Pular para o conteúdo principal

Dilma denuncia espionagem americana como "violação" de soberania


Complete com os tempos verbais indicados. Depois discuta o caso.
Pte- Presente do Indicativo: amo
PPS – Pretérito Perfeito Simples: amei
FutPte – Futuro de Presente: amarei
PteSubj – Presente do Subjuntivo: ame
Ppio – Particípio: amado

 Dilma denuncia espionagem americana como "violação" de soberania

24-09-13

Foto: AFP
A presidenta Dilma Rousseff denunciou nesta terça-feira (24) a espionagem diplomática e econômica por parte dos Estados Unidos, destapada pela ex-agente da CIA
Edward Snowden, algo que considerou "uma violação" da soberania do país.

Dilma __________ (dar/PPS) início ao discurso, de 23 minutos de duração, lamentando as mortes após um ataque terrorista ao shopping da capital Nairóbi, no Quênia. Em seguida __________________ (entrar/PPS) no tema da espionagem norte-americana, defendendo que ________________ (ser/PteSubj) criadas condições para evitar que o espaço cibernético seja ________________________________ (intrumentalizar/Ppio) como arma de guerra.

"Recentes revelações sobre as atividades de uma rede global de espionagem eletrônica ___________________ (provocar/PPS) indignação e repúdio em amplos setores da opinião pública mundial", disse. "Dados pessoais de cidadãos _____________ (ser/PPS) indiscriminadamente objeto de interceptação. Informações empresariais – muitas vezes com alto valor econômico e mesmo estratégico", continuou.

"Não se sustentam os argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados ________________________ (destinar-se/Pte) a proteger as nações contra o terrorismo", disse Dilma, destacando que o Brasil ____________________ (repudiar/Pte), _________________ (combater/Pte) e não ______ (dar/Pte) abrigo a grupos terroristas.

Dilma, que _________________ (centrar/PPS) seu discurso perante a Assembleia geral da ONU na espionagem da qual ela mesma foi vítima, afirmou que se trata de "uma afronta" e "uma falta de respeito" que não __________ (poder/Pte) ser justificada como luta contra o terrorismo.




"A espionagem norte-americana _____________________ (trascender/Pte) a relação bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil, afetando toda a comunidade internacional e _________________ (exigir/Pte) por isso uma resposta, ressaltou a presidenta brasileira em Nova York. "As tecnologias de telecomunicação e informação não ______________ (poder/Pte) ser o novo campo de batalha entre os Estados", disse ela, reforçando que o Brasil redobrará os esforços para se proteger da interceptação ilegal de dados.


"A ONU ____________ (dever/Pte) desempenhar um papel de liderança no esforço de regulamentar o comportamento dos Estados frente a estas novas tecnologia", continuou.
A presidenta ainda __________________ (aproveitar/PPS) seu discurso para fazer um apelo por um esforço pelo crescimento econômico mundial nesta terça-feira.

Dilma argumentou que a economia global ____________________ (continuar/Pte) frágil, mesmo passada a fase mais aguda da crise, e que este é o momento para reforçar as tendências de crescimento. A presidente reafirmou seu compromisso com o controle da inflação e o rigor fiscal.

O discurso de Dilma _____________ (ser/FutPte) seguido pela fala do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A sede da ONU em Nova York _____________ (estar/Pte) sob forte esquema de segurança, com as ruas e calçadas próximas fechadas e um grande número de policiais e seguranças.

Ao todo, 84 chefes de estado, 41 chefes de governo e 11 primeiro ministros ______________________ (participar/FutPte) da Assembleia Geral, de acordo com números divulgados pela ONU.

Rio+20

Para a presidente, os resultados da conferência ambiental Rio+20 __________________ (realizar/Ppio) no Brasil no ano passado devem servir de eixo para a agenda de desenvolvimento mundial pós-2015.

"O sentido da agenda pós-2015 é a construção de um mundo no qual ______________ (ser/PteSubj) possível crescer, incluir e proteger", afirmou a presidente, que __________ (fazer/PPS) o discurso de abertura da Assembleia-Geral.

Segundo Dilma, o "grande passo" dado na conferência da ONU realizada no Rio de Janeiro ___________ (ser/PPS) colocar a pobreza no centro da agenda do desenvolvimento sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...