Pular para o conteúdo principal

Índios de tribo isolada da Amazônia são assassinados por garimpeiros



Leia e dê sua opinião sobre a seguinte reportagem. Depois veja os comentários do final e poste mais um comentário relacionando a situação dos povos originários na Argentina. Pesquise se há um órgão semelhante à FUNAI em nosso país.

Índios de tribo isolada da Amazônia são assassinados por garimpeiros
12/09/17
Imagens aéreas de membros de uma tribo isolada da Amazônia foram feitas em 2008. Acredita-se que pelo menos 10 membros de uma tribo nesta região tenham sido assassinados por garimpeiros no mês passado. (Ho New / Reuters) 

Pelo menos 10 membros de uma tribo isolada da região da Amazônia foram supostamente assassinados no mês passado por garimpeiros ilegais que atuam na região, de acordo com a ONG Survival International.
A organização, que defende os direitos dos povos indígenas, disse que o massacre incluiu mulheres e crianças, e pode ter acabado com um quinto da tribo.
Membros da tribo estavam recolhendo ovos nas margens de um rio no Vale do Javari, quando os garimpeiros chegaram, de acordo com o The New York Times. Mais tarde, eles se gabaram do massacre num bar na cidade mais próxima, e inclusive mostraram um remo com detalhes feitos à mão que alegaram ter roubado como um troféu.
“Foi uma conversa de bar muito cruel,” disse Leila Silvia Burger Sotto-Maior, coordenadora da Funai para tribos não contatadas ou recentemente contatadas, ao Times. “Eles também se vangloriaram por terem cortado os corpos e jogado os pedaços no rio”.
A Funai (Fundação Nacional do Índio), órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, teve parte de seu orçamento cortado recentemente, sob o governo do presidente Michel Temer. A ONG Survival International descreveu o governo de Temer como “ferozmente anti-indígena, com fortes laços com o poderoso lobby agrícola e anti-indígena, do país”.
A Survival International classificou o ataque como um “genocídio” e disse que Temer e seu governo têm uma “grande responsabilidade” pelo ocorrido. De acordo com Stephen Corry, diretor da organização:
“O corte na verba da Funai deixou dezenas de tribos isoladas sem defesa contra milhares de invasores – garimpeiros, fazendeiros e madeireiros – que estão desesperados para roubar e saquear suas terras. Todas estas tribos deveriam ter tido suas terras devidamente reconhecidas e protegidas, há anos. O apoio do governo a aqueles que querem violar territórios indígenas é absolutamente vergonhoso, e está provocando um retrocesso de décadas no campo dos direitos indígenas”.
Pelo menos duas outras tribos da região já tiveram suas terras invadidas e agora estão cercados por fazendeiros e outros tipos de invasores, segundo a Survival International.
Adelson Kora Kanamari, líder da tribo Warikama Djapar, disse ao portal Amazônia Real que a situação para os povos indígenas da região é “muito crítica”, e que entre 18 e 21 pessoas foram mortas no massacre, de acordo com a AFP.
Os invasores são proprietários de terras, caçadores, garimpeiros,” disse Kanamari. “Muitos destes índios estão sendo assassinados no isolamento, mas não sabemos as datas ou o número exato de mortes”.
Ed Mazza
Principio del formulario

Entre para postar um comentário.Final del formulario
    • joao 4 horas atrás
CORTANDO VERBAS DE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE PARA SOBRAR MAIS PRA SER ROUBADO.
O Brasil é um retrocesso vergonhoso em tudo.
Mas para pagar juízes (STF) e congressistas golpistas (além de perdoar dívidas milionárias de bancos) aí tem
" Acredita-se que pelo menos 10 membros de uma tribo nesta região tenham sido assassinados por garimpeiros no mês passado" ACREDITA-SE, ou seja, acha-se, sem comprovação, achologia baseada em conversa de bar, como é que pode "fazer" uma matéria sem comprovação física de nada, só uma conversa de bar? Pode até ter acontecido, não duvido nada, mas primeiro prova, depois fala, a não ser que a intensão seja outra......
A Funai sempre foi omissa, agora a desculpa de corte de verba, e antes quando tinha verba, sempre fez vista grossa pros desmandos dos coronéis dos garimpos e fazendeiros, NUNCA protegeu ou esteve ao lado dos índios, mais uma vergonha pra acrescentar a sua ficha de incompetência.
Garimpeiros, fazendeiros e madeireiros do cartel do Temer.
Enquanto que a "lei do dinheiro" reinar, isso sempre vai acontecer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA