Pular para o conteúdo principal

CNA1-2-3; EES11, UdeMM: Kirchner será réu em caso de política monetária na Argentina



Complete o seguinte texto com os artigos, preposições e contrações a seguir e depois discuta com os seus colegas e professor sobre o relatado na reportagem: a, a, à, à, ao, com, da, da, da, de, de, de, do, do, do, do, do, em, em, em, em, na, na, nas, o, o, os, para, pelo, pelo, um, um, uma, uma.
Kirchner será réu em caso de política monetária na Argentina

Por Liliana SAMUEL, Paula Bustamante - 23 de março de 2017

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner

_____ ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) irá a julgamento oral por suposto prejuízo _______ Estado em operações cambiárias do Banco Central ao fim de seu governo, segundo __________ decisão do juiz Claudio Bonadio.
A data _____ julgamento pelo caso chamado "dólar futuro" será definida __________ tribunal oral responsável pelo processo.
Junto a Kirchner, de 64 anos, serão julgados _____ ex-ministro da Economia e atual deputado Axel Kicillof e _____ ex-presidente do Banco Central da Argentina (BCRA) Alejandro Vanoli, informou o Centro de Informação Judicial (CIJ) que depende _____ Suprema Corte.
O magistrado os acusa de ter causado danos financeiros ao Banco Central por suas medidas contra a desvalorização em 2015 e já embargou 15 milhões de pesos (um milhão de dólares) de cada um.
Quando seu processo foi confirmado _______ novembro do ano passado, a ex-presidente desistiu de recorrer _______ intenção, segundo seu advogado, de defender-se em um julgamento oral e público.
"Não se pode descartar que a ex-presidenta aproveitará esta oportunidade do julgamento para ter uma plataforma política" em _______ ano eleitoral, disse à AFP o sociólogo Ricardo Rouvier, _______ consultoria Rouvier e associados, para quem a notícia do julgamento não incidirá _______ opinião pública.
Kirchner transformou seu comparecimento __________ depôr em abril em um enorme ato político _______ frente aos tribunais _______ Buenos Aires, em sua primeira aparição pública desde sua saída _______ governo em dezembro de 2015.
Dólares na mira
Kirchner, Kicillof e Vanoli serão julgados pelo delito de "administração fraudulenta em prejuízo _____ administração estatal", em uma polêmica acusação referida _____ política monetária do governo passado, segundo a decisão _______ juiz de 27 folhas na qual deu por encerrada a etapa _______ instrução.
Outros 12 acusados, ex-membros _______ Banco Central e _______ Comissão Nacional de Valores, serão julgados como supostos partícipes necessários da suposta manobra.
A operação __________ dólares a futuro consiste em fixar _______ preço da divisa a três ou quatro meses, como investimento. Se a taxa de câmbio cair, o Banco Central ganha dinheiro, mas se houver desvalorização _____ instituição perde.
Uma das primeiras medidas _______ presidente Mauricio Macri após assumir _______ 10 de dezembro de 2015 foi liberar a taxa de câmbio e a desvalorização chegou a 32%.
_______ sua defesa, a ex-presidente afirmou que quem comprou _______ dólares a futuro foram os empresários, muitos deles funcionários do governo _______ Macri e todos eles foram autorizados __________ juiz Bonadio a cobrar os futuros.
Pesam contra a ex-presidente, que se diz "vítima de uma perseguição judicial e midiática", outras três acusações, __________ delas por suposta corrupção com negócios imobiliários da família, um caso que também está _______ mãos de Bonadio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...