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Novembro 2024 Cultura e educação
Evento na cidade de Fortaleza reunirá ministros da Educação,
especialistas e estudantes; o objetivo do encontro organizado pela Unesco é
reforçar colaboração multissetorial e financiamento para superar desafios do
setor; globalmente, 250 milhões de crianças e jovens permanecem fora da
escola.
A cidade de
Fortaleza, no Brasil, recebe até este 1 de novembro o Encontro Global de
Educação de 2024.
O evento
convocado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura,
Unesco, ocorre na sequência da Reunião de Ministros da Educação do G20, o bloco
que reúne as 20 maiores economias do mundo.
Educação como equalizador social
O objetivo
é promover um diálogo multilateral e multissetorial, reconhecendo a educação
como um “equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável”.
Ministros
da Educação de todos os Estados-membros da Unesco foram convocados. Outros
convidados são ministros das Finanças, Cooperação Internacional, Economia, Meio
Ambiente, Gênero, Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Saúde, Trabalho
e outros setores.
A atividade inclui educadores nacionais e estrangeiros, atores governamentais e não-estatais, organizações da sociedade civil, setor privado, fundações e representantes de jovens e estudantes.
Pacto para o Futuro
A Unesco
espera que o Encontro Global sirva para impulsionar a transformação da
educação, em linha com o Pacto para o Futuro, aprovado nas Nações Unidas em
setembro, e com a reunião realizada pela Unesco em junho, intitulada
Acelerando o Progresso em Direção ao ODS 4: Balanço de Ações Transformativas na
Educação.
O resultado
esperado é o consenso sobre estratégias de aceleração para de metas da Agenda
2030. Este será o quarto Encontro Global sobre Educação desde que os Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável, ODS, foram adotados em 2015.
O prazo de
2030 para atingir as metas globais está se aproximando. O progresso em direção
ao ODS 4, relacionado com acesso à educação de qualidade, é considerado lento.
Principais lacunas
Globalmente, 250
milhões de crianças e jovens permanecem fora da escola e quase 40% das crianças
em idade escolar primária não têm habilidades básicas de leitura. Cerca de um
em cada sete jovens e adultos, aproximadamente 765 milhões de pessoas, não têm
habilidades básicas de alfabetização.
Além desses
desafios, os países de renda baixa e média enfrentam uma lacuna de
financiamento de US$ 97 bilhões por ano para atingir suas metas nacionais do
ODS 4.
O Encontro
Global de Educação será concluído com a adoção da Declaração de Fortaleza, que
servirá como um apelo à colaboração e um chamado para aumentar o financiamento
da educação até 2030 e além.
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