Pular para o conteúdo principal

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

 Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo:

Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasilook Twitter Imprimir Email

1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação

Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.

 

No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis. 

Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser prioridade em todos os municípios brasileiros. 

Reflexo da pandemia de Covid-19

Assim, a agência avalia que _______________ (ser) urgente implementar as ações previstas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, que busca assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental.

Segundo o recente Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, 56,4% das crianças nesta etapa de formação na rede pública não atingiram o nível esperado de alfabetização. Isso _______________ (contribuir) para um número expressivo de alunos em todo o país que frequentam a escola sem dominar a leitura e escrita.

O cenário, que já preocupava antes da pandemia de Covid-19, se agravou ao longo dela. Em 2019, 39,7% de crianças não estavam alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública.

Segundo a agência da ONU, a piora das estimativas _______________ (levar) a uma crise urgente, que precisa ser enfrentada em cada município brasileiro, com apoio de todos os estados e do Governo Federal.

Opas - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) lança a Semana de Vacinação nas Américas no Brasil, pedindo aos países da região que se unam para acabar com o sarampo.

Trajetória escolar

Na avaliação da chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Dias Pinto, ciclos de alfabetização incompletos _______________ (ter) um impacto significativo na trajetória escolar de crianças e adolescentes, resultando em reprovações e abandono.

Ela destaca que a falta de habilidades de leitura e escrita _______________ (dificultar) o aprendizado e o acompanhamento das atividades escolares. Para Mônica Dias Pinto, os estudantes, ao enfrentarem repetidas reprovações, muitas vezes abandonam a escola. Até _______________ (poder) tentar retornar, mas acabam acumulando atrasos acadêmicos. 

A representante do Unicef afirma que a ausência de oportunidades de aprendizado _______________ (tornar-se) um fator determinante para a saída definitiva desses alunos do sistema escolar.

Propostas para reverter o cenário

O Unicef aponta que para enfrentar esse desafio passa por duas estratégias principais e urgentes, que precisam ser implementadas em paralelo. 

A primeira é investir em práticas pedagógicas de qualidade, voltadas à alfabetização das crianças que _______________ (estar) chegando agora aos primeiros anos do Ensino Fundamental, para que aprendam a ler e escrever na idade certa. 

A segunda é implementar propostas de recomposição das aprendizagens voltadas a aqueles estudantes que não aprenderam a ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental, e agora _______________ (precisar) de um apoio específico para aprender, recuperar o tempo perdido e avançar.

As duas propostas _______________ (ser) parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que ainda busca recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia. Até o final de 2023, 100% dos Estados e mais de 90% dos municípios haviam aderido ao programa.

A chefe de Educação do Unicef no Brasil acredita que _______________ (ser) essencial acompanhar de perto a implementação desse programa, avaliando as propostas de alfabetização que estão sendo desenvolvidas em cada município e os resultados concretos delas na redução do analfabetismo no país. 

© Dream Project - Unesco destaca que a celebração da data pretende ainda refletir sobre o papel da alfabetização na construção de sociedades mais inclusivas

Como recuperar a aprendizagem de quem ficou para trás?

Para contribuir no desenvolvimento e na implementação de boas práticas voltadas à recuperação da aprendizagem, o Unicef e parceiros _______________ (contar) com a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, em parceria com Secretarias Estaduais de Educação. 

O objetivo é facilitar um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série e o fracasso escolar no País, e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso à educação, a permanência na escola e a aprendizagem desses estudantes.

Dados de alfabetização 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, a cada dois anos para avaliar o desempenho de estudantes em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

O Ministério da Educação e o Inep estabeleceram, em 2023, a pontuação que _______________ (definir) uma criança alfabetizada: 743 pontos. 

A definição da pontuação _______________ (ser) resultado da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada com 251 professores alfabetizadores das cinco regiões brasileiras e das 27 Unidades da Federação e especialistas durante os meses de abril e maio de 2023 com o objetivo de identificar o conjunto de habilidades de leitura e escrita esperadas ao fim do segundo ano do Ensino Fundamental.

*Com reportagem do Unicef Brasil

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2024/02/1827087?utm_source=ONU+News+-+Newsletter&utm_campaign=b76c137871-EMAIL_CAMPAIGN_2024_02_03_06_06&utm_medium=email&utm_term=0_98793f891c-b76c137871-%5BLIST_EMAIL_ID%5D 01-02-24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA