Pular para o conteúdo principal

Brasil acolhe Encontro Global de Educação com foco em equidade e inclusão


Jade Queiroz/Mtur - A cidade de Fortaleza, no Brasil, recebe até este 1 de novembro o Encontro Global de Educação de 2024

1 Novembro 2024 Cultura e educação

Evento na cidade de Fortaleza reunirá ministros da Educação, especialistas e estudantes; o objetivo do encontro organizado pela Unesco é reforçar colaboração multissetorial e financiamento para superar desafios do setor; globalmente, 250 milhões de crianças e jovens permanecem fora da escola.

A cidade de Fortaleza, no Brasil, recebe até este 1 de novembro o Encontro Global de Educação de 2024.

O evento convocado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, ocorre na sequência da Reunião de Ministros da Educação do G20, o bloco que reúne as 20 maiores economias do mundo.

Educação como equalizador social

O objetivo é promover um diálogo multilateral e multissetorial, reconhecendo a educação como um “equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável”.

Ministros da Educação de todos os Estados-membros da Unesco foram convocados. Outros convidados são ministros das Finanças, Cooperação Internacional, Economia, Meio Ambiente, Gênero, Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Saúde, Trabalho e outros setores.

A atividade inclui educadores nacionais e estrangeiros, atores governamentais e não-estatais, organizações da sociedade civil, setor privado, fundações e representantes de jovens e estudantes.

© Unicef/Giacomo Pirozzi - Serão necessários mais 24,4 milhões de professores no ensino primário e cerca de 44,4 milhões de docentes no nível secundário para alcançar a educação básica universal até 2030

Pacto para o Futuro

A Unesco espera que o Encontro Global sirva para impulsionar a transformação da educação, em linha com o Pacto para o Futuro, aprovado nas Nações Unidas em setembro, e com a reunião realizada pela Unesco em junho, intitulada Acelerando o Progresso em Direção ao ODS 4: Balanço de Ações Transformativas na Educação.

O resultado esperado é o consenso sobre estratégias de aceleração para de metas da Agenda 2030. Este será o quarto Encontro Global sobre Educação desde que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, foram adotados em 2015.

O prazo de 2030 para atingir as metas globais está se aproximando. O progresso em direção ao ODS 4, relacionado com acesso à educação de qualidade, é considerado lento.

Principais lacunas

Globalmente, 250 milhões de crianças e jovens permanecem fora da escola e quase 40% das crianças em idade escolar primária não têm habilidades básicas de leitura. Cerca de um em cada sete jovens e adultos, aproximadamente 765 milhões de pessoas, não têm habilidades básicas de alfabetização.

Além desses desafios, os países de renda baixa e média enfrentam uma lacuna de financiamento de US$ 97 bilhões por ano para atingir suas metas nacionais do ODS 4.

O Encontro Global de Educação será concluído com a adoção da Declaração de Fortaleza, que servirá como um apelo à colaboração e um chamado para aumentar o financiamento da educação até 2030 e além. 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2024/11/1840016?utm_source=ONU+News+-+Newsletter&utm_campaign=71b69ce209-EMAIL_CAMPAIGN_2024_11_02_05_06&utm_medium=email&utm_term=0_98793f891c-71b69ce209-%5BLIST_EMAIL_ID%5D 01-11-24


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...