Pular para o conteúdo principal

CNA, EES11, UdeMM, Maimônides: Testemunha incrimina polícia no desaparecimento de jovem argentino



Complete o seguinte texto com os artigos, preposições e contrações a seguir e depois discuta com seu professor e colegas: a, a, à, à, ao, aos, com, da, da, das, de, de, de, do, em, na, na, na, no, nos, o, para, pela, pela, pelas, pelo, um, uma, uma.

Testemunha incrimina polícia no desaparecimento de jovem argentino
EFE05-09-17 . Rodrigo García.
Buenos Aires, 5 set (EFE).- O caso de Santiago Maldonado, cujo rastro foi perdido há pouco mais de um mês quando participava do protesto ______ uma comunidade indígena, mantém ______ Argentina consternada e elevou as críticas ______ governo após o depoimento nesta terça-feira de uma testemunha que diz ter visto a polícia agredindo e detendo o jovem.
No juizado da sulina cidade de Esquel - onde em 1º de agosto aconteceu a manifestação ______ qual se perdeu a pista do jovem de 28 anos -, ______ índio mapuche declarou ter visto a polícia espancar e carregar Santiago após a dispersão ______ manifestação, realizada por meio de disparos de armas de fogo.
______ testemunha assegurou ainda que escutou os agentes gritarem "Matem um deles".
No meio do incessante surgimento de informações, o Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado ______ Nações Unidas para os Direitos Humanos expressou nesta terça-feira sua "preocupação" pela falta "de progresso" da investigação.
Isto se soma ______ pronunciamentos feitos dias atrás _______ Comitê da ONU contra os Desaparecimentos Forçados, que exigiu que o Estado tome "medidas urgentes" para buscar o jovem, e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que outorgou ______ medida cautelar para proteger os direitos de Maldonado e exigir ao governo que dê informação sobre as medidas ________ investigar os fatos.
"É um caso da maior preocupação do Ministério Público", garantiu por sua parte a procuradora-geral Alejandra Gils Carbó, fortemente distanciada do atual governo.
A situação levou o próprio presidente argentino, Mauricio Macri, a convocar sua ministra de Segurança, Patricia Bullrich - cujo trabalho é fortemente questionado ________ oposição e organizações humanitárias -, e o titular de Justiça, Germán Garavano, entre outros, para uma reunião nesta terça-feira ______ sede do governo.
"Repassamos um relatório ao presidente e o caso está sendo acompanhado com atenção e cuidado", afirmou após o encontro Garavano, que ressaltou que a prioridade é "tentar esclarecer o que aconteceu ______ Santiago".
Estabelecido na Patagônia argentina, Maldonado se dedica a fazer tatuagens, murais e poesia e é comprometido com causas como a reivindicação dos povos originários ________ terras dos seus ancestrais.
______ dia do seu desaparecimento, _______ comunidade mapuche protestava pela detenção de seu líder - que tem um pedido de extradição do Chile por terrorismo - e Maldonado, que supostamente estava ali para apoiar à causa, foi visto pela última vez "enquanto fugia da perseguição da polícia", segundo várias testemunhas.
"Estamos fazendo todo o trabalho nós mesmos. Em 35 dias ainda não vimos resultados", lamentou hoje em uma coletiva de imprensa Sergio Maldonado, irmão ______ desaparecido.
Sem saber nada do jovem desde então, a polêmica se paralisou depois que pessoas próximas a Maldonado e vários organismos de direitos humanos acusaram ______ polícia, assim como o governo de Macri, de ter feito o jovem desaparecer, o que comparam com as práticas repressivas da última ditadura militar (1976-1983).
"É preciso ser muito prudente. Nós não prejulgamos e permitimos que o juiz avance como corresponde, com absoluta liberdade", salientou hoje ______ governante argentino sobre o caso, que está sob segredo e foi classificado pelo Ministério Público como "desaparecimento forçado".
No entanto, o governo assegurou ______ últimos dias que colabora com a Justiça, mas insiste que, por enquanto, não há provas que vinculem a polícia com o incidente e pede que não se descarte nenhuma linha ______ investigação.
No entanto, as críticas não cessam quando faltam menos de dois meses para as eleições legislativas.
"Não quero que a Argentina volte a ser um país onde quem pensa diferente tem medo. Onde está Santiago Maldonado?", escreveu esta tarde em sua conta do Twitter a ex-presidente e candidata a senadora Cristina Kirchner (2007-2015).
A viúva do também ex-governante Néstor Kirchner lidera uma campanha internacional _______ aparição com vida do jovem, ______ qual aderiram nomes como o filósofo americano Noam Chomsky, o cantor cubano Silvio Rodríguez e o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo.
Imagen: La Nación
Com o mesmo objetivo, milhares de cidadãos saíram às ruas ______ sexta-feira passada para manifestar-se ______ diversas cidades ______ Argentina e do mundo.
Em Buenos Aires, o protesto terminou com distúrbios que deixaram 20 feridos e mais ______ 30 detidos. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA