Pular para o conteúdo principal

CNA2-3; EES11; UdeMM: Onze países ainda têm restrições à carne brasileira, diz ministério



Complete o seguinte texto com os verbos indicados no Presente do Indicativo e também defina os tempos passados que estão grifados.
Onze países ainda têm restrições à carne brasileira, diz ministério

Folhapress23 de março de 2017



DIMMI AMORA - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Onze países ainda ________________ (estar) impondo restrições à entrada de qualquer tipo de carne do Brasil, informou o ministério da Agricultura na tarde desta quinta-feira (11).
O número __________ (ser) muito superior ao divulgado no dia anterior pelo ministro da pasta, Blairo Maggi. Em depoimento ao Senado, ele informou que apenas China e Hong Kong ainda estavam restringindo a entrada de qualquer carne brasileira.
A informação repassada pelo ministro aos senadores foi que todos os outros países haviam aceitado as explicações do governo brasileiro e restringido apenas a entrada de produtos de 21 frigoríficos que foram interditados ou tiveram suas licenças para exportar suspensas pelo próprio governo do Brasil após o início da Operação Carne Fraca. Essas 21 plantas tinham exportado menos de 1% dos produtos brasileiros em 2016.
Mas, em comunicado nesta tarde, a assessoria de imprensa do ministério da Agricultura divulgou uma lista com 11 países para onde as exportações ainda ________________ (estar) suspensas, nove além de China e Hong Kong. As informações __________ (ser) do grupo interministerial criado para acompanhar a crise e __________ (ser) atualizadas com dados oficiais de países importadores ou de embaixadas do Brasil.
As exportações para Chile, Argélia, Jamaica, Trinidad e Tobago, Panamá, Qatar, México, Bahamas e São Vicente e Granadina também ____________________ (permanecer) com diferentes estágios de restrição.
Jamaica, Trinidad e São Vicente ________________ (estar) fazendo recall dos produtos brasileiros, além de suspender novas compras. O México, que ________________ (comprar) frango do Brasil, aplicou uma suspensão preventiva. Como China, o Qatar ________________ (estar) inspecionando no porto toda a carne enviada do Brasil para o país.
Até mesmo o Chile, país que o ministro Maggi chegou a ameaçar com retaliação comercial caso houvesse bloqueio à carne brasileira, ________________ (estar) mantendo a suspensão temporária, situação que __________ (ser) classificada pelo governo brasileiro da mesma forma que a de Hong Kong.
De acordo com os dados do ministério, outros 14 países importadores já teriam aceitado as explicações e revisto suspensões e bloqueios, entre eles a União Europeia e os EUA. Os americanos decidiram tomar medidas adicionais de controle das carnes importadas do Brasil.
Para tentar evitar maiores estragos às exportações brasileiras, que caíram para uma média diária equivalente a perto de 0,1% do valor de antes da Operação, o ministro deu entrevista pela manhã à jornalistas estrangeiros e depois seguiu para Rio Verde (GO) onde visitou um frigorífico com integrantes do governo chinês da área de inspeção sanitária e jornalistas do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes

Saiba quem são as 20 personalidades mais influentes do mundo, de acordo com a revista Forbes. 1. Angela Merkel , 57 anos, chanceler da Alemanha, é considerada a mulher mais poderosa do mundo (e a 4ª pessoa mais importante do mundo, em uma lista que inclui os homens)! Ela controla o país com uma das economias mais importantes do mundo e é vista como a líder da União Européia. 2. Hilary Clinton , 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos, é a segunda mulher mais poderosa do mundo. Ela ajudou a segurar a imagem e as relações do país em situações conturbadas, como a Primavera Árabe, o caso Wikileaks e a morte de Osama Bin Laden. 3. Dilma Rousseff , 63 anos, nossa presidente, é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A revista Forbes destaca que Dilma passou seu primeiro ano de governo "limpando a casa", afastando ministros e outros parlamentares acusados de corrupção. 4. Indra Nooyi , 55 anos, é a chefe executiva da Pepsico e quarta mulher mais poderosa do mundo. El...

Santo Antônio de Lisboa define sua Corte para o Carnaval 2025

Javier Trampa e a universalização do golpe

  Presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: Milken Institute Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência.   Carta Capital - Por JOSÉ GUILHERME PEREIRA LEITE - 19.02.2025 – Opinião (ouça este conteúdo) Comecemos por onde se deve: Javier Milei não é o Presidente da República Argentina metido em um golpe. É um golpista metido na Presidência. E quem deve ser interpelado, judicialmente, são também seus eleitores, todos eles, pobres e ricos, altos e baixos, por exercício temerário do direito de voto. O filósofo Paulo Arantes deu a fórmula vocabular – e cômica – do problema em 2016, quando Temer começava seus enredos de Iago contra Dilma Rousseff: sim, é um golpe; sim, são golpistas; mas não pensem mais em golpe no sentido épico-revolucionário do XIX e do XX, com disparos de tanque, fuzil e fumaça. São golpistas rebaixados, chicaneiros, punguistas, batedores de carteira. São golpes de praça, golpistas de comar...