tantos assim os domicílios pesquisados? E a resposta é: não.
Segundo
o Ibope, que faz a medição, cada ponto na verdade não corresponde a 65 mil
domicílios, mas 65.201 domicílios e 193.281 indivíduos na região da Grande São
Paulo; 39.600 domicílios e 109.982 indivíduos na Grande Rio de Janeiro; 217.460
domicílios e 641.286 indivíduos no Painel Nacional de Televisão (PNT), amostra
do Ibope que estima a audiência da TV aberta em todo o Brasil. Cada
ponto de audiência representa 1% do total de domicílios e indivíduos da região
pesquisada.
E
como é feita essa medição? Por meio de um aparelho chamado DIB, que é conectado
ao televisor do domicílio pesquisado e mostra automaticamente o canal
sintonizado. A pessoa, entretanto, deve informar quantos espectadores
estão com ela naquele momento e digitar seu número para que o Ibope saiba a
faixa etária e sexo de quem acessou o aparelho. O nome dessa
metodologia é Peoplemeter. As praças pesquisadas são Grande São Paulo, Grande
Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba,
Salvador, Recife e Distrito Federal.
Você
conhece alguém que use ou usou um aparelhinho desses? Eu não. Há um
contrato de confidencialidade que impede ao usuário divulgar o uso do aparelho.
A pessoa que o recebe não é remunerada por isso e define os rumos da TV
brasileira com apenas um clique. O Peoplemeter, inclusive, não é o único método
de medição. Há ainda a pesquisa de caderno, no qual o indivíduo preenche um
formulário com todos os horários do que ele assistiu durante o dia.
O que deve ficar bem claro é que essa mediação é apenas uma ideia de
equivalência. Não há 65 mil domicílios ou 190 mil pessoas sendo pesquisadas. Na Grande São Paulo (a principal
praça pesquisada) são 750 aparelhinhos que definem a audiência. Se todos eles
estiverem ligados, isso significa que 75 deles equivalem a 10% da audiência na
região. Digamos que cinco deles fiquem desligados ou até mesmo sintonizados no
mesmo canal por distração enquanto a pessoa está em outro lugar, fazendo o
jantar ou batendo papo na varanda. Isso geraria um tremendo impacto, não?
Há
muita gente que coloca em dúvida a eficácia dessa medição. Como um domicílio
pode representar dezenas de milhares de espectadores?, contestam. Longe de mim
muitos quilômetros colocar em dúvida a metodologia do Ibope. Mas lembre-se:
quando você ler que um programa teve 30 pontos de audiência e que isso equivale
a 1.950.000 domicílios é bem provável que sejam pouco mais mil
aparelhinhos definindo os rumos da audiência.
Fonte: https://br.tv.yahoo.com/blogs/tela-plena/os-65-mil-domic%C3%ADlios-que-ningu%C3%A9m-conhece-175414751.html
[29-07-14]
Responda:
1)
Qual é a empresa encarregada de medir as audiências televisivas na
Argentina?
2)
Qual o método de medição utilizado?
3)
Em que lugares se realiza a medição na Argentina?
4)
Você concorda com o autor da reportagem? Argumente.
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