Pular para o conteúdo principal

CNA 1/2/3 -Maimónides I -Minagri I - Mecon I - UdeMM I :Consumidor usa lei para dispensar couvert em São Paulo



Complete o texto com os artigos, preposições e contrações a seguir e depois veja a definição de couvert: a, ao, aos, as, com, da, de, do, em, na, no, nos, os, por, sem, um.

Consumidor usa lei para dispensar couvert em São Paulo

Por Edison Veiga 06-10-13
Fábio Lellis, proprietário da Lellis Trattoria
Nesta segunda-feira (07) completam dois anos que nenhum garçom ______ Estado de São Paulo pode empurrar o couvert para o cliente sem antes perguntar se ele aceita. Fiscalizada pelo próprio consumidor, ____ lei pegou. Na última semana, a reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" ouviu dez proprietários ou responsáveis ______ restaurantes paulistanos. Eles dizem que, após a lei, cerca de 20% dos clientes recusam o couvert.

“Mudou o hábito ______ consumo: tem menos gente pedindo couvert e mais gente questionando ____ regras”, comenta Leonardo Recalde, um dos proprietários do restaurante Cosí. “A diminuição do consumo de couvert, porém, não reflete _____ queda do faturamento. Ao deixar de consumi-lo, a pessoa acaba pedindo mais pratos”, avalia a proprietária do restaurante Quattrino, Mary Nigri.

O que mais mudou, dizem ____ empresários, foi o comportamento do consumidor. Mais consciente, mais reclamão e, em alguns casos, até _____ pouco desonesto. “No início foi difícil. Havia muita gente metida a fiscal, achando que tudo estava errado”, afirma Fábio Lellis, proprietário ____ cantina Lellis Tratoria. “Já escutei casos de fregueses que pedem o couvert e, _____ hora de pagar, argumentam que não pediram e aí fica por isso mesmo. Felizmente não é o caso da minha clientela.”
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Joaquim Saraiva de Almeida, as empresas precisam rever o que estão servindo ______ couverts para aumentar seu consumo. “Acho que dá para chegar a apenas 5% de negativas, se os restaurantes melhorarem a relação custo-benefício.”
Mimo
Na contramão, algumas casas oferecem o couvert ____ graça, como um mimo _____ clientes. É o caso do Eat, misto de empório ______ restaurante, inaugurado em 2012. “A lei existia, mas já tinha a ideia na cabeça. O couvert tem um custo baixo ao restaurante e funciona como uma gentileza _____ cliente, enquanto espera pela refeição”, diz o chef Manuel Coelho. “É uma delicadeza, assim como a garrafa de água que levamos à mesa, ______ custo ao cliente.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

O que diz o dicionário: couvert

   (Fr. /cuvér/)
sf.
1. O conjunto de peças e apetrechos que se põe à mesa para se servir uma refeição (como toalha, pratos, talheres, copos etc.)
2. Cul. Série de iguarias (azeitonas, torradas, pastas etc.) que se costuma servir antes do primeiro prato, esp. em restaurantes; SERVIÇO
3. Aquilo que se paga por essas iguarias e/ou pelo serviço de atendimento à mesa, em restaurantes
4. Cada conjunto de elementos que formam uma unidade de couvert (2): Garçom, somos quatro mas só queremos dois couverts.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...