Pular para o conteúdo principal

CNA - Mecon - Minagri - Udemm. Tudo aquilo que as minhas fotos de infância ainda estão gritando



Complete os verbos indicados em Pretérito Perfeito Simples (PPS) ou Pretérito Imperfeito (PI), segundo o exemplo:

Exemplo:      amar                       amei (PPS)                 amava (PI)
                        temer                      temi (PPS)                  temia (PI)
                        partir                      parti (PPS)                  partia (PI)

Não é você, sou eu

Tudo aquilo que as minhas fotos de infância ainda estão gritando

Por Gilberto Amendola | Não é você, sou eu – qui, 9 de out de 2014 09:22 BRT
Yahoo Brasil/ThinkStock - Tudo aquilo que as minhas fotos de infância ainda estão gritando
Quando eu era criança e ____________ (ter) bronquite, meus pais me ________________ (Carregar) no colo até a crise passar. Às vezes, de madrugada, ________________ (andar) por duas, três esquinas até que o meu peito se acalmasse. Naquela época, a palavra que eu mais ouvia era INALAÇÃO. Dizem as lendas familiares que, apesar dos médicos e consultas, a tal bronquite só ________________ (terminar) depois de uma simpatia feita em casa.
Quando eu era criança e ________________ (colecionar) figurinhas, não ________________ (conhecer) emoção mais completa do que abrir pacotinhos. ________________ (Esperar) meu pai chegar do trabalho, na hora do almoço, para que ele tirasse de algum bolso o meu agrado diário (10, 20 pacotinhos). Figurinhas repetidas, figurinhas premiadas, figurinhas carimbadas… ________________ (Amar) todas! O curioso é que nunca ________________ (completar) um álbum - e isso diz muito sobre quem eu sou.
Quando eu era criança e ____________ (usar) sandálias franciscanas, mal me olhava no espelho. Meu cabelo ____________ (ser) de cuia, minhas roupas ____________ (ser) aquelas que me dessem para vestir e eu não ____________ (saber) o que era vaidade. Não ____________ (ser) daltônico, mas tanto ____________ (fazer) se ____________ (usar) azul, amarelo ou vermelho. Quisessem me fazer trancinhas ou pintar minha cara de batom, não encontrariam resistência. Não ____________ (poder) entrar em loja de roupas que começava a espirrar. ____________ (Ter) alergia de shopping - menos de lojas de brinquedo.
Quando eu era criança e ____________ (querer) ser artista, ________________ (ensaiar)  escondido. Quase não ____________ (abrir) a boca em público, ________________ (demorar) pra me sentir à vontade com gente estranha ou parentes distantes. Apesar disso, sempre ____________ (fazer) shows para plateias de Playmobil e Comandos em Ação. ________________ (Colocar) um disco chamado A Era Dos Super Heróis (acho que o nome ____________ (ser) esse) e ________________ (começar) a dublar as canções, fazer air guitar ou castigar uma bateria imaginária. Minha maior ousadia infantil ____________ (ser)  cantar 'Os Seus Botões', do Roberto Carlos, no palco de uma churrascaria (Os botões da blusa que você usava/E meio confusa desabotoava/Iam, pouco a pouco, me deixando ver/No meio de tudo, um pouco de você). Óbvio, não ____________ (saber) do que se ________________ (tratar)  a letra, mas mesmo assim ________________ (gostar) de cantar essas coisas reconhecíveis como “botão” e “blusa”. Não sei como ________________ (conseguir) - deve ter sido em um dia de INALAÇÃO.
Quando eu era criança e ________________ (jogar) futebol de botão sozinho, as regras ____________ (ser) claras. Eu ________________ (gritar) “pro gol” e ________________ (arrumar) o goleiro. Não ________________ (importar) pra que time eu torcesse - se foi gol do adversário, azar o meu. ________________ (Organizar) campeonatos de 12 rodadas, com turno e returno, zona de rebaixamento e tudo o que a CBF nunca vai conseguir fazer.
Quando eu era criança e repeti de ano, ________________ (pensar) que nunca mais voltaria para a escola. Achei que ____________ (ir) ajudar meu pai no trabalho dele, que moraria sempre debaixo daquele teto e me transformaria no “Zé louquinho” do bairro. Como eu ____________ (ir) conseguir ganhar meu próprio dinheiro (principalmente para comprar figurinhas), ter minha própria casa, se eu ____________ (ser) incapaz de tirar uma média 5 em matemática? Como?
Quando eu era criança e ________________ (acreditar) em Papai Noel, quando eu era criança e ________________ (acreditar) em Spectroman, Ultraman, Robô Gigantes e na Loira do Banheiro. Quando eu era criança e ________________ (acreditar) nas balas Vameli com cocaína; quando eu era criança e me ________________ (apertar) na fila da cantina; quando eu era criança e ____________ (ser) o último a ser escolhido na formação dos times de futebol.
Quando eu era criança e ________________ (incendiar) formigueiros com o meu primo; quando eu era criança e ____________ (ler) os gibis do Tex; quando eu era criança e ____________ (ganhar) um Dactar (um Atari genérico) no Natal; quando eu era criança e ____________ (ir) sozinho na padaria (grande aventura); quando eu era criança e o troco sempre ____________ (ser) meu. Atendam: o troco ____________ (ser) sempre meu!
Quando eu era criança e ____________________ (apaixonar-se) pela primeira vez, pela segunda e terceira também. Quando eu era criança e ________________ (perguntar) qual era a diferença entre Hotel e Motel. Quando eu era criança e ________________ (brincar) com um baldinho na Praia Grande. Quando eu era criança e ________________ (ficar) triste ao ver aqueles restinhos de onda desmontando meus castelos de areia.
Quando eu era criança eu nem ____________ (saber) que a gente chegava aos 40 anos; não ____________ (saber) o que ____________ (ser) ter uma idade que não coubesse nas minhas duas mãos espalmadas; não ____________ (saber) o que ____________ (ser)  olhar pra trás, não  ____________ (saber) o que ____________ (ser) nostalgia; não  ____________ (saber) o que ____________ (ser) correr com um texto para não perder o horário do trabalho; aliás, quando eu era criança, eu não  ____________ (saber) que o meu trabalho seria tão TRABALHO.
Quando eu era criança eu ________________ (imaginar) muito, “perigas” que eu tenha imaginado outro adulto pra mim.


Fonte: https://br.mulher.yahoo.com/blogs/n%C3%A3o-%C3%A9-voce-sou-eu/tudo-aquilo-que-as-minhas-fotos-de-infancia-ainda-estao-122259679.html [12-10-14]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...