Pular para o conteúdo principal

Cinco curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

 


Manifestantes russos reivindicam o direito ao voto para as mulheres na antiga Petrogrado, hoje São Petersburgo, em 1917

Olivier THIBAULT

sex., 5 de março de 2021 6:16 AM GMT-3

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em 8 de março, é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres, contra o sexismo e as desigualdades em relação aos homens há mais de um século.

- Qual a origem do 8 de março? -

A primeira iniciativa em favor de um dia para as mulheres data de 1909, uma ideia concebida pelo Partido Socialista dos Estados Unidos.

Mas foi na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em agosto de 1910, em Copenhague, que a alemã Clara Zetkin abre uma votação sobre o princípio de um Dia Internacional, sem data definida.

Nesse período, as reivindicações das mulheres contra a discriminação no emprego e pelo direito ao voto cresciam nos países industrializados.

O movimento sufragista para reivindicar o direito ao voto para as mulheres nasceu em 1903 no Reino Unido, onde elas obtiveram o direito de votar (a partir dos 30 anos) em 1918.

- Quando foi a primeira edição? -

A primeira edição do Dia da Mulher aconteceu em 19 de março de 1911. Nesse dia, mais de um milhão de pessoas protestaram pelos direitos das mulheres em Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Nos primeiros anos, esses dias estão intimamente ligados aos movimentos operário e socialista. Em 1914, foi em 8 de março que as mulheres socialistas se reuniram em Berlim, em particular para exigir o direito ao voto. O acontecimento é considerado a primeira manifestação de fato do 8 de março.

- Qual é o elo com a revolução russa? -

Enfraquecido após a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, o Dia da Mulher encontrou um novo começo na Rússia.

Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário russo), ocorreram manifestações em São Petersburgo (então Petrogrado) de operárias exigindo pão e o retorno dos homens do front.

É o primeiro ato dos acontecimentos que levarão à abdicação do czar e à revolução russa. Em homenagem a este "primeiro dia da Revolução Russa", Lênin teria designado esta data como o dia oficial de celebração para as mulheres.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se em todos os países do Bloco de Leste uma celebração da mulher e do comunismo.

- Quem decidiu internacionalizar o 8 de março? -

A partir do início da década de 1970, os movimentos feministas ocidentais aproveitaram essa data simbólica para fortalecer as reivindicações por direitos políticos e sociais iguais, pela legalização do aborto ou pela igualdade no trabalho.

Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU), junto com outras organizações internacionais, fez desta data o “Dia Internacional da Mulher”.

- Edição especial pelos 100 anos -

O dia 8 de março de 2010 marcou o 100º aniversário do "Dia Internacional da Mulher". Para a ocasião, diversos eventos foram organizados nos cinco continentes.

O tema oficial escolhido pela ONU enfatizou a igualdade no trabalho e na sociedade: “igualdade de direitos, igualdade de oportunidades: progresso para todos”.

Na França, o dia 8 de março de 2010 foi acompanhado pelas comemorações do 40º aniversário da criação do Movimento de Libertação das Mulheres (MLF), um movimento feminista que reivindica a liberdade dos corpos das mulheres e campanhas pelo direito ao aborto.

fm-ot/mw/sp/am/mvv

Fonte: https://br.yahoo.com/news/cinco-curiosidades-sobre-o-dia-091642206.html 05-03-21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...