Pular para o conteúdo principal

Documento digital deve substituir RG, CPF e título de eleitor ainda em 2018



Documento digital deve substituir RG, CPF e título de eleitor ainda em 2018
Yahoo Finanças sex, 6 de jul
Divulgação/Ministério do Planejamento
O Documento Nacional de Identificação (DNI), que reune dados de todos os documentos pessoais exigidos pelo governo federal, está em fase de testes e pode ser disponibilizado ao público ainda este semestre, segundo o Ministério do Planejamento.
O novo documento será emitido pelos Correios e vai reunir, de forma online, informaçōes e números do CPF e do título de eleitor. A longo prazo, o governo também pretende acrescentar os dados de identidade (RG), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de certidões de nascimento e de casamento e o cartão saúde.
Os testes, que devem durar 30 dias, serão realizados em Brasília na próxima semana com servidores do Ministério do Planejamento e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A fase seguinte será de estratégia para implementar o serviço nos outros estados. Os interessados no DNI devem realizar um pré-cadastro digital que exige o registro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — ou seja, apenas quem tiver a digital cadastrada no título de eleitor pode pedir o documento. O cadastro será feito por meio de um aplicativo em smartphone.
Assim que os dados forem cadastrados na plataforma, o interessado deve agendar a validação das informaçōes em uma agência física dos Correios. O planejamento prevê que o documento ficará disponível durante o próprio atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...