Pular para o conteúdo principal

CNA 1/2/3 - Maimónides 1/2 - Mecon 1 - Minagri 1 - UdeMM 1: A panela de barro tem a cara do Brasil



1-Complete o texto com os artigos, preposições e contrações a seguir e depois responda as perguntas abaixo: a, a, ao, as, da, da, das, de, de, de, de, do, do, dos, na, no, no, nos, numa, o, o, o, o, os, por, um, um, uma, uma.

A panela de barro tem a cara do Brasil

  
Yahoo! Brasil - Panelas de barro são melhores para a saúde

____ Brasil, conhecido como ______ dos paraísos gastronômicos mundiais, ainda usa em algumas regiões uma panela de tradição milenar. A origem exata ninguém sabe, mas é certo que muitas civilizações utilizaram ____ panela de barro como item indispensável para preparação de alimentos. Ainda hoje ela é usada para fazer ________ comida mais elaborada, tradicional, com jeito de caseira e com muito mais sabor. Descubra por que os pratos típicos de algumas regiões ficam mais saborosos quando feitos ______ panela de barro, um utensílio que tem a cara ______ Brasil.

Origem
O músico Sérgio Reis, quando disse naquela famosa música que panela velha é que faz comida boa, poderia muito bem se referir à panela de barro. Povos antigos como ______ indígenas e africanos, além de grandes civilizações como os maias, têm registros ______ uso da panela feita com uma base simples de terra molhada moldada e assada ______ forno. O fato de não passar o gosto para os alimentos e os conservar quente e frescos por mais tempo era um ________ grandes méritos do utensílio de barro que era usado também para outros itens da cozinha como colheres, filtros, cumbucas e travessas.

Fabricação
Mesmo em tempos de refinados designers e alta tecnologia, a panela ainda é fabricada do modo tradicional. A massa da mistura de argila, terra e água é moldada ________ máquina e é manualmente que os ajustes de rebarba e sobras são feitos, dando aquele toque especial nos contornos. O torno ainda precisa ______ um artesão habilidoso para a massa não virar só um amontoado de barro e virar uma panela ou utensílio de cozinha. Em média, alguém com bastante experiência na moldagem leva menos ______ 5 minutos para dar forma a uma tradicional panela de barro. Depois de moldadas elas vão para o forno de lenha e ficam por volta de 40 horas já ganhando aquele brilho natural. Após esfriar ainda ganham ______ banho de esmalte. Depois ainda passam ______ um processo de um túnel de calor por 18 horas para definitivamente evitar rachaduras e dar mais durabilidade, para a peça ser resistente nas chamas por longos anos.

São as melhores para a saúde
Quando os mais velhos dizem que as panelas de ferro e barro são as melhores para a saúde, não é exagero. ______ panelas mais modernas feitas com revestimento antidaderente e alumínio vão com o tempo de uso transferindo esse material para a comida, causando problemas no sistema nervoso ou até provocando cefaléia e anemia. As panelas de barro com menos de 20 anos já entram nesse processo de banho de esmalte e são mais seguras e não contém chumbo, o que as mais antigas feitas sem ____ tratamento químico geralmente tinham.

Cuidados e conservação
É aconselhável ______ comprador das panelas de barro fazer uma outra queima antes de utilizá-las na cozinha. Para isso, deve-se colocar dentro ______ panela 2 colheres de óleo de cozinha, de preferência óleo de oliva, levando-a em contato com o fogo. O óleo queimará e, quando ____ fumaça começar a ficar preta, o fogo deve ser apagado. Tudo isso para que os materiais usados na confecção ­______ panelas não interfiram no sabor da comida.

Comidas típicas
Todas as comidas de fazenda, geralmente cozidas ______ fogões a lenha como o arroz, feijão e carnes eram feitas com a panela de barro. Ela é mais indicada também para comidas que têm bastante molho ou líquidos como as feijoadas. Demora mais tempo para ____ preparo, mas todos concordam ______ final que o sabor compensa a espera. A galinhada feita no Paraná e o vatapá dos baianos geralmente são melhores quando feitos em fogo de lenha e panela ______ barro.
Alguns práticos típicos da capital do Espírito Santo herdaram alguns costumes dos europeus que habitaram Vitória nos tempos mais antigos. É graças às paneleiras de Goiabeiras, uma região da ilha de Vitória, que a panela de barro firmou-se como um dos símbolos ______ cultura popular. Vem dos italianos o costume de fazer polentas e sopas em panelas mais tradicionais. Mas o mais conhecido e amado pelos capixabas é a tradicional moqueca e a caranguejada. Outra iguaria local é a torta capixaba, ________ mistura de frutos do mar como siri, camarão, ostra e bacalhau que é normalmente servida na Semana Santa.
Alguns dos restaurantes ainda usam o fogo tradicional ou aderiram para o forno e fogão movido à lenha para perpetuar esse jeitão de fazer comida com gosto ______ caseira. Seja nas cozinhas das casas ou nas industriais ____ que a panela conserva mesmo é a receita simples e o talento de que opera o fogão.

2-Responda as seguintes perguntas:

a) Por que o Brasil é considerado como um dos paraísos gastronômicos mundiais?
b) O que grande utilidade encontravam as civilizações antigas ao uso da panela de barro?
c) Quanto se demora em fabricar uma panela de barro?
d) Por que são mais seguras para a saúde?
e) Quais as comidas típicas preparadas tradicionalmente em panelas de barro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...