Pular para o conteúdo principal

Falem mal, mas falem de nós



Complete o seguinte texto com as palavras faltantes na lista a seguir e depois discuta com seus colegas e professor: claro, deste já, fim da Feira, for, mas, onde, pejo, por acaso, só, sofreguidão, tirou sarro.




 

 

Falem mal, mas falem de nós

Por Mércio P. Gomes |  15 de out de 2013

Recentemente ocorreu mais uma edição da Feira de Livros de Frankfurt, uma das mais importantes do mundo, ______________________________ (1) as editoras de muitos países levam livros dos seus principais escritores e intelectuais para serem vendidos e traduzidos. Os alemães são generosos e festivos e sempre homenageiam um país. Mais uma vez (a primeira foi em 1996), o Brasil foi homenageado, e o governo federal gastou uma bolada de R$ 18 milhões levando uma porção dos nossos escritores, entre os mais bem cotados, claro. ______________________________ (2) Paulo Coelho se recusou a comparecer, não se sabe bem o porquê.
Pavilhão brasileiro na Feira de Livros de Frankfurt. Foto: AP

Na abertura do evento, o escritor Luiz Ruffato leu um discurso cheio de rancor e extremamente crítico ao Brasil, como cultura e como sociedade. Explicitou o racismo brasileiro, o extermínio dos índios, a desigualdade social, entre outros temas, de um modo que não dava saídas. Somos isso que somos. Não falava da situação atual e sim do próprio ser do Brasil.
A pergunta que nos cabe é: Somos isso mesmo?
A repercussão entre os brasileiros foi diversa, de um extremo a outro -- uns a favor, outros contra. Não sei como pensaram os alemães, provavelmente que somos muito falastrões. Um crítico alemão ______________________________ (3) e disse que estamos numa angústia cultural. Cá na terrinha o jornalista Zuenir Ventura, chateado, relatou um incidente similar, mas de sinal trocado, que ocorreu na primeira vez que o Brasil fora homenageado. Lá estava presente o antropólogo Darcy Ribeiro, autor do livro O povo brasileiro, que nunca teve ______________________________ (4) de exaltar a cultura brasileira, apesar dos pesares. Darcy notara que, deixando de lado a literatura, criara-se um clima de denegrir o Brasil, e ao ser perguntado provocadoramente por um alemão na platéia se o Brasil continuava a exterminar seus índios, Darcy retrucara: "Acho que a Alemanha não é o melhor lugar para se discutir genocídio". A platéia calou-se e os críticos botaram a viola no saco.
Fica evidente ______________________________ (5) que Zuenir Ventura e eu, e muitas outras pessoas, achamos que o discurso de Ruffato foi no mínimo fora de proporção, se não fora de lugar. Não é por vergonha de ouvirmos uma verdade dita na Alemanha, ______________________________ (6) pela verdade não ser completa. Se a questão é lavar roupa suja, por que logo diante de um povo que, louco e furioso no tempo de Hitler, apoiou até o fim as práticas mais devastadoras já praticadas por um Estado contra outros Estados e povos? Certamente que Ruffato e qualquer brasileiro têm motivos de sobra para criticar o Brasil, aqui e lá fora, e têm todo o direito de fazê-lo. Mas, o que significa criticar o Brasil no Exterior?
As pessoas gostam de botar panos quentes em situações embaraçosas. No ______________________________ (7), duas antropólogas brasileiras também aproveitaram a ocasião para criticar a política indigenista atual, considerando-a perniciosa e regressiva. Os alemães adoram ouvir isso, ______________________________ (8), assim esquecem seu passado. A antropóloga Lilian Schwartcz, autora de diversos livros sobre o racismo no tempo do Império, se propôs a amenizar o discurso de Ruffato e usou de um trocadilho cheio de ambiguidades: "A questão não é falar mal do Brasil, mas falar mais". Há ______________________________ (9) alguma censura no falar brasileiro atual?
Parece que poucos se contêm em abrir o bico contra o Brasil quando está no meio de estrangeiros, como se fosse para se desculpar de sua origem, ou, quem sabe, pedir ajuda para melhorar o padrão cultural brasileiro.
Mas a questão é bem mais ampla.
Conversando esses dias com um ilustre amigo matemático, de origem judaica e argentina, mas cidadão americano, e apaixonado pelo Brasil, que considera o melhor país do mundo (tal como o escritor austríaco Stefan Zweig, autor do livro Brasil: País do Futuro, e o filósofo checo Vilém Flusser, autor de Fenomenologia do Brasileiro, ambos também judeus), ele disse aquilo que muitos estrangeiros encantados com o Brasil e que têm vivência no país sempre dizem: que os brasileiros têm auto-estima baixa e criticam o país com ______________________________ (10) para estrangeiros não porque não amem sua pátria, mas talvez porque não têm esperanças de ver o país superar seus defeitos.
Será esse o caso do escritor Ruffato e de tantos outros mais? E se ______________________________ (11) por isso, será que acham que os estrangeiros nos vão ajudar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA