Pular para o conteúdo principal

Macri demite dois ministros influentes na Argentina



Complete com os verbos indicados no presente (Pte.) ou no pretérito perfeito simples (PPS).
Presente (Pte.): amar (eu amo, você ama, nós amamos, eles amam)
Pretérito Perfeito Simples (PPS): amar (eu amei, você amou, nós amamos, eles amaram)
Macri demite dois ministros influentes na Argentina
AFP 17-06-18

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, demitiu dois ministros influentes, anunciou no sábado à noite a agência estatal Télam.
A imprensa __________________ (considerar-Pte.) as demissões dos ministros Juan José Aranguren (Energia) e Francisco Cabrera (Produção) mais uma consequência da crise cambial e financeira que __________________ (obrigar-PPS) o país a pedir o auxílio do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Macri __________________ (anunciar-PPS) na quinta-feira a demissão do presidente do Banco Central, Federico Sturzenegger, e o __________________ (substituir-PPS) pelo então ministro das Finanças, Luis Caputo. A pasta das Finanças foi absorvida pelo ministério da Fazenda, a cargo de Nicolás Dujovne, que __________________ (negocioar-PPS) um crédito 'stand by' com o FMI de 50 bilhões de dólares a três anos.
Além da intenção de modificar o gabinete, a imprensa recordou que os dois ministros demitidos ______________ (estar-Pte.) sob investigação judicial por conflitos de interesses, pois mantinham negócios privados supostamente incompatíveis com os cargos públicos.
Para o lugar de Aranguren, um acionista da petroleira anglo-holandesa Shell, o presidente __________________ (escolher-PPS) o engenheiro Javier Iguacel.
O posto de Cabrera, acionista de uma grande rede de farmácias, será ocupado pelo economista Dante Sica, um especialista em Mercosul.
A Argentina receberá em 20 de junho uma primeira parcela de 15 bilhões de dólares do FMI. Em troca, o país deverá realizar um ajuste fiscal equivalente a 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em três anos.
Aranguren __________ (ser-PPS) questionado na justiça por administrar as tarifas de gás e petróleo, vinculadas a seus interesses pessoais. Cabrera __________ (ser-PPS) denunciado nos tribunais por tentativa de ampliar seus negócios farmacêuticos.
A Argentina ______________ (estar-Pte.) sofrendo uma corrida cambial que desvalorizou sua moeda em mais de 30% desde janeiro. O país __________________ (perder-PPS) 14 bilhões de dólares de reservas do Banco Central, cujas reservas __________________ (cair-PPS) a 48 bilhões.
A projeção oficial de inflação para 2018 __________________ (disparar-PPS) para a margem de 27% a 32%, de acordo com um memorando de entendimento com o FMI.
Organizações sociais e centrais sindicais __________________ (convocar-PPS) uma greve para o dia 25 de junho, um protesto contra a política econômica do macrismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...