Pular para o conteúdo principal

Argentina registra o 1º caso na América Latina

 

Segundo o governo da Argentina, o paciente diagnosticado com a varíola dos macacos está em bom estado de saúde, em isolamento e recebendo o tratamento para os sintomas. (Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP)

Redação Notícias

seg., 23 de maio de 2022 1:03 PM

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou neste domingo (22) que foi detectado no país o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. No comunicado, o governo disse se tratar de um morador da província de Buenos Aires.

De acordo com o ministério, o caso está em investigação e envolve um homem que esteve na Espanha, país que identificou um pequeno surto desta infecção, e regressou para solo argentino ainda na semana passada.

Em nota, a pasta disse que o homem entrou em contato com o serviço de saúde com sintomas "compatíveis com o da varíola dos macacos". Segundo informações da pasta, o paciente apresentou pequenas feridas em distintas partes do corpo e febre.

A nota relata ainda que o paciente está em bom estado de saúde, em isolamento e recebendo o tratamento para os sintomas.

A partir deste primeiro caso suspeito e das notificações internacionais, o governo argentino formou uma equipe de trabalho para iniciar a vigilância da doença e gerar recomendações específicas para as equipes de saúde do restante do país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é esperado identificar mais casos de varíola dos macacos à medida que países onde a doença normalmente não é encontrada aumentem a vigilância.

A varíola do macaco raramente é identificada fora da África, mas até o último sábado (21), 94 casos haviam sido confirmados e 28 casos suspeitos da infecção foram relatados em 15 países que não são endêmicos para o vírus, disse à agência de Saúde da ONU.

"As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos", acrescentou a OMS.

A varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central. Embora a doença pertença à mesma família de vírus da varíola, seus sintomas são mais leves.

Os infectados geralmente se recuperam em duas a quatro semanas sem hospitalização, mas, em algumas ocasiões, a doença é fatal.

Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

Os sintomas são: dores de cabeça; dores no corpo; nódulos linfáticos inchados; Cansaço e erupções cutâneas nas mãos e pés.

Fonte: https://br.yahoo.com/news/variola-dos-macacos-argentina-registra-o-1-caso-na-america-latina-160309579.html 23-05-22

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA