Pular para o conteúdo principal

Dura derrota eleitoral para Macri na província de Córdoba



Dura derrota eleitoral para Macri na província de Córdoba
AFP seg, 13 de mai
O presidente argentino Mauricio Macri está sob pressão pela crise econômica
A aliança governista do presidente argentino Mauricio Macri, Mudemos, sofreu uma dura derrota no domingo na província argentina de Córdoba, onde entrou dividida na disputa: seus dois deputados ficaram longe do governador peronista Juan Schiaretti, que conquistou a reeleição no segundo maior distrito eleitoral do país.

Com 94,2% das urnas apuradas, Schiaretti tem 54,0% dos votos, enquanto Mario Negri do Mudemos tem 17,8% e o radical Ramón Mestre aparece em terceiro (11,0%).
Negri, também considerado radical, recebeu o apoio de Macri e do governo federal, enquanto Mestre - até agora prefeito da capital de Córdoba - apresentou uma candidatura fora da chapa macrista.
"Somos parte do peronismo federal, democrático e republicano. Estamos convencidos de que não haverá república na Argentina sem o peronismo e não haverá futuro para o peronismo se não for republicano", declarou o governador reeleito.
Schiaretti, 69 anos, que foi governador de Córdoba entre 2007 e 2011, voltou ao cargo em 2015.
Em 2008, Schiaretti se distanciou da então presidenta Cristina Kirchner (2007-2015), da esquerda do peronismo, pelo apoio que deu aos produtores durante a crise do campo, provocada pelo aumento dos impostos às exportações agrícolas.
Agora, o candidato kirchnerista desistiu de participar da eleição e apoiou Schiaretti.
O peronismo também venceu a prefeitura da cidade de Córdoba, o que não acontecia desde 1974.
A disputa em um distrito com 2,8 milhões de eleitores, 8,7% do total nacional, gerou um interesse especial porque foi a província que deu a Macri a vitória no segundo turno da eleição presidencial 2015, quando obteve 74% dos votos na região, a maior vantagem em todo o país.
A Argentina celebrará o primeiro turno da eleição presidencial em 27 de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA