Pular para o conteúdo principal

CNA - Mecon - Minagri - Udemm. Tudo aquilo que as minhas fotos de infância ainda estão gritando



Complete os verbos indicados em Pretérito Perfeito Simples (PPS) ou Pretérito Imperfeito (PI), segundo o exemplo:

Exemplo:      amar                       amei (PPS)                 amava (PI)
                        temer                      temi (PPS)                  temia (PI)
                        partir                      parti (PPS)                  partia (PI)

Não é você, sou eu

Tudo aquilo que as minhas fotos de infância ainda estão gritando

Por Gilberto Amendola | Não é você, sou eu – qui, 9 de out de 2014 09:22 BRT
Yahoo Brasil/ThinkStock - Tudo aquilo que as minhas fotos de infância ainda estão gritando
Quando eu era criança e ____________ (ter) bronquite, meus pais me ________________ (Carregar) no colo até a crise passar. Às vezes, de madrugada, ________________ (andar) por duas, três esquinas até que o meu peito se acalmasse. Naquela época, a palavra que eu mais ouvia era INALAÇÃO. Dizem as lendas familiares que, apesar dos médicos e consultas, a tal bronquite só ________________ (terminar) depois de uma simpatia feita em casa.
Quando eu era criança e ________________ (colecionar) figurinhas, não ________________ (conhecer) emoção mais completa do que abrir pacotinhos. ________________ (Esperar) meu pai chegar do trabalho, na hora do almoço, para que ele tirasse de algum bolso o meu agrado diário (10, 20 pacotinhos). Figurinhas repetidas, figurinhas premiadas, figurinhas carimbadas… ________________ (Amar) todas! O curioso é que nunca ________________ (completar) um álbum - e isso diz muito sobre quem eu sou.
Quando eu era criança e ____________ (usar) sandálias franciscanas, mal me olhava no espelho. Meu cabelo ____________ (ser) de cuia, minhas roupas ____________ (ser) aquelas que me dessem para vestir e eu não ____________ (saber) o que era vaidade. Não ____________ (ser) daltônico, mas tanto ____________ (fazer) se ____________ (usar) azul, amarelo ou vermelho. Quisessem me fazer trancinhas ou pintar minha cara de batom, não encontrariam resistência. Não ____________ (poder) entrar em loja de roupas que começava a espirrar. ____________ (Ter) alergia de shopping - menos de lojas de brinquedo.
Quando eu era criança e ____________ (querer) ser artista, ________________ (ensaiar)  escondido. Quase não ____________ (abrir) a boca em público, ________________ (demorar) pra me sentir à vontade com gente estranha ou parentes distantes. Apesar disso, sempre ____________ (fazer) shows para plateias de Playmobil e Comandos em Ação. ________________ (Colocar) um disco chamado A Era Dos Super Heróis (acho que o nome ____________ (ser) esse) e ________________ (começar) a dublar as canções, fazer air guitar ou castigar uma bateria imaginária. Minha maior ousadia infantil ____________ (ser)  cantar 'Os Seus Botões', do Roberto Carlos, no palco de uma churrascaria (Os botões da blusa que você usava/E meio confusa desabotoava/Iam, pouco a pouco, me deixando ver/No meio de tudo, um pouco de você). Óbvio, não ____________ (saber) do que se ________________ (tratar)  a letra, mas mesmo assim ________________ (gostar) de cantar essas coisas reconhecíveis como “botão” e “blusa”. Não sei como ________________ (conseguir) - deve ter sido em um dia de INALAÇÃO.
Quando eu era criança e ________________ (jogar) futebol de botão sozinho, as regras ____________ (ser) claras. Eu ________________ (gritar) “pro gol” e ________________ (arrumar) o goleiro. Não ________________ (importar) pra que time eu torcesse - se foi gol do adversário, azar o meu. ________________ (Organizar) campeonatos de 12 rodadas, com turno e returno, zona de rebaixamento e tudo o que a CBF nunca vai conseguir fazer.
Quando eu era criança e repeti de ano, ________________ (pensar) que nunca mais voltaria para a escola. Achei que ____________ (ir) ajudar meu pai no trabalho dele, que moraria sempre debaixo daquele teto e me transformaria no “Zé louquinho” do bairro. Como eu ____________ (ir) conseguir ganhar meu próprio dinheiro (principalmente para comprar figurinhas), ter minha própria casa, se eu ____________ (ser) incapaz de tirar uma média 5 em matemática? Como?
Quando eu era criança e ________________ (acreditar) em Papai Noel, quando eu era criança e ________________ (acreditar) em Spectroman, Ultraman, Robô Gigantes e na Loira do Banheiro. Quando eu era criança e ________________ (acreditar) nas balas Vameli com cocaína; quando eu era criança e me ________________ (apertar) na fila da cantina; quando eu era criança e ____________ (ser) o último a ser escolhido na formação dos times de futebol.
Quando eu era criança e ________________ (incendiar) formigueiros com o meu primo; quando eu era criança e ____________ (ler) os gibis do Tex; quando eu era criança e ____________ (ganhar) um Dactar (um Atari genérico) no Natal; quando eu era criança e ____________ (ir) sozinho na padaria (grande aventura); quando eu era criança e o troco sempre ____________ (ser) meu. Atendam: o troco ____________ (ser) sempre meu!
Quando eu era criança e ____________________ (apaixonar-se) pela primeira vez, pela segunda e terceira também. Quando eu era criança e ________________ (perguntar) qual era a diferença entre Hotel e Motel. Quando eu era criança e ________________ (brincar) com um baldinho na Praia Grande. Quando eu era criança e ________________ (ficar) triste ao ver aqueles restinhos de onda desmontando meus castelos de areia.
Quando eu era criança eu nem ____________ (saber) que a gente chegava aos 40 anos; não ____________ (saber) o que ____________ (ser) ter uma idade que não coubesse nas minhas duas mãos espalmadas; não ____________ (saber) o que ____________ (ser)  olhar pra trás, não  ____________ (saber) o que ____________ (ser) nostalgia; não  ____________ (saber) o que ____________ (ser) correr com um texto para não perder o horário do trabalho; aliás, quando eu era criança, eu não  ____________ (saber) que o meu trabalho seria tão TRABALHO.
Quando eu era criança eu ________________ (imaginar) muito, “perigas” que eu tenha imaginado outro adulto pra mim.


Fonte: https://br.mulher.yahoo.com/blogs/n%C3%A3o-%C3%A9-voce-sou-eu/tudo-aquilo-que-as-minhas-fotos-de-infancia-ainda-estao-122259679.html [12-10-14]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil: 56% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental não aprenderam a ler e escrever

  Complete com os verbos entre parênteses no Presente do Indicativo: Unicef/Alessandro Potter - Reabertura segura de escolas no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil ook   Twitter   Imprimir   Email 1 Fevereiro 2024 - Cultura e educação Fundo da ONU para Infância, Unicef, afirma ser urgente investir em estratégias voltadas à alfabetização de crianças e adolescentes, incluindo aquelas que não conseguiram aprender na pandemia e ficaram para trás; número subiu desde última avaliação, em 2019, antes da crise sanitária.   No momento em que milhões de meninas e meninos _______________ (voltar) às aulas no Brasil, o Fundo da ONU para Infância, Unicef, _______________ (fazer) um alerta: mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não _______________ (estar) alfabetizada no Brasil, segundo os dados disponíveis.  Para o Unicef, a alfabetização, etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes, _______________ (precisar) ser priorid

Hugo Chavez morre aos 58 anos

Hugo Chavez morre aos 58 anos Com câncer, presidente da Venezuela morreu aos 58 anos em Cuba, onde fazia tratamento Político e militar, Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954. Ganhou destaque na Venezuela após comandar um golpe de estado mal-sucedido. Na imagem, Chávez conversa com jornalistas no Ministério da Defesa depois de se render às tropas leais ao governo de Carlos Andrés Pérez, em Caracas, no dia 4 de fevereiro de 1992. (Foto: AP)   Em 1999, Hugo Chávez se encontra com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em Brasília. A visita do presidente venezuelano ao Brasil durou três dias. (AP) O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumprimenta seus simpatizantes em Caracas, na Venezuela, durante comício em 2004. Dois anos antes, o político havia sofrido um golpe militar iniciado por Pedro Carmona. O presidente da Fedecámaras afirmou que Chávez havia se demitido do cargo, tomando assim seu lugar at

LAS 30 EXPRESIONES MÁS UTILIZADAS EN PORTUGUÉS DE BRASIL - PHILIPE BRAZUCA