Pular para o conteúdo principal

Rio de Janeiro completa 448 anos de história


Rio de Janeiro completa 448 anos de história



Fundada em 1º de março de 1565, a cidade do Rio de Janeiro completa 448 anos nesta sexta-feira. Veja alguns dos cartões postais mais conhecidos da Cidade Maravilhosa!


  O Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo, é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 1931 no alto do Morro do Corcovado. (Foto Ricardo Zerrenner / Riotur)

A cidade do Rio foi fundada por Estácio de Sá, responsável por expulsar os franceses da região. O nome da futura capital carioca partiu de uma observação feita anos antes por André Gonçalvez, comandante da expedição encarregada de reconhecer a terra que Cabral descobrira. Ao deparar com estuário, que julgou ser a foz de um grande rio, deu-lhe o nome de Rio de Janeiro. Na imagem, pode-se observar a lagoa Rodrigo de Freitas durante o anoitecer. 
Ícone do Rio de Janeiro, o bondinho chegou ao alto do Pão de Açúcar em 27 outubro de 1912 graças a uma façanha da engenharia nacional. Hoje ele se tornou cartão postal da cidade e parada obrigatória de turistas.
Os traços do arquiteto Burle Marx, responsável por boa parte do design da cidade, podem ser encontrados em diversas partes da capital carioca, como no calçadão da Praia de Copacabana.

 Durante a comemoração do Ano Novo, as praias cariocas são tomadas por turistas para a tradicional queima de fogos. Na imagem, milhões de pessoas assistem ao show na Praia de Copacabana, uma das mais tradicionais da cidade.

 A maior obra arquitetônica durante o período colonial, o Aqueduto da Carioca, conhecido como Arcos da Lapa, tornou-se um cartão postal da cidade e um dos principais pontos de encontro dos jovens hoje em dia.
Embora a cidade tenha se tornado uma das maiores áreas urbanas do mundo, com mais de seis milhões de habitantes, cresceu em volta de uma grande mancha verde, a Floresta da Tijuca. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...