Pular para o conteúdo principal

Soluções sustentáveis para o futuro do transporte cresceram 700%, diz agência BR

 Veículo autônomo nas ruas de São Francisco, Estados Unidos

Unsplash/Timo Wielink - Veículo autônomo nas ruas de São Francisco, Estados Unidos

 

7 Fevereiro 2025 Desenvolvimento econômico

Invenções saltaram de 15 mil em 2003 para 120 mil em 2023; inovações envolvem táxis aéreos, carros e navios autônomos, portos inteligentes, foguetes reutilizáveis e sistemas de gerenciamento de tráfego.

Um mundo com menos poluição e congestionamento no trânsito e viagens aéreas muito mais rápidas. Esses são aos destaques de um estudo da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, divulgado nesta quinta-feira.

relatório Tendências Tecnológicas da Ompi sobre o Futuro do Transporte indica que soluções sustentáveis para o setor cresceram 700% nas últimas duas décadas, passando de 15 mil invenções em 2003 para 120 mil em 2023.

Um vislumbre do futuro

O levantamento se baseia nas informações mais recentes coletadas de registros de patentes e oferecem um vislumbre de possibilidades como táxis aéreos, carros e navios autônomos, portos inteligentes, foguetes reutilizáveis e sistemas de gerenciamento de tráfego.

Segundo a agência da ONU, a análise de patentes mostra que os inventores estão trabalhando duro para garantir que a forma como a humanidade vai se locomover no futuro seja mais limpa e eficiente do que no presente.

Essa tendência é impulsionada pelo reconhecimento de que o transporte é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 no mundo, o que tem incentivado o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis ​​que reduzem o impacto ambiental dos meios de locomoção.

Isso inclui a adoção de propulsão eletrificada, a mudança para fontes de energia renováveis ​​e a promoção de opções de transporte público e compartilhado.

Empresas automobilísticas como a Tesla estão usando cada vez mais IA para controlar veículos

Unsplash/David von Diemar - Empresas automobilísticas como a Tesla estão usando cada vez mais IA para controlar veículos

Carros elétricos e direção autônoma

Para a Ompi, a digitalização também está revolucionando o setor de transportes, com grande ênfase em tecnologias autônomas, que devem gerar de US$ 300 bilhões a US$ 400 bilhões em receitas até 2035. A expectativa é que avanços em inteligência artificial impulsionem veículos dirigidos por máquinas.

A maior área de crescimento em patentes está relacionada com propulsão sustentável, que envolve baterias para veículos elétricos ou células de combustível de hidrogênio.

Nesse campo, a competição é acirrada, com empresas disputando acesso a minerais essenciais para produzir baterias. O coautor do relatório, Christopher Harrison, afirmou que a escassez de minerais determinará se o mundo poderá adotar os carros elétricos de forma massiva. 

Países líderes

Patentes de transporte terrestre dominam os registros globais, com um volume 3,5 vezes maior do que aquelas ligadas a locomoção no ar, mar e espaço combinadas.

No topo do ranking de patentes depositadas estão China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha, que representam os maiores inventores do mundo.

O relatório também mostra que as patentes ligadas a produtos baseados em combustíveis fósseis, como o motor de combustão interna, estão com crescimento estagnado. 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2025/02/1844646?utm_source=ONU+News+-+Newsletter&utm_campaign=1975c9f3a5-EMAIL_CAMPAIGN_2025_02_08_06_06&utm_medium=email&utm_term=0_98793f891c-1975c9f3a5-109018033 07-02-25

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Contratos 6×1: a cara do Brasil que trabalha demais e ganha de menos

 Ao menos dois terços dos empregados formais no País estão submetidos a seis dias semanais de trabalho, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois mínimos mensais POR MARCELO SOARES - 18.11.2024 Manifestantes se reunem em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6 x 1, na Cinelândia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil   Ao passar por um supermercado no próximo final de semana, observe as pessoas que estarão trabalhando. Todas provavelmente cumprem a escala 6×1, que exige dedicação de seis dias por semana. Mais de dois terços dos trabalhadores formais no país estão submetidos a essa rotina, muitas vezes com salários que não ultrapassam dois salários mínimos mensais. A escala 6×1 se tornou um dos temas mais debatidos nas redes sociais depois que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) começou a coletar assinaturas para pautar a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição que busca a extinção da escala. A pressão foi tanta que até o direitoso...

Estudo revela existência de microplásticos ainda menores na Antártida

© Aiea/Martin Klingenboeck - Ação contou com o apoio de autoridades argentinas e de especialistas a bordo do navio quebra-gelo “Irizar”   9 Outubro 2024   Clima e Meio Ambiente Estudo realizado em bases argentinas  na Antártida pretendia gerar dados sobre os níveis de poluição plástica e suas fontes; preparação e análise de partículas recentemente achadas podem levar até 20 dias para estudar apenas uma amostra. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou o fim de uma operação que mostra provas de poluição por microplásticos em lagos, nos litorais e no oceano na Antártida. A agência que essas descobertas preliminares ilustram como a poluição plástica atingiu todos os cantos da Terra e como os microplásticos ameaçam a saúde do oceano global. Análise e resultados Entre os microplásticos encontrados nas amostras estão o politetrafluoroetileno, cloreto de polivinila, polipropileno e tereftalato de polietileno. A análise e os resultados serão publicados e compart...