Pular para o conteúdo principal

Expedição que recria histórica epopeia que libertou o Chile cruza os Andes



Complete o seguinte texto com os artigos, preposições e contrações a seguir: a, a, a, ao, as, as, às, da, da, das, de, do, do, do, dos, em, em, em, entre, pelo, na, nas, no, no, nos, um, uma.
Expedição que recria histórica epopeia que libertou o Chile cruza os Andes

8 de fevereiro de 2017


Membros da Força Expedicionária argentina em Valle Hermoso, Argentina, no dia 2 de fevereiro de 2017

Cerca de 600 militares argentinos e chilenos atravessaram ____ cordilheira ______ Andes, recriando uma ______ grandes gestas da sua história, que há 200 anos libertou o Chile e o Peru ______ domínio espanhol.
Bandeiras ______ Argentina e ______ Chile ondeavam à frente das colunas de homens a cavalo, que avançaram por ______ cenário natural majestoso, por caminhos de pedra e terra, entre montanhas de cumes nevados, ______ recriação da expedição.
"______ escolas militares do mundo se estuda a travessia dos Andes como ______ das maiores façanhas históricas", disse à radio del Plata o historiador argentino Felipe Pigna, em 24 de janeiro, quando a expedição partiu de Mendoza, 1.000 km ______ oeste de Buenos Aires.
A expedição será concluída ______ 12 de fevereiro na localidade de Colina, ao norte ______ Santiago.
A presidente chilena, Michelle Bachelet, comparecerá nesse dia a um ato ______ lugar onde foi travada a batalha de Chacabuco, na qual ______ forças coloniais do governador espanhol Francisco Marcó del Pont foram derrotadas.
____ força libertadora comandada ________ general argentino José de San Martín contava com 5.500 soldados. A travessia de homens e armas daquela gesta de 1817, que se prolongou durante 20 dias, foi realizada ______ condições extremas, no lombo de 10.000 mulas e 1.600 cavalos.
O general patriota chileno Bernardo O'Higgins se uniu ______ tropas de San Martín e teve um papel crucial ______ combates libertadores.
Em Chacabuco, as tropas ______ coroa espanhola perderam 450 homens, e outros 600 foram presos, entre eles 30 oficiais. ______ de San Martín e O'Higgins perderam 12 homens, e 120 ficaram feridos.
Outra batalha vitoriosa dos patriotas foi a de Maipú, que consagrou a emancipação chilena. San Martín organizou ______ Chile a esquadra expedicionária que três anos depois atacou o baluarte continental realista ______ Lima e declarou a independência ______ Peru.
A cordilheira dos Andes é ____ fronteira natural ________ Argentina e Chile.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...