Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil destaca situação de 160 milhões de crianças

© Unicef/Delil Souleiman - Nações Unidas registraram “progressos constantes” na redução do trabalho infantil desde o ano 2000

acebook Twitter Imprimir Em12 Junho 2024 - Legislação e prevenção de crimes

Nações Unidas pedem ação enérgica dos países pelo fim do tipo de atividade em todas suas formas; mais de 90% do total global estão nas regiões da África e Asia e Pacífico; Américas concentram 11 milhões de menores trabalhando abaixo da idade mínima permitida.

A celebração do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, neste 12 de junho, enfatiza a situação de 160 milhões de crianças envolvidas no tipo de atividades. O total corresponde a um em cada 10 menores em todo o planeta.

A data coincide com os 25 anos da adoção da Convenção da Organização Internacional do Trabalho, OIT, sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil. O tratado apresenta a classificação de diferentes países.

Chamado à Ação de Durban de 2022

As Nações Unidas pedem uma atuação mais enérgica em níveis nacional, regional e internacional pelo fim do trabalho infantil em todas as suas formas, incluindo através de políticas e focalizando nas causas previstas no Chamado à Ação de Durban de 2022.

© Unicef/Roger LeMoyne - ONU destaca “a hora de tornar a eliminação do trabalho infantil uma realidade”,

A agência da ONU mobiliza as autoridades para que ratifiquem e implementem de forma eficaz a Convenção da OIT sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil, bem como o tratado sobre idade mínima. A meta é que todas as crianças tenham proteção legal contra o tipo de prática em todas as suas formas.

As Nações Unidas registraram “progressos constantes” na redução do trabalho infantil desde o ano 2000. Mas com conflitos, crises e a pandemia da Covid-19 houve recuos nos últimos anos porque “mais famílias foram empurradas para a pobreza”.

Pressão sobre famílias e comunidades

Outra questão que aumentou o número de menores que trabalham abaixo da idade mínima foi a ausência ou as lacunas na inclusão no crescimento econômico para aliviar as pressões que fazem com que famílias e comunidades recorram ao trabalho infantil. 

© UNICEF/Eyad El Baba - Mais de 90% do total global estão nas regiões da África e Asia e Pacífico

Em termos de regiões, a África é a mais afetada crianças envolvidas no trabalho infantil com 72 milhões, ou um quinto do total global. Seguem-se a Ásia e o Pacífico com 7%, correspondentes a 62 milhões. As duas regiões concentram 90% do total global de menores que trabalham abaixo da idade permitida. 

Economias de renda média

Nas Américas existem 11 milhões de menores trabalhando, enquanto na Europa e na Ásia Central são cerca de 6 milhões. Os Estados Árabes concentram 1 milhão de menores nessa situação. 

Embora a porcentagem de crianças envolvidas no trabalho infantil seja mais alta em países de baixa renda, os números absolutos são mais altos em economias de renda média. 

A ONU destaca “a hora de tornar a eliminação do trabalho infantil uma realidade”, cumprindo a meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que prevê a eliminação da prática em todas as suas formas até 2025.

© OIT/Minette Rimando - Estados Árabes concentram 1 milhão de menores trabalhando

 Fonte: https://news.un.org/pt/story/2024/06/1833066?utm_source=ONU+News+-+Newsletter&utm_campaign=6bac9da941-EMAIL_CAMPAIGN_2024_06_15_05_06&utm_medium=email&utm_term=0_98793f891c-6bac9da941-%5BLIST_EMAIL_ID%5D 12-06-24 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

Tempestade solar mostra necessidade de previsões meteorológicas espaciais

  © Unsplash/Lightscape - A aurora boreal ilumina o céu em Tromso, na Noruega Imprimir   Email 14 Maio 2024 - Clima e Meio Ambiente   Auroras boreais e austrais espetaculares foram avistadas em locais incomuns como resultado da maior tempestade geomagnética em décadas; fenômeno é resultado de elevada atividade solar; Organização Meteorológica Mundial ressalta importância do monitoramento e previsão do clima espacial. Uma das maiores tempestades geomagnéticas em décadas gerou um espetacular show de luzes nos céus de todo o mundo, mas também destacou a importância das previsões de eventos climáticos espaciais potencialmente disruptivos. Esse será um dos temas tratados na próxima reunião do Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial, OMM, em junho. OMM/Lionel Peyraud - A aurora boreal em Kilpisjarvi, Finlândia. Avistamento incomum de auroras De 10 a 13 de maio, as auroras, que são tipicamente vistas nas áreas polares, puderam ser avistadas em latitudes exc